Djokovic: “Vitória mostra que ainda posso competir em alto nível”

Foto: Peter Staples/ATP Tour

Paris (França) – A grande atuação nesta quarta-feira em Roland Garros deu uma injeção de confiança para Novak Djokovic na busca pelo quarto título em Paris e o 25º Grand Slam da carreira. Ao superar o alemão Alexander Zverev, número 3 do mundo, o sérvio reiterou que a vitória é mais uma prova de que ele pode continuar competindo no mais alto nível, mesmo aos 38 anos.

“Vencer um dos melhores jogadores do mundo nos maiores palcos é exatamente o que me motiva, e ainda me esforço diariamente, mesmo nessa idade, por causa de partidas e experiências como essa. É uma prova clara para mim, e para os outros também, de que ainda posso jogar no mais alto nível”, afirmou Djokovic, após a vitória por 4/6, 6/3, 6/2 e 6/4.

Com a vitória, Djokovic agora lidera o retrospecto direto contra Zverev por 9 a 5. “Obviamente houve muita pressão no final. Zverev tem sido um dos melhores do mundo nos últimos anos. Partidas como essa são o motivo pelo qual ainda quero jogar e competir”.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Uma das soluções encontradas por Djokovic para conter o ritmo agressivo do alemão foi usar com eficiência as curtinhas, variando o jogo e buscando constantemente a quebra de ritmo. Zverev até conseguia chegar em muitas bolas, mas o sérvio respondia com precisão, encontrando ângulos e definindo os pontos com lobs e passadas. Foram 35 curtinhas ao longo da partida, algumas em momentos decisivos, como no ponto que fechou o segundo set e também no match-point. E a estratégia foi motivada também pelas condições, numa noite de muito vento em quadra.

“Especialmente no último game, minha tática era basicamente usar as curtinhas. Joguei três ou quatro seguidas… Talvez não dê para perceber pela TV, mas havia muito vento de um lado da quadra, o que dava a sensação de que você precisava bater duas vezes mais forte na bola. Era importante variar o jogo”.

“Daquele lado da quadra, era como se eu estivesse jogando contra dois adversários”, avaliou. “Parecia que a bola não ia para onde eu queria, não importava como eu batesse. Em certo momento, senti que não conseguiria ultrapassá-lo do fundo da quadra, então tentei trazê-lo para a rede, arrisquei com curtinhas, saque e voleio. Era o que precisava ser feito”.

O adversário de Djokovic na semifinal da próxima sexta-feira será o italiano Jannik Sinner, líder do ranking mundial e dono de três títulos de Grand Slam, mas que ainda busca uma conquista inédita em Paris. O sérvio de 38 anos tem quatro vitórias e quatro derrotas contra Sinner. Mas o italiano venceu as três últimas. Aos 23 anos, o atual número 1 do mundo busca a quarta final de Slam.

Subscribe
Notificar
guest
41 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 dia atrás

GOATaço pode muito ainda!!!

Cassio
Cassio
17 horas atrás
Responder para  Paulo Almeida

25!

Bruno
Bruno
16 horas atrás
Responder para  Paulo Almeida

Paulinho
Esse Slam não é parrudo
Se não tiver o Tabilo ,não vale

Realista
Realista
1 dia atrás

Yellowverev vai terminar a carreira sem slam. Não conseguiu antes do Sinner e Alcaraz explodirem, agora pior ainda.

Marcelo
Marcelo
1 dia atrás
Responder para  Realista

Foi uma aula do Djokovic mas o Zverev é muito medrosos mesmo. O Djoko tomava a iniciativa em 90% dos pontos. Zverev acha que vai ganhar Slam cozinhando os adversários? Só na cabeça dele. Quem não toma a iniciativa é engolido.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 dia atrás
Responder para  Realista

Viu como faz quando tem 40-15 pra fechar partida?

Alessandro Siqueira
Alessandro Siqueira
1 dia atrás
Responder para  Paulo Almeida

Paulo, mas a gente sabe que a conta que importa são as bolas vencedoras, né?

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 dia atrás
Responder para  Alessandro Siqueira

Kkkkkkkk, claro!

94 winners >>>> 3 sets!

SANDRO
SANDRO
1 dia atrás
Responder para  Realista

Que Zé Verev terminará com zero Slams estava estampado na cara de choro, medo e desespero dele quando sentiu a pressão contra Djokovic…

Marcos Vinícius
Marcos Vinícius
1 dia atrás

Hoje, a diferença entre o Siner e o Djokovic parece ser grande, o italiano é claro favorito para o jogo. Porém, o Djokovic não é apenas um veterano que sabe jogar, ou um bom saibrista que chegou longo no torneio. Ele é o maior de todos, e isso por si só já coloca muita pressão. E caso alguém duvide basta lembrar que o Djokovic ganhou do Nadal três vezes na casa dele, e acho que até quem torce contra o Djoko concorda que é muitíssimo mais difícil ganhar do Nadal lá dentro do que ganhar do Siner. Veremos, jogo interessante, podemos ter a história sendo feito, mas de qualquer forma o Djokovic já é a história.

