Nova York (EUA) – Sem entrar em quadra desde a eliminação na semifinal de Wimbledon, há um mês e meio, o sérvio Novak Djokovic retornou ao circuito com vitória na estreia do US Open. Em jogo que abriu a rodada noturna do Arthur Ashe Stadium, o sérvio teve pela frente o jovem norte-americano Learner Tien, de 19 anos, e marcou um triunfo por 6/1, 7/6 (7-3) e 6/2, em 2h25.
Tetracampeão em Nova York, Djokovic segue invicto em estreias na competição, agora com 19 vitórias em 19 participações no último Grand Slam do ano. Em toda sua carreira, tem apenas duas derrotas em primeiras rodadas, ambas no Aberto da Austrália, em 2005 e 2006. São 75 vitórias consecutivas, portanto, em Grand Slam.
Além disso, o ex-número 1 do mundo mantém uma interessante marca contra jogadores dos Estados Unidos, chegando ao 19º triunfo seguido sobre tenistas do país em Grand Slam. Sua última derrota foi para Sam Querrey, na terceira rodada de Wimbledon em 2016. No geral, Nole tem 39 vitórias e apenas três derrotas para americanos nos quatro principais torneios do calendário.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Segundo jogador com mais vitórias no US Open, Djoko está a sete triunfos do recorde de 98 do norte-americano Jimmy Connors. O sérvio também já venceu 99 vezes na Austrália, 101 em Roland Garros e outras 102 em Wimbledon. Ele é o recordista da história do tênis em Slam, com 393 vitórias na carreira.
De olho em aumentar ainda mais esse número, Djokovic enfrentará na próxima rodada mais um jogador da casa, o qualifier Zachary Svajda, de 22 anos e número 145 do mundo, que na estreia da chave principal bateu o húngaro Zsombor Piros, também vindo da fase prévia, por 6/4, 6/2 e 7/5. Svajda tem apenas duas vitórias em seis jogos de Grand Slam na carreira, ambas em Nova York, repetindo o feito de 2021, quando caiu para Jannik Sinner na segunda rodada. Ele nunca enfrentou Djokovic no circuito.
Já Learner Tien disputou seu primeiro torneio ao lado do técnico Michael Chang, ex-número 2 do mundo e campeão de Roland Garros em 1989. O canhoto de 19 anos segue sem vencer no US Open, agora com quatro derrotas em estreias. Seu melhor resultado em Slam aconteceu em janeiro deste ano, com as oitavas de final em Melbourne, depois de furar o quali. Ele também ganhou uma partida em Wimbledon e parou na primeira fase em Paris.
Djoko tem incômodo físico, mas se impõe
O jogo começou com uma cena incomum. Logo no segundo game, Djokovic levou uma advertência por tempo. Ao longo de toda a partida, o sérvio demonstrou certo incômodo físico, incluindo bolhas no pé, chegando a pedir atendimento médico na virada para o terceiro set.
De olho nas condições que o adversário aparentava do outro lado, Tien apostou em tentar alongar os pontos, enquanto Djokovic buscava encurtar o máximo que podia. No set inicial, o sérvio cumpriu muito bem essa estratégia, especialmente com os games de saque, perdendo apenas seis dos 23 pontos disputados em seu serviço. Ele ainda aproveitou muito bem as oportunidades que teve, conquistando duas quebras para fazer 1 a 0 no jogo.
Já a segunda parcial foi tudo o que Nole não queria, com um equilíbrio muito maior e chances desperdiçadas. Ao todo, o sérvio deixou escapar três breaks e precisou salvar outros quatro, fazendo com que a definição fosse para o tiebreak. No desempate, oito dos dez pontos disputados foram vencidos pelos devolvedores e nessa o sérvio acabou levando a melhor, vencendo por 7-3.
