PLACAR

Djokovic: “O que senti naquele momento ultrapassa qualquer coisa”

Foto: André Gemmer/CBT

Felipe Priante
Especial de Paris

Dono da maior coleção de títulos da história do tênis, conquistando todos os Grand Slam e Masters 1000, a Copa Davis e o ATP Finals, o sérvio Novak Djokovic completou sua galeria de conquistas neste domingo com o ouro nos Jogos Olímpicos de Paris. Depois de receber a tão sonhada medalha, ele descreveu o título olímpico como a coisa mais especial que aconteceu em toda sua longa carreira.

“É a sensação mais especial. Em 2012, ao carregar a bandeira na abertura dos Jogos, achei que era a melhor sensação que um atleta poderia ter. Isso até hoje, quando senti tudo de especial que poderia sentir. Representar meu país em qualquer situação é sempre um orgulho, é algo que me motiva como nada mais. Estou no topo do mundo. O que senti naquele momento ultrapassa tudo o que já senti”, afirmou Djokovic, que nunca escondeu seu patriotismo e o prazer de defender a Sérvia.

“Conquistei um bronze em minha estreia olímpica, mas depois não consegui mais nada, com algumas semifinais. Agora, aos 37 anos, contra um cara de 21 e atual melhor do mundo, que venceu Roland Garros e Wimbledon em sequência, conseguiu o título. Esse é o maior sucesso que tive na minha carreira”, complementou o tenista de Belgrado.

Muito emocionado nos instantes após garantir a conquista, Djokovic revelou o que passou por sua cabeça naquele momento. “Agradeci a Deus, era um agradecimento por ele ter me dado tudo o que pude conseguir”, disse o sérvio, que não havia vencido um torneio até então e vivia em 2024 a temporada em que mais demorou a conquistar um título desde que se tornou profissional.

“Esse ano tem sido um pouco estranho porque não ganhei títulos (até então). Os Grand Slam e os Jogos Olímpicos eram os principais objetivos da temporada, principalmente as Olimpíadas, porque deveria ser a última chance. Por isso fiz tudo o que precisava, para estar na melhor forma nesse período da temporada. Aí veio a lesão em Roland Garros e mudou um pouco o meu caminho, mas mesmo assim consegui jogar Wimbledon e fui para a final, o que foi um grande sucesso”, destacou Nole.

Campanha em Wimbledon foi fundamental

“Na final fui dominado por Alcaraz, que era o melhor. Mas aqui eu estava diferente em termos de como estava me movimentando e me sentindo, Não perdi um set sequer neste torneio e na segunda rodada percebi que essa era minha chance. Quando classifiquei para a final foi um grande alívio, pois finalmente passei dessa fase, mas queria o ouro”, disse o sérvio.

Djokovic afirma que o momento do rival espanhol só abrilhanta mais sua medalha. “Alcaraz está em uma forma incrível, o fato de eu ter pedido fácil para ele em Wimbledon foi a meu favor porque não poderia jogar pior do que aquilo e sabia que seria uma partida diferente”, observou o atual número 2 do mundo.

“Sobre a partida de hoje, ambos os sets foram definidos no tiebreak, foram quase três horas e só dois sets, fizemos um grande jogo. Mérito para ele por um grande espírito de luta, tenho enorme respeito por ele, que se manteve firme mesmo depois de ter perdido o primeiro set da forma como foi”, falou Djokovic, enaltecendo o medalhista de prata.

Sempre confiante, Djokovic teve dúvidas

Já na reta final de sua carreira e depois de várias tentativas olímpicas frustradas, o ouro chegou a ser dúvida para o sérvio, mesmo que se mostre muito confiante em sua capacidade. “Eu tive dúvidas, mas sabia que iria acontecer era questão de quando. Os Jogos Olímpicos acontecem apenas a cada quatro anos e a oportunidade de vencer um ouro é rara, sei que tenho 37 e não tinha certeza quantas tentativas mais eu teria”, afirmou Novak.