José Afonso
José Afonso
1 dia atrás
Responder para  Marcos Vinícius

É verdade. O problema é só a idade do GOAT. 38 anos enfrentar um de 23… é muita diferença física. Mas nada é impossível para ele.

SANDRO
SANDRO
1 dia atrás
Responder para  Marcos Vinícius

Ganhar 3 vezes do Nadal no saibro de Roland Garros é realmente histórico!!! Nenhum outro ser humano do planeta Terra conseguiu isso… Vale ressaltar que o Freguêser tem “zero” vitórias contra o Nadal em Roland Garros!!!

Elton
Elton
23 horas atrás
Responder para  Marcos Vinícius

Sou fã do djoko, mais essa é difícil, diferença de idade e o tênis que o sinner tá jogando tá muito alto, torcer pro djoko entrar inspirado, pk senão o sinner vai passar o carro… Minha opinião

Samuel
Samuel
19 horas atrás
Responder para  Marcos Vinícius

Sim preferia o alcatraz contra Djokovic nessa semifinal . Sinner cresce muito contra Nole já alcatraz sente mais a pressão, enquanto contra sinner ele desce o sarrafo e joga solto vai entender né. Sinner vai cozinhar bem esse jogo a força física dele é igual ou maior que do alcatraz. Espero ver nole inspiradissimo nessa reta final.

José Afonso
José Afonso
1 dia atrás

Nossa, estou com pena da fronha e do cotovelo dos haters hoje!

Ex-jogador em atividade derrota o atual vice-campeão, nº 3 do ranking, medalhista de ouro, campeão de ATP Finals e M1000 e segundo maior campeão em atividade (em número total de títulos) em quartas de Slam?

Duas vezes no ano, aliás. No primeiro Slam era um nº 3 campeão de 4 Slams e ex-nº 1 (fake, mas ex-nº 1 oficialmente).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
1 dia atrás
Responder para  José Afonso

Ah!
Para!
O alemão joga bem mas nem era para ser número 3 do ranking!!!!!
É medroso e não é muito agressivo!!!!
Na final vai dar Sinner e Alcaraz !!
Sinner leva!!!!

Marcos
Marcos
1 dia atrás
Responder para  Carlos Ferreira

Sinner pratica o melhor e mais bonito jogo de tênis da atualidade e dá gosto de assistir, assim como dava gosto assistir Federer (o clássico e estiloso), o Nadal (o Touro indomável do saibro) e o Djoko ( o mais completo de todos os tempos).
Vamos torcer para que Sinner e Alcaraz continuem aprimorando no tenis, não se lesionem e tenham vida longa neste esporte que, ao contrário dos coletivos, é puramente individual que exige força, técnica, preparo físico e muiiiito mental.

Samuel
Samuel
19 horas atrás
Responder para  Carlos Ferreira

Ledo engano sinner tem tremido contra alcatraz. Djokovic tem chances reais contra alcatraz agora contra sinner não digo o mesmo o italiano tem jogado o melhor tênis contra Nole…

José Afonso
José Afonso
1 dia atrás

Aliás, onde estão Gilvan, Sérgio Ribeiro, André Borges, Rockton e cia? Poxa, estamos sentindo a falta de vocês!

João Silva
João Silva
22 horas atrás
Responder para  José Afonso

Triste.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
1 dia atrás

Teve muitos tenistas importantes que amarelaram diante do Djokovic. Então, a derrota de hoje não é motivo pra crucificar o Zverev. Tem muita gente com raiva do Zverev porque não conseguiu impedir que o Nole chegasse na semifinal e agora os anti-Djokovic vão ter que pelo menos citar o nome dele, já que muitos davam como certa uma final entre o Sinner e o Alcaraz, sendo que alguns opinaram que talvez o Zverev era o único que tinha chances de impedir que o italiano se clasificasse para a final, menosprezando o adversário do alemão nas quartas de final. Então, pra surpresa de muitos, o velhinho se classificou para a semifinal, e acho que terá chances contra o Sinner, que obviamente será o favorito. Acredito no favoritismo do Sinner na proporção 60/40.

SANDRO
SANDRO
1 dia atrás

Zverev desclassificar o Sinner em pleno Roland Garros 2025??? Isso só pode ser piada!!! Se durante toda a suspensão do Sinner que foi obrigado a perder 4 Masters Mil e alguns ATP 500, o Zverev, que era número 2, não conseguiu ser número 1, ultrapassando o Sinner, você acha mesmo que justo agora , em Roland Garros, o Zé Mané Verev venceria o Sinner??? É muita piada mesmo!!!

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
1 dia atrás

Sinner vai atropelar mais um!!!!!!
Kkkkkkkkkkkk!!!!!
Na final vai dar Sinner e Alcaraz!!!!!!

João Silva
João Silva
1 dia atrás

38 anos, dois GS e duas semifinais. Claramente um top 3 nesta idade.

Excelência profissional e alto nível por 20 anos. Todos os recordes e títulos.

Respeito.

Tenista
Tenista
18 horas atrás
Responder para  João Silva

Pude ser o cara do tennis, mas não tem a carima o bom humor do Federer e Nadal, isso não tem preço.

