De Minaur desiste e Djokovic conquista Pequim pela sétima vez

Novak Djokovic (Foto: China Open)

Pequim (China) – A final do ATP 500 de Pequim foi disputada em alto nível e muito disputada, mas teve praticamente apenas um set. Isso porque o australiano Alex de Minaur acabou desistindo logo após o primeiro game da segunda parcial, quando o sérvio Novak Djokovic vencia com o placar de 7/6 (7-3) e 0/1, depois de 1h23 de confronto.

De Minaur chegou a pedir atendimento médico na virada do primeiro set para o segundo, saiu de quadra e voltou com a coxa esquerda enfaixada. Ele até venceu o primeiro game da parcial, confirmando o saque, mas notou que não teria condições de seguir em quadra competitivamente e optou por desistir da partida.

Com isso, Djokovic ampliou sua sequência de vitórias no torneio para 34, o melhor começo de um tenista em qualquer tenista em qualquer torneio. Ele chegou ao sétimo título em Pequim e ao 102º da carreira, se aproximando do suíço Roger Federer, que tem 103 e é o segundo maior campeão da ATP, atrás apenas de Jimmy Connors (109).

Ao faturar um titulo pelo 21º ano seguido, o sérvio amplia seu recorde. Rafael Nadal é o segundo com 19 temporadas com troféus. Ele também se tornou o primeiro homem a conquistar um título do circuito profissional após completar 39 anos desde o australiano Ken Rosewall, aos 43, em Hong Kong, em 1977.

O resultado não apenas garantiu a quarta vitória de Djokovic em cinco duelos com De Minaur, como também fez o sérvio ultrapassar o australiano na corrida para o ATP Finals. Ele agora é o nono melhor da temporada e estaria na zona de classificação para Turim, uma vez que o italiano Jannik Sinner anunciou que não joga mais em 2026.

Pequim é agora o segundo torneio com mais conquistas de ‘Nole’, empatado com Wimbledon, ATP Finals e masters 1000 de Paris, onde também é heptacampeão. Seu torneio mais profícuo é o Australian Open, onde levantou a taça em 10 oportunidades, a última delas em 2023.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O primeiro set foi disputadíssimo, com os dois batalhando game a game. De Minaur foi o primeiro a ser ameaçado, salvando um break-point no segundo game, mas no quinto foi a sua vez de ter uma chance de quebra, que também não foi convertida. No sexto, Djokovic teve o segundo e último break-point da partida.

Sem quebras, a definição foi para o tiebreak, em que o sérvio foi praticamente perfeito, ao passo que De Minaur oscilou um pouco e acabou cometendo erros bobos que lhe custaram caro. O sérvio fez 7-3 e fechou o set, pedindo atendimento na região abdominal na virada, como fez nos jogos anteriores.

Curiosamente, logo após a conclusão do atendimento ao ex-número 1, foi a vez do australiano pedir atendimento. Ele saiu de quadra para isso e retornou com uma faixa na coxa esquerda. Foram mais de 15 minutos de paralisação e na volta De Minaur conseguiu jogar apenas um game antes de desistir.

Subscribe
Notificar
guest
93 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Eraldo Santana
Eraldo Santana
07/10/2026 06:08

Respeita o GOAT!

JOSÉ PEDRO
JOSÉ PEDRO
06/10/2026 14:08

Larguei esse homem…..falar o quê?

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
06/10/2026 14:54
Responder para  JOSÉ PEDRO

Prezado José Pedro, vamos iniciar uma campanha em pró da aposentadoria de Novak Djokovic.
Já chega ou corre-se o risco de um colapso coletivo dos seus adversários (aqueles comentaristas de Tenisbrasil).

Ana
Ana
06/10/2026 13:51

Rapaz…. Num jogo de 3 sets, com um pouco de sorte e com um dia de descanso, acho que ainda dá o AO. Ou Wimbledon. Mas posso estar me iludindo e sei disso.