Durante a entrevista coletiva, um jornalista contou que antes da final havia falado com Marian Vajda, mentor do sérvio na maior parte de sua carreira, e o ex-treinador falara que se Djokovic não ganhasse com certeza iria fazer tudo para competir em Los Angeles 2028. “Ele me conhece muito bem”, disse o campeão olímpico, arrancando risadas da imprensa. “Tão bem como meus pais, é uma das pessoas mais queridas na minha vida”, continuou.

“Estou completo com essa medalha, mas não quero parar por aqui porque eu adoro esse esporte. Eu jogo porque adoro competir, adoro lutar a cada dia, a cada semana, buscar ser cada vez melhor. Esse esporte me deu muito na minha vida e tento dar de volta com dedicação. O sacrifício que coloco em quadra e o trabalho duro é igual ou maior do que qualquer outro no mundo”, pontuou Djokovic.

58 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás

Chorei no momento também. As imagens não saem da cabeça.

GOATaço!!!

Lenisa
Lenisa
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Chorei também!

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás

Vai tentar Los Angeles 2028…41 anos …é difícil mas não impossível

Renato
Renato
1 mês atrás
Responder para  João Sawao ando

Lembro do Zidane na copa de 2006. Aposentado, voltou para fechar com chave de ouro, explicando que era um torneio curto, no máximo 7 partidas, que ele poderia aguentar. E jogou muito, dando show contra o Brasil. Não duvido do Djokovic de forma alguma.

Thiago Pereira
Thiago Pereira
1 mês atrás

Se a próxima olimpíadas fosse a da Austrália, tenho certeza de que seria uma grande motivação para o Djokovic, disputar mais uma olimpiada, mesmo tendo 41 anos até lá. Pela história que ele tem com aquele país(10 AO), eu não ficaria surpreso que ele quisesse se aposentar na olimpíada australiana. Mas,como já ganhou o seu tão sonhado ouro olímpico, e o corpo já está começando a cobra-lo,ele deve ter na cabeça se aposentar bem antes das olimpíadas,de Los Angeles. Se bem, que se tratando de Djokovic, eu não duvido de mais nada. A sua forma física aos 37 anos, é invejável. Não é a toa, o maior e melhor da história.

Robson Couto
Robson Couto
1 mês atrás

Ha ha ha, se não vencesse hoje o cara iria estender a carreira até os 41 anos…

Rodri
Rodri
1 mês atrás
Responder para  Robson Couto

Assim como vc vai estender seu choro pra sempre kkkkk

Robson Couto
Robson Couto
1 mês atrás
Responder para  Rodri

Calma rapaz, sou torcedor do Djokovic. Só achei engraçado o Vajda afirmar que ele não ia desistir agora se não viesse o ouro.

Marcelo Costa
Marcelo Costa
1 mês atrás
Responder para  Robson Couto

O que mostra sua obstinação, não é engraçado é louvável

João Silva
João Silva
1 mês atrás
Responder para  Robson Couto

Federer se aposentou com 41 anos, acho uma boa idade.

Renato
Renato
1 mês atrás
Responder para  Robson Couto

Ele vai estender. Só lamento por você.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Renato

Rapaz, para você e os outros, antes de darem uma voadora, interpretem o que o que escreveu, puxa vida!

Alessandro
Alessandro
1 mês atrás

Um momento épico.

Rockton
Rockton
1 mês atrás

Será que agora ele deixa de ser um negacionista de vacinas?

Evandro
Evandro
1 mês atrás
Responder para  Rockton

O que isso tem a ver?

Kauê Guedes
Kauê Guedes
1 mês atrás
Responder para  Rockton

É incrível como ele não morreu até agora e se tornou o maior de todos os tempos mesmo sendo impedido de entrar em alguns países e correndo o risco de morrer pelo vírus, né?

Renato
Renato
1 mês atrás
Responder para  Rockton

Que bobagem.

Luis Ricardo
Luis Ricardo
1 mês atrás
Responder para  Rockton

que ridículo !!!

Fernando Venezian
Fernando Venezian
1 mês atrás

Nole manteve as bolas fundas e sacou muito bem! Lembrou o Djoko do auge! Um nível de concentração absurdo!