Gilvan
Gilvan
1 dia atrás

Eu já imaginava que esse jogo poderia ir para os 2 lados. 2 jogadores com desempenho pífio no saibro nesse ano.
Ainda assim, acreditei que o Zé Verev poderia criar vergonha na cara e apresentar algo diferente; mas apresentou os mesmos erros táticos de sempre, com a péssima movimentação pra frente para pegar as curtinhas.

Edu Martins
Edu Martins
1 dia atrás

Sinner não enfrentou Nole até hj no saibro, parece que o Sinner melhorou neste piso, mas amarelou outro dia diante do Alcaraz que amarelou diante do Nole nas Olimpiadas (saibro) e AOpen, então, pela lógica, Nole tem muita chance, so espero que não aconteça nada no fisico para o Nole, pois acho que em Wimbledon ele teria mais chances do 25GS!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 dia atrás
Responder para  Edu Martins

Várias falta de verdades nesse comentário.
O primeiro encontra entre Jannick Sinner e Novak Djokovic foi sim, no saibro. Monte Carlo.
E ninguém amarelou para ninguém.
Ou o outro não era capaz de vencer os amarelos?

Edu Martins
Edu Martins
23 horas atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Vc está certo, Monte Carlo, mas não era GS, Nole está dando tudo nisso agora, finais históricas, não está muito mais preocupado com Monte Carlo, coisas para os mais novos, continuo com minha lógica dos “amarelos”! Abs

Última edição 23 horas atrás by Edu Martins
Ana
Ana
1 dia atrás

Foi espetacular!!!! Agora é usar essa mesma estratégia contra o Sinner. Tem que tirar ele do fundo de quadra. Antes dele dar aquelas bolas indefensáveis….

Tenista
Tenista
1 dia atrás

Djokovic é obcecado, não precisa mostrar/provar nada, mas dentro dele se senti uma carência de ser reconhecido como Federer e Nadal rsss

Marcos
Marcos
1 dia atrás
Responder para  Tenista

Djoko, apesar de ser o maior recordista e mais completo no tenis de todos os tempos, nunca terá o reconhecimento que tem o Federer e Nadal…
Federer é um gentleman e mais clássico de todos os tempos… Nadal, um “monstro”… Djoko, é Djoko.

Nei Costa
Nei Costa
22 horas atrás
Responder para  Marcos

Djokovic está muito acima dos outros, e para tentar igualar as coisas ,só tentando puxar Djokovic pra baixo mesmo.kkkkkkkk

Joselito
Joselito
1 dia atrás
Responder para  Tenista

Na verdade ele já é muito reconhecido. Já foi até reconhecido por Nadal como o melhor de todos os tempos.

Romulo Rodrigues
Romulo Rodrigues
20 horas atrás
Responder para  Tenista

A única carência que vejo são as dos torcedores de Federer; pois estão sempre chorando aqui o sucesso do Djoko. Como deve doer o 40-15 ainda; uma ferida que nunca sara. Tinham certeza que o Federer seria o maior vencedor de todos os tempos para poderem o elevá-lo a goat, mas tinha um Djoko no meio do caminho, no meio do caminho tinha um Djoko.

Marcos
Marcos
1 dia atrás

Sinner pratica o melhor e mais bonito jogo de tênis da atualidade e dá gosto de assistir, assim como dava gosto assistir Federer (o clássico e estiloso), o Nadal (o Touro indomável do saibro) e o Djoko ( o mais completo de todos os tempos).
Vamos torcer para que Sinner e Alcaraz continuem aprimorando no tenis, não se lesionem e tenham vida longa neste esporte que, ao contrário dos coletivos, é puramente individual que exige força, técnica, preparo físico e muiiiito mental.

Beto_poa
Beto_poa
23 horas atrás

consegue competir em alto nivel mas regrediu, esta atualmente como no inicio da carreira, ou seja; é o terceiro melhor, na época atras de Federer, Nadal e hoje atras de Sinner e Alcaraz. Mas ainda tem chances de ganhar um outro GS.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
22 horas atrás
Responder para  Beto_poa

Difícil é saber se os outros dois melhores chegarão ao menos perto de tudo isso que esse terceiro conquistou, que é o que importa ao final.

Romulo Rodrigues
Romulo Rodrigues
20 horas atrás
Responder para  Beto_poa

No início da carreira, disse bem, pois a partir de 2011 até 2023 reinou absoluto; tirando 2017, 12 temporadas de altíssimo rendimento. O Federer, por exemplo, só reinou em 5 temporadas; depois decaiu, provavelmente por uma certa arrogância de se achar o melhor, o que provocou não buscar incremento no seu tênis, nem se sacrificar mais, confiando “apenas” no talento.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
19 horas atrás
Responder para  Beto_poa

Esqueceu do periodo mais longo (2011-2023)?

Samuel
Samuel
19 horas atrás

Que pena , não ser o alcaraz nessa semifinal o sinner cresce contra Djokovic e o retrospecto é favorável a sinner enquanto que contra alcaraz é mais disputado. Vejamos o que vai dar.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.