Diego
Diego
06/10/2026 13:08

Sérvia e Novak voltam a conquistar Pequim depois de 11 anos,última vez foi em 2015
3⁰ vice da Austrália,último havia sido em 2017 com Nick Kyrgios

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
06/10/2026 12:42

Parabéns ao Novak Djokovic por mais essa conquista, pela história incrível e impecável no ATP 500 de Pequim. O cara é tão diferenciado que ele inverte os papéis com os adversários. Aos 39 anos o normal seria ele se lesionar e desistir e não seus adversários. O tenista mais velho que o Nole venceu no torneio foi Daniil Medvedev, nascido em 11/02/1996, 8 anos e 8 meses mais novo do que ele. Os outros derrotados eram mais novos ainda. Qual outro jogador com 39 anos e 4 meses consegue essa façanha?

Lenisa
Lenisa
06/10/2026 11:57

De volta ao top 10 após ficar apenas 3 semanas de fora dele em 8 anos consecutivos. Pode-se afirmar que são 940 semanas dentro do top 10 (destas, 428 semanas como número 1). Os outros tantos méritos que sua 103a vitória conta chega a ser dispensável para quem conhece sua trajetória!!!!! Idemooo, GOAT! Continua dando espetáculos prestes a completar 39 anos e 6 meses de idade. Um presente para todos os amantes do esporte ao redor do mundo!

Última edição 4 dias atrás by Lenisa
SANDRO
SANDRO
06/10/2026 11:55

O GOAT Djokovic é o “Imperador da China”, invencível, totalmente invicto em Pequim!!! Djokovic é o verdadeiro “Negócio da China”!!!

João Silva
João Silva
06/10/2026 11:50

Vale lembrar que De Minaur zombou de uma lesão do Djokovic tempos atrás.
Outro que tomou toco, desta vez do destino.

Jonas
Jonas
06/10/2026 12:34
Responder para  João Silva

Isso foi em 2023, o Djoko tava voando baixo ainda, massacrou sem qualquer piedade.

João Silva
João Silva
06/10/2026 11:40

Ih… acho que dá para levar pelo menos mais um título este ano. Ele vai jogar Atenas?
Se ele seguir na recuperação da condição de saúde, 2027 será mais um ano competitivo.
Não duvidaria ele chegar muito próximo de Connors… basta começar a disputar os 250 igual o Federer, rs.

Realista
Realista
06/10/2026 11:35

Agora ja da pra aposentar em paz. Não vai conseguir um título maior que um 500, precisaria contar de novo com 1 w.o e 1 desclassificação

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
06/10/2026 12:21
Responder para  Realista

Mas ele foi o único do Big 3 que conseguiu título com 39 anos.

Lenisa
Lenisa
06/10/2026 12:30
Responder para  Realista

Com todo respeito… Gooooooooooooooooood afternooooooooooon para você kkkkkkkkkkk!

Vera Barcelos
Vera Barcelos
06/10/2026 16:02
Responder para  Lenisa

Kkkk

LUIZ
LUIZ
06/10/2026 12:36
Responder para  Realista

Se continuar jogando no nível do jogo contra o Medvedev tem chance de mais troféus.

Fernando S P
Fernando S P
06/10/2026 13:01
Responder para  Realista

Análise ruim e provocativa. Sempre tentando diminuir uma carreira gigantesca a partir de uma situação pontual. Novak tem o recorde absoluto de pontos conquistados em uma temporada (passou dos 16 mil pontos em 2016).

E por que ele precisa se aposentar? Tem gente que gosta de trabalhar e não está nem aí para essa visão medíocre de “parar no auge”. Enquanto houver vontade de competir, qual é exatamente o problema?