Nando Parrado
Nando Parrado
1 mês atrás

Rivalidade Djokovic vs Alcaraz:

Alcaraz ganha a final de Wimbledon, Djokovic se vinga ganhando a final das Olimpíadas, claro, não tem o mesmo peso, mas ainda é um título, algo que Djokovic queria

Rivalidade Djokovic vs Federer:

Djokovic ganha a final de WImbledon 2019 na hoje chamada “maior amarelada da história”, Federer se vinga ganhando num jogo de grupos de Finals em que elimina Djokovic

Perceberam que não existe rivalidade entre Federer e DJokovic? O suíço apenas ganhava nos jogos bostas, mas nos importantes amarelava.
Olha, eu nem acho que Olimpíadas deve contar em um quadro de títulos comparativos, pq seria injusto com Thiem ou Sinner, que cagam pra Olimpíadas (sim, o italiano deu uma desculpa de que se lesionou, mas tá lesionado porra nenhuma), mas é um título que tanto Alcaraz quanto Djokovic queriam, e Djokovic tirou isso de Alcaraz, talvez com raiva do bi vice em Wimbledon, entrou com sangue nos olhos.
Com certeza se fosse Djokovic tirando título de Federer em WImbledon e se enfrentando numa final olímpica, o sérvio ganharia de novo,mas se fosse numa semi de um ATP 500, ai o suíço ganharia.

Kauê Guedes
Kauê Guedes
1 mês atrás
Responder para  Nando Parrado

Mas quanta bobeira, hein?

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Nando Parrado

Nando, Thiem ou Sinner deixaram as olimpíadas de lado, por opção (se é que o italiano estava realmente sadio), então, não se pode diminuir os jogos por causa da ausência desses dois.

Marcelo
Marcelo
1 mês atrás
Responder para  Nando Parrado

Todos fãs do Djokovic simplesmente ficam colocando o Federer em todos posts, alguns colocam também o Nadal. Por quê simplesmente não aproveitam as grandes conquistas que o Djokovic está tendo? Que eles também tiveram. Os 3 e o Murray ganharam o ouro olímpico e o mais legal é que todos conseguiram.

Luis Ricardo
Luis Ricardo
1 mês atrás
Responder para  Marcelo

os fãs do Djoko NÃO ficam colocando o Fedex nem o Nadal em “nada” cara , nos estamos se lixando pra esses dois . O Djoko já ultrapassou eles a muito tempo e bota “muito” nisso…. São vcs que não aceitam isso e não conseguem ficar quetos.

Jonas
Jonas
1 mês atrás

Sim, MAIOR título da carreira do sérvio.

O que vier agora é lucro aos 37 anos e ele sabe disso.

Kauê Guedes
Kauê Guedes
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Concordo. Agora é absoluto: o maior de todos.

Marcelo Costa
Marcelo Costa
1 mês atrás

Eu creio que ele busque o 25, mas o calendário enxuto pode atrapalhar.
Mas o importante é ter sido ainda mais coroado no panteão onde ele está acima de todos

João Silva
João Silva
1 mês atrás
Responder para  Marcelo Costa

Seria legal principalmente em Winbledon… ele deve pensar agora em abrir a vantagem também pois o Alcaraz deve chegar fácil com esta geração que temos hoje.

Neto
Neto
1 mês atrás
Responder para  João Silva

Chega a ser engraçado como vcs não esquecem o Federer, o Slam que ele mais ganhou e é mais “fácil” é o Australian Open onde ele ganhou mais. Tb creio que ele vá tentar mais um slam mas sem muito peso pq o ouro era tudo que ele queria. E vai ficando cada vez mais difícil.

CRAS
CRAS
1 mês atrás
Responder para  Neto

Por favor, explique tecnicamente para nós por que o AO é o mais fácil de ser vencido por um tenista?

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  CRAS

Deve ser que lá, os cangurus saltam e em outros países, caminham como gente.

Rodrigo Alves
Rodrigo Alves
1 mês atrás

Quem acompanha o circuito e não se emocionou não tem coração.

Lenisa
Lenisa
1 mês atrás
Responder para  Rodrigo Alves

Fato!!

João Silva
João Silva
1 mês atrás

A discussão sobre o melhor do tênis acabou.

Fora uns fanáticos que irão fazer uma lista sobre o jogador mais bonito, o que pula melhor, o que grita mais alto, o que transpira mais em um jogo, o que vende mais ingresso, o que sorri mais, etc.