Por fim, o dono de 24 títulos de Grand Slam voltou a controlar o jogo no terceiro set, obteve duas quebras e abriu uma importante vantagem. O sérvio ainda se deu ao luxo de desperdiçar um match-point com dupla falta no sétimo game e ter o serviço quebrado por Tien, mas na sequência voltou a superar o saque do americano e sacramentou a vitória.
Patético esse tien.
jamais conseguirá superar o GOAT
O Federer já foi superado faz tempo. O seu comentário está desatualizado. Se não for atualizado, o seu comentário corre o risco de ser enquadrado como fake news.
Como um jogador de tênis profissional com um saque de 101 mph., 1 serviço. Várias jogadoras tem o saque mais forte. Esse Tien tem boa mobilidade mas tem saque de jogador amador. Se Djokovic tivesse 100% fisicamente seria triplo 6 x 1, e olha lá.
Muito bem, GOAT. Foi preocupante aquele final de segundo set, mas deu tudo certo. Tien é um dos principais nomes da próxima geração e era uma estreia perigosa.
Espero que o GOATaço consiga mais uma vez chegar na semifinal e desafiar o Boi Miúra Jr. mais uma vez em um Slam. Claro que ele também precisa chegar até lá, mas improvável que não consiga.
Tien é bem bem bem fraco, José Afonso. Joga a 5 metros atrás da linha de base e não tem força nenhuma. Além disso, esteve terrível no saque. A colocavam ele como futuro top 10 e falei aqui que só com muito ganho de massa poderia almejar um top20. Enfim, Djok em puro risco nesse torneio. Idade anda pesando demais. Acho que se avançar, dessa vez Fritz fura a bolha. Todo ponto longo, o Djok já se acaba. Aquela bolha ali foi só para respirar. Mas, enfim, Djok não deve nada, está só velho e é difícil competir assim. Só passei para comentar sobre americano, que é bem aquém de alguma promessa real.
Jogo duro como previsto para o rei absoluto. Mesmo sofrendo com a umidade e bolha no dedão, fechou em sets diretos.
Diria que esse jogo foi um atropelo tecnicamente. Se em algum momento o Djokovic sofreu, foi muito por conta da parte física, algo que deve sim preocupar o sérvio.
Esperava mais do Tien… é um rapaz da novíssima geração e já conta com um bom ranking (49 do mundo). Tomou um choque de realidade contra o enferrujado Djokovic.
OBS: gostei do novo visual, não me recordo de já ter visto o GOAT todo de preto. Me lembrou os “homens de preto” do BOPE. Seus detratores que gostem de Star Wars – como o narrador da ESPN – já devem vê-lo como “sith”, rs.
Sem jogar torneios preparatórios vai sofrer. Já seria natural sofrer com 38/39 anos, jogou na base da experiência.
Achei que o Tien ia dá mais trabalho pro Djoko.
Caramba começou cedo o migué, ja na primeira rodada….. espero q ele ja esteja com a ressonância das bolhas prontas pra postar
Estreia sem complicações mas é preciso pegar ritmo! Bons jogos Djoko!!!
N sou fã. Mas que record. Quase uns 20 anos sem perder na estreia de nenhum slam
Parabéns Novak Djokovic. Aos 38 anos ganhou de um adversário que tem praticamente a metade da sua idade, fazendo isso em sets diretos.
Djokovic já começou o ensaio para sua derrota para Zverev, SINNER ou Alcaraz! Vai dizer que vêm sentindo dores desde a estréia! Tá na cara que usará desse artifício ” desculpal” para explicar o amasso que levará de 1 desses 3 lá pelas quartas ou semi!
Só combinar certinho com a realidade que talvez dê certo: venceu Alcaraz nas quartas do AO e Zverev nas quartas de RG.
Esse não sabe nem o chaveamento.
Vitória protocolar!
Se alguém começar a criticar as bolhas dele cedo, já aviso que o sr. Sinner deixou um monte de torcedores na mão na final, e não precisou apresentar ressonância! E ficou estupendo todo de preto, tipo homem aranha preto!