Vera Barcelos
Vera Barcelos
06/10/2026 16:08
Responder para  Fernando S P

Fernando embora há falas aqui que são tao incoetentes que não valem a pena comentar pois em ambos os jogos Djoko liderava no término dos mesmos , más você mandou bem no seu comentário. Boa.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
06/10/2026 14:37
Responder para  Realista

Pablo Carreño Busta passou uma rodada no US Open por uma desclassificação do adversário e nem assim ganhou o troféu.
Por que?
Não teve competência.

Comedor de fígado
Comedor de fígado
06/10/2026 11:18

Ele fez de novo! O imparável Novak Djokovic! Enquanto Nadal estava jogando um amistoso, Djokovic tava batendo Zverev e Med.(sendo o primeiro o maior vencedor de slams esse ano)

Thiago
Thiago
06/10/2026 11:01

Abri o site da Globo, vi que não tinha qualquer manchete de destaque da conquista, então já fiquei feliz… Já abri o tenisbrasil na certeza de que seria só correr para o abraço. Rs

Vlw, GOAT. Estamos desfrutando do final de carreira do maior tenista de todos os tempos.

Gusmão
Gusmão
06/10/2026 10:54

Parabéns ao Djokovik.
Aumentando seus números no torneio, e mais recordes no Tênis Masculino.

É Campeão.
102 Títulos.
E está perto dos $ 200.000.000,00

Flavio
Flavio
06/10/2026 11:26
Responder para  Gusmão

Impressionante, pois mesmo aos 39 anos ele ainda é melhor que 95% dos tenistas profissionais só atrás de Sinner e Alcaraz e com Zverev ainda é equilibrado, portanto merecere respeito o sérvio e acha que a conquista desse importante torneio pode gerar confiança a ele em tentar o 25 slam na Austrália para desempatar com a Court, pois se ganhar lá acho que ele encerra a sua carreira vitoriosa.

Gusmão
Gusmão
06/10/2026 12:33
Responder para  Flavio

Não concordo contigo, em 3 itens.
_Não se deve comparar o tênis masculino com o Feminino, São níveis diferentes.
_Ele próprio já falou que quer ir até a Olimpíadas.
_Ele está acima do Zverev.
Djokovik fez menos torneios, tem só 7 derrotas na Temporada. enquanto Zverev jogou mais que o dobro de torneios, e tem 15 derrotas.
No confronto direto Djokovik continua ampliando.

Flavio
Flavio
06/10/2026 18:47
Responder para  Gusmão

Quando eu disse que dar equilíbrio entre ele e Zverev é baseado na situação atual que o Zverev esta em plena confiança, agora você disse que ele quer ir às olimpíadas ok, mas o problema não é ele querer ir e sim se seu corpo vai atingir a resposta necessária e lá vai esta com 41 anos, por isso acho difícil ele conseguir isso, em relação ao que você sugeriu sobre comparação com tênis feminino, então não comparei é que na histórias Court e o Sérvio estão empatados com 25 slam e talvez essa seja a sua última motivação em tentar atingir o número mágico de 25 slam, pois ele sabe que se conseguir isso dificilmente alguém vai empatar que vai ficar para a história, embora acho que igualar seus 24 slam já seria tarefa difícil seja homem ou mulher.

Welington Balbino
Welington Balbino
06/10/2026 12:43
Responder para  Flavio

Vc se enganou. Ele é melhor que 99% dos tenistas ATP, só perdendo de Sinner e Alcaraz atualmente.

Flavio
Flavio
06/10/2026 18:48
Responder para  Welington Balbino

Acho que contra Zverev , atualmente, dar equilíbrio.

Rafael
Rafael
06/10/2026 10:51

Esse cara é doido kkk
Parabéns, Djoko.

Vera Barcelos
Vera Barcelos
06/10/2026 10:41

Enfim, mais um título. Não da maneira que Djoko gostaria e nem o público, más faz parte. Merecido. Podem até falar que ganhou porque deu WO na semifinal e na final. Diferente de quando jogava com Musset e perdendo, Musset desistiu e depois, outro wo . Djoko estava ganhando em ambas partidas e mostrou que tinha tufo pra ganhar o jogo. E Djokovic respeitoso como semore , nem comemorou euforicamente. Parabéns Djokovic pela resiliência, determinação foco e tantas outras qualidades que servem de exemplo para todos por quem querem vencer em qualquer área . Grande inspiração. Idemo !