O que debateremos daqui para frente são os limites e a motivação que o Djokovic terá. Eu projetaria os 109 ATPs do Connors como próxima meta e mais Winbledon, até porque não tem mais números a perseguir.

O outro fato é que o “Carrer Super Gold Slam” do Djokovic é superior a do Agassi, o Agassi não ganhou todos os Masters 1000 é algo inédito.

E por fim, o outro debate será em quanto tempo o Alcaraz baterá os recordes.

Acho que o resto é apreciarmos a oportunidade de termos vivido este momento.

Kauê Guedes
Kauê Guedes
1 mês atrás
Responder para  João Silva

Apesar de achar o Federer mais importante para o tênis por ter elevado o tênis como esporte à atual popularidade (com ajuda das rivalidades, é claro), concordo com você: agora não tem mais como discutir. Ele é o maior e ponto final.

Só discordo quanto ao Career Super Slam do Djokovic ser superior ao do Agassi devido aos Masters 1000. Pra mim, os M1000 são menos importantes e a razão para o dele ser superior é o fato de que, dentre os títulos mais importantes, o Djoko tem muuuuito mais.

Se ele bater os 109 do Connors, aí eu movo o sérvio do Top 5 atletas da história para o Top 1.

Murer
Murer
1 mês atrás

GOAT

ÚNICO CAMPEÃO DE TUDO

GANHOU EM CIMA DO 2° E 3° DO ESPORTE DELE E AGORA DE UM QUE PODE VIR A SER UM DOS MELHORES TAMBÉM

DJOKO MONSTRO

Victório Benatti
Victório Benatti
1 mês atrás

Minha opinião:
O Djokovik pagou $ bem caro por esta medalha de ouro.
Não tenho como provar, assim como os fanáticos pelo sérvio também não tem como provar que o Djokovik não pagou.
Todos nós vimos o Alcaraz cometer um número de erros maior do que o habitual…
Como eu disse: é só a minha opinião
Joelho operado (será mesmo?) após RG, recuperação imediata da cirurgia (que rapidez!!!), toma uma “lavada” do Alcaraz na final de Wimbledon, volta a “sentir” o joelho na olimpíada, e no fim, ganha a partida da final no mínimo suspeita…
Enfim, é só minha opinião…Respeito a opinião de todos, e espero que respeitem a minha também.

Carlos
Carlos
1 mês atrás
Responder para  Victório Benatti

Cara você estava comentando em outra página que você era Tenista e falando que Musetti estava jogando melhor que Djokovic, você é apenas mais um invejoso. Aceita que dói menos! Não entende nada de tênis!

Robson
Robson
1 mês atrás
Responder para  Victório Benatti

E o maior e melhor de todas assim que venceu o jogo das oitavas em RG, anunciou W.O pras quartas de RG atoa,por capricho,pq queria voltar pra casa pra brincar com os filhos.
As asneiras de federetes são ilimitadas….
Kkkkkkkkkkkk

João Silva
João Silva
1 mês atrás
Responder para  Victório Benatti

Ele só se inscreveu nas olimpíadas para atrapalhar a chave do Alcaraz. E ele só ganhou porque não pegou o Hurkacz. Isto tudo é plausível. Fake news dá processo.

Evandro
Evandro
1 mês atrás
Responder para  Victório Benatti

Meu Deus, você chegou nesse nível mesmo!?

Nei Costa
Nei Costa
1 mês atrás
Responder para  Victório Benatti

É melhor ler isso do que ser analfabeto. Kkkkkk

Alexandre
Alexandre
1 mês atrás
Responder para  Victório Benatti

Nao ha como respeitar sua “opiniao” de que houve alguma irregularidade na partida sem que voce mostre provas que sustentem a sua afirmacao. Eu tambem posso ter a “opiniao” de que voce e somente um hater babaca e chorao, com uma unica diferenca…a prova do que eu digo e simplesmente o que voce acabou de escrever. Chupe uns picoles da Kibon, que a dor de cotovelo passa!!!

