Almaty (Cazaquistão) – O tênis masculino canadense tem mais um nome promissor da nova geração. Gabriel Diallo, de 23 anos, se classificou para a primeira final de nível ATP neste sábado, ao superar com grande autoridade o experiente argentino Francisco Cerúndolo, com parciais de 6/4 e 6/2. O título do ATP 250 de piso sintético será decidido contra o russo Karen Khachanov, que virou diante do australiano Aleksandar Vukic, por 6/7 (3-7), 6/3 e 6/4.
“Esta tem sido uma semana de muita alegria, excitação e recompensas”, afirmou Diallo. “Tenho jogado um bom tênis e estou satisfeito ao ver que os resultados estão vindo”. Dono de ótimo saque, ele tem três títulos de nível challenger na curta carreira, todos em quadra dura.
First ATP Tour Final feels 😃
Gabriel Diallo defeats Francisco Cerundolo 6-4 6-2 to reach his first final at this level 🎉#AlmatyOpen pic.twitter.com/m6Smh15ZgQ
— Tennis TV (@TennisTV) October 19, 2024
O canadense entrou em Almaty como 118º colocado e já garantiu o 87º posto. Em caso de título, poderá avançar ao 76º lugar. Ele ultrapassará assim Denis Shapovalov como segundo tenista mais bem posicionado de seu pais. “É muito especial chegar no top 100, a primeira barreira que você sempre sonha quebrar. Com isso, poderei jogar os Slam, o que é muito animador”.
Khachanov por seu lado fará a nona final de sua carreira e busca o segundo troféu da temporada, depois de ter triunfado em Doha em fevereiro. Ele soma no total seis ATPs, todos eles em quadra sintética. O ex-top 10 já recupera duas posições no ranking, indo ao 24º posto.
Final Bound 💪
Karen Khachanov comes back to defeat Aleksandar Vukic 6-7 6-3 6-4 to book his spot in the showdown in Almaty 😃#AlmatyOpen pic.twitter.com/K2vp5KTPEi
— Tennis TV (@TennisTV) October 19, 2024
Esse Gabriel Diallo foi o canadense a quem João Fonseca derrotou com autoridade nas QF do Challenger de Lexington 2024. O cara é 5 anos mais velho que nosso brasuca!
Taí um exemplo de que devemos ter paciência e cobrar menos os nossos atletas.
Fonseca tem possibilidades de adentrar esse seleto grupo do Top 100 já em 2025, aos 19 anos. Top demais, se ocorrer. Celebremos se isso ocorrer, ainda que as derrotas sejam frequentes nessa fase de transição.
Uma pena a contusão do Fonseca, porque esse Diallo toma pau dele direto.
Hed 2 Head está 1 x 1 Fonseca grande potencial, mais temos que ter calma que derrotas fazem parte do percurso e que as derrotas sirvam de aprendizado para os próximos torneios