Paulo Almeida
Paulo Almeida
06/10/2026 10:32

Passagem de volta da China já marcada, segundo um grande manjador do esporte aqui, aquele mesmo que disse que quem acordasse depois das 10 perderia a final olímpica, rsrsrs.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
06/10/2026 14:34
Responder para  Paulo Almeida

Pois é.
Teve alguém, que não me lembro quem foi, que comentou – respeitosamente, diga-se de passagem – que sendo ele Djokovic, não iria à China para não borrar o cartel de invencibilidade que ele já tinha lá.
Eu disse, que esse é um dos grandes atributos do sérvio: dar a cara à tapa.
Poderia ficar para a história como único que jamais perdeu um jogo em um determinado torneio, mas foi… e manteve a escrita.
Lhe barragem de jogar Austrália. Foi no ano seguinte e faturou.
Lhe barragem de jogar US Open. Foi no ano seguinte e faturou.
O corpo (e um monte de entendido aqui) quis lhe barrar de voltar à China. Foi e faturou.
Eu mesmo, lhe dei 10% de chance.
Como estou feliz em ter errado feio!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
06/10/2026 15:39
Responder para  Luiz Fabriciano

Eu também não acreditava e olha que demorei a começar a duvidar do Djoko (mais precisamente agora depois das péssimas campanhas na gira americana e por estar com essa questão física que ele não revela). Achei que o fim tivesse chegado, mas felizmente também queimei a língua!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
06/10/2026 17:25
Responder para  Paulo Almeida

Fiquei tão empolgado que escrevi “barragem” duas vezes, onde seria barraram.
Putz!

Thiago Pereira
Thiago Pereira
06/10/2026 10:22

Conseguiu continuar invicto nesse torneio e,aos 39 anos, jogando em alto nível, contra adversários difíceis;realmente é o GOAT. Se estiver bem fisicamente,pode ganhar de qualquer um. Só não iria pra Xangai, pois acho que se desgastou demais nesse torneio. Mas acho que ele vai acabar indo.

Joselito
Joselito
06/10/2026 10:31
Responder para  Thiago Pereira

Ele disse que quer jogar o Finals esse ano. Deve ir para se despedir.

João Silva
João Silva
06/10/2026 11:41
Responder para  Joselito

Sem o Sinner, não duvidaria como seria esta despedida.

Joselito
Joselito
06/10/2026 10:45
Responder para  Thiago Pereira

Atualmente está é 9o na corrida do ano. Considerando que Sinner não jogue mais, está dentro.

Jonas
Jonas
06/10/2026 10:45
Responder para  Thiago Pereira

Não é só o físico, Djokovic tá com algum problema no estômago desde Roma, ele fica vomitando nos jogos. Não quer abrir para a imprensa mas é mais sério do que parece.

Vera Barcelos
Vera Barcelos
07/10/2026 14:26
Responder para  Thiago Pereira

Acho que deve ir pra Xangai pois jś está na Ásia e não tem nada a perder, depois, só de entrar em quadra , acrescenta na conta bancária.

SANDRO
SANDRO
06/10/2026 10:14

O primeiro set disputadíssimo pau a pau, decidido somente no Tie-Break “fritou” o cérebro do De Menor, que ficou tão debilitado que sucumbiu no segundo set… Djokovic fritador de cérebros… Kkkkkkkkk

Jonas
Jonas
06/10/2026 10:14

1) Pessoal, claro que um ATP 500 é pouco para o nível do Djokovic, mas vejamos: ele nunca vai chegar nem perto da quantidade de títulos pequenos do Federer, nível 250 