Kauê Guedes
Kauê Guedes
1 mês atrás
Responder para  Victório Benatti

Concordo em gênero, número e grau! Não há dúvidas de que ele comprou a medalha. Também comprou todos os 24 títulos de Grand Slam, os 7 Finals, a Copa Davis, os 40 Masters 1000, as 428 semanas como número 1, o próprio número 1, os outros títulos e recordes, a esposa, os filhos… tudo foi comprado!

E digo mais! Quem pagou tudo isso foi o Michel Temer!

José Ferreira
José Ferreira
1 mês atrás
Responder para  Victório Benatti

Cara, o que você está dizendo é que não tem como provar que “existem ETs”, no entanto, os outros NÃO tem como provar que “NÃO EXISTEM”!!!
Você é hilário em seus argumentos.

Renato
Renato
1 mês atrás
Responder para  Victório Benatti

Como diria “Bud Love”…. hahahahahaha…cara, você é engraçado…hahahahahahaha

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Renato

O legal Professor Aloprado, do Eddie Murphy.
Como o Bud Love, esse é completamente desconfiável.

Alexandre Monteiro
Alexandre Monteiro
1 mês atrás
Responder para  Victório Benatti

Victório Benatti sim claro, e tb era pro alcatraz cair no choro tb né!!! Tipo, o muleke caiu no choro que chegava até soluçar kkk…
Será mesmo que isso fez parte tb? Kkk

Vlademir
Vlademir
1 mês atrás
Responder para  Victório Benatti

Rapaz, eu respeito todas opiniões, mas vc pegou pesado demais kkkkkkk. Título ganho em quadra, djoko foi superior, colocou toda sua técnica e experiência nesse jogo. Eu tinha certeza que ele ganharia o ouro, assim como tinha certeza que ele perderia em wimbledon. Comprar a medalha??? Kkkk viajou bonito.

Lee
Lee
1 mês atrás
Responder para  Victório Benatti

Alcaraz deve ser pobre e está precisando de dinheiro para vender um ouro olímpico. Djokovic derrotou 2 vezes o Nadal em Roland Garros coisa que o Federer nunca conseguiu , única coisa que diferencia o Djokovic do Alcaraz hoje é a parte física e ele nesse jogo sabendo que era a sua última chance ele teve que superar todo seu limite coisa que ele não fez em Wimbledon jogo de 5 sets na grama se ele arriscasse ele ia correr o risco de ficar fora das olimpíadas que era seu objetivo.

Luis Felipe
Luis Felipe
1 mês atrás

Cade a turma que falou que o djoko precisava aposentar apos a derrota em wb?

Carlos
Carlos
1 mês atrás
Responder para  Luis Felipe

Agora estão caladinhos mordendo a fronha!

Robson
Robson
1 mês atrás

Kkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkk

Robson
Robson
1 mês atrás

Que domingo maravilhoso!
Kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkk

Evandro
Evandro
1 mês atrás

Uma verdadeira lenda, muito merecido esse título, ainda mais por todas as circunstâncias. Djoko não merecia terminar a carreira sem esse título.

Alexandre Monteiro
Alexandre Monteiro
1 mês atrás

Estão querendo forçar que o agassi tem tudo no tênis tb!!! E o atpCUP???

melkizeeke
melkizeeke
1 mês atrás

Parabéns para Nole, ganhou como só ele poderia, no mental, sabia que se levasse para o tiebreak era favorito, sacou muito, brigou mais nos break que teve que defender e no momento de definição foi superior, mentalmente, fisicamente e tecnicamente, mérito total. Mas, faça um favor ao tênis, se aposente, já é o maior de todos os tempos em estatísticas, é chegada a hora de ir para a Sérvia e quem sabe virar presidente, realmente torço para que seja a última temporada dele e de Nadal, deixe o bastão para os novos, estamos bem servidos, para nós ficará a lembrança de termos presenciado os 3 maiores se degladiando.

Bob
Bob
1 mês atrás

Como foi bom ver o maior tenista do mundo fazer o sinal da cruz e agradecer a Deus!!! Esses canalhas vão punir ele também?! A Deus toda honra e glória!!!

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Veja os melhores momentos da final feminina do US Open

Sinner derrota Fritz: veja o resumo da final do US Open

PUBLICIDADE

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.