Melbourne (Austrália) – O sérvio Novak Djokovic e o alemão Alexander Zverev vão abrir as semifinais do Australian Open na virada de quinta para sexta-feira, em partida marcada para acontecer não antes das 0h30 de sexta na Rod Laver Arena. Cada um entrará em quadra com metas diferentes: o sérvio tenta ampliar suas façanhas no tênis e o alemão ainda corre atrás de seu primeiro Grand Slam.
Recordista de semanas como número 1 e de títulos de Grand Slam, o sérvio tenta se isolar como o tenista, homem ou mulher, com mais troféus de simples nos quatro principais torneios do circuito. No momento, está empatado com a australiana Margaret Court, ambos com 24. Ele ainda busca a marca centenária de títulos, atualmente com 99 conquistas.
Outra marca centenária que o sérvio pode alcançar é o de vitórias no Australian Open, precisando de uma para se tornar apenas o segundo a alcançar a marca de 100 triunfos em Melbourne, logo atrás do suíço Roger Federer, com 102. Seu retrospecto em semifinais na competição o ajuda muito, tendo vencido 10 das 11 que disputou.
+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
Em sua 20ª participação no torneio, ‘Nole’ é o recordista de títulos e finais, buscando a 11ª decisão e o mesmo número em títulos, já que nunca foi vice. Ele também pode estender o recorde de finais de Grand Slam, indo para a 38ª, à frente de Chris Evert (34), Serena Williams (33), Martina Navratilova (32), Roger Federer e Steffi Graf (31 ambos).
Do outro lado, Zverev está bem longe das marcas do rival, mas persegue aumentar seu espaço na história do tênis com um primeiro título de Slam, depois de bater na trave em duas oportunidades, ficando com o vice-campeonato do US Open de 2020 e de Roland Garros no ano passado.
Atual número 2 do mundo, ele tenta ser apenas o terceiro alemão na era Aberta a disputar a final do Australian Open, seguindo os passos de after Boris Becker, que foi campeão do torneio em 1991 e 1996, e de Rainer Schuettler, finalista em 2003. Se chegar à sua terceira decisão de Grand Slam, Zverev empatará com Michael Stich como segundo germânico com mais finais, atrás apenas de Becker (10),.
Embora tenha um ranking superior, o alemão precisa superar um retrospecto negativo contra Djokovic, que venceu oito dos 12 duelos entre eles, inclusive os três que travaram em Grand Slam: Roland Garros de 2019 e Australian Open e US Open de 2021. Será quinta vez seguida que eles se cruzam em uma semifinal, Zverev levou a melhor em duas, com destaque para a semi olímpica nos Jogos de Tóquio, e perdeu as outras duas.
Veja o retrospecto completo entre Djokovic e Zverev:
2017 – Masters 1000 de Roma (saibro) – final – Zverev 6/4 6/3
2018 – Masters 1000 de Xangai (sintético) – semifinal – Djokovic 6/2 6/1
2018 – ATP Finals (sintético coberto) – fase de grupos – Djokovic 6/4 6/1
2018 – ATP Finals (sintético coberto) – final – Zverev 6/4 6/3
2019 – Roland Garros (saibro) – quartas de final – Djokovic 7/5 6/2 6/2
2020 – ATP Finals (sintético coberto) – fase de grupos – Djokovic 6/3 7/6(4)
2021 – ATP Cup (sintético) – fase de grupos – Djokovic 6/7(3) 6/2 7/5
2021 – Australian Open (sintético) – quartas de final – Djokovic 6/7(6) 6/2 6/4 7/6(6)
2021 – Jogos Olímpicos de Tóquio (sintético) – semifinais – Zverev 1/6 6/3 6/1
2021 – US Open (sintético) – semifinais – Djokovic 4/6 6/2 6/4 4/6 6/2
2021 – ATP Finals (sintético) – semifinais – Zverev 7/6(4) 4/6 6/3
2023 – Masters 1000 de Cincinnati (sintético) – semifinais – Djokovic 7/6(5) 7/5
3 x 1 sets para o Djoko!
Zverev vence 3 a 0 isso se o cotonete entrar em quadra pois cancelou 2 treinos acho que nen vai jogar
Jogo de dia e, aparentemente, as condições são mais rápidas. Ctz que Djokovic pediu isso. Não deve estar 100% e vai aumentar o nível de agressividade.
Mas estranho, o Djokovic não se dá bem com calor, por ele não estar 100% e jogar nessa condição vai ser doloroso.
máxima de 21 graus e chuvoso amanhã
Pois é, são só suposições. Mas acho que Djoko vai estar no modo AO 2023, em que estava lesionado e ia muito mais para as bolas.
Djokovik deve estar “quebrado”.
Difícil saber o que pode acontecer.
Se entrar em quadra, o Zverev vai jogá-lo de um lado pra outro da quadra, na maior parte do jogo. Certeza!
Eu faria isso…
3a 1 nole
Vai pedir atendimento no jogo, principalmente se começar perdendo , Espero que Zverev não caia nessa catimba de sempre. Se perder, tem uma lista de desculpas!!! Se ganhar , ohhhh, ganhou machucado etc…. Que lástima !!!!
Se tem na regra, direito usar
Que feio a sua choradeira, ressentimento e amargura.
É… Vcs devem adorar a cera que os goleiros fazem hj no futebol…. está na regra mas é antidesportivo… o cara vê que o time está sendo pressionado e cai do nada só para parar o jogo… Isso mostra pq o mundo está f…. Tênis sempre foi um esporte diferenciado pelo Fair Play…. Pela conduta correta… por muitas vezes o juiz marcar fora e o próprio jogador dizer que foi dentro e dar o ponto ao adversário… mas esses comentários de: Se está na regra está valendo, mostra muito do pensamento atual… fim dos tempos…
Fatos… Menti em algo? onde está a choradeira? é o que vai acontecer… Se perder tem desculpa, se ganhar, nosssa o maior, ganhou até machucado…como fez com alcaraz… se fazendo de doente…Fatos.
Não são fatos, são suposições suas. O Djokovic chegou na semifinal jogando dentro das regras do jogo, se superando. A interpretação e leitura de cada um é livre. Se você acha que o Nole está conseguindo as suas vitórias se utilizando de expedientes desonestos, eu não concordo. Acho meio ingênuo achar que qualquer jogador que seja possa ter sucesso sem mostrar qualidade.
Não falei que ele não tem qualidades… Apenas joga sujo quando suas qualidades não estão sendo suficientes para ganhar…
Permita- me uma pergunta com relação essa informação. Indiscutível o tenista Alcaraz mas se Djoko se fez de doente, fingiu …porque não aproveitou ?
Boa tarde Vera!!
Tão óbvio não é? Pq será que é tão difícil de enxergar? (ou de querer enxergar)
Só um complemento a sua questão. Na semi final de RG de 2023, em um primeiro confronto entre eles de GS, o Alcaraz sentiu a panturrilha no 2o set (acho que falaram em caimbras). O Djoko se atrapalhou com a contusão do Alcaraz? Ficou sem saber como jogar? Perdeu o jogo?
Obrigado Vera!!
A diferença é que o Alcaraz sentiu.Não conseguia nem correr… O seu ídolo forjou….nesse jogo de ontem ele perdia um ponto e saía mancando…depois corria que nem um louco e andava normal…Mas concordo numa coisa… Problema do adversário se não consegue lidar com isso..Por isso, por mais que queira, Ele nunca será!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Realmente nunca será esquecido. Maior atleta dos últimos tempos. Não precisa provar mais nada. Se ganhar, É lucro.
Bom, por mais que realmente eu queira que ele esteja 100% para jogar contra o Zvera, não tenho como afirmar que ele simulou ou não essa lesão.
Pra mim tá ótimo ele nunca ser (não sei o quê). Só tô curtindo enquanto ainda posso vê-lo competir, torcendo por ele é claro, e tá tudo certo.
Abraço,
Choradeira, ô loco !!!!
Boa tarde Cras! Sim. Muito óbvio. Se não querem enxergar….fica difícil continuar a conversa. Eu procuro ser imparcial ás minhas preferências e se para quem torço, erra, reconheço.
Qto a sua pergunta com relação ao jogo 2023 em RG, Djokovic não se atrapalhou com as câimbras de Alcaraz. Ganhou o jogo. Djoko além de excelente jogador já aprendeu e viveu o bastante pra não se deixar levar caso o oponente jogue sujo. Se isso É tão comum, os jogadores devem se preparar TB para bloquear a fazerem o seu melhor em quadra.
O Alcaraz não aproveitou porque está ruim da cabeça!
Deixou passar uma oportunidade única. Deve ter ficado com “dó” do Djoko…
É verdade.
Em primeiro lugar, não existem competidores bobos no tênis de alto nível. A ingenuidade vai ficando para trás lá nas muitas disputas do juvenil e os técnicos, sempre atentos, tratam de corrigir qualquer vacilo dado por seus pupilos para que não caiam nessas possíveis armadilhas. Cogitar que Alcaraz, com aquele staff de macacos velhos, e agora Zverev, com 10 anos de circuito profissional, cairiam nessa é o mesmo que imaginar que aqui neste espaço todos não entendem nada de tênis.
Em segundo lugar, a maior ingenuidade (ou série má-fé?) é achar que jogadores obcecados por vitórias, títulos e recordes, aí incluídos todos do Big 3 – ou Big 4 – e outras lendas, não irão querer tirar proveito de brechas nas regras em momentos de instabilidade e de ameaça de perda de uma partida ou de um troféu tão desejado.
Dizer que só Djoko faz isso é fanatismo puro e só atesta que tens um ódio tão intenso que não hesitas em tentar destruir a reputação do maior tenista de todos os tempos.
Correção: “… Em segundo lugar, a maior ingenuidade (ou seria má-fé?)…”
Parabéns Neri Malheiros pela excelente colocação! Muito sábio e coeso. O último parágrafo então…espetacular!
Regras são pra ser usadas. Sinner ficou 20 minutos em atendimento
kkkk …. regras concedem tempo para atendimento …. ok …. mas Djoko é um baita migué … interromper em 5×4 para Alcaraz, quando este ia sacar … … e depois volta enfaixado e joga como jogou sem apresentar qualquer problema de contusão …. isso foi é para tirar o adversário do jogo …. Djoko jogo muito, mas sempre tem atitudes antiesportivas, e isso sempre manchará a carreira dele
3×0 para o maior jogador de tênis de todos os tempos.
Será 3×1 para Zverev … salvo Djoko não ir ao vestiário
Nole “7×1” em cima do Alemão, no último tiebreak!
Zverev triunfará 3 x 1
Djoko jogando, como sempre, em alto nível, não se polpou e a partida pedia isso (intensidade maior)… logo ficou claro que não iria manter o ritmo, ou desistir, ainda achei que ia jogar o 2° set, mas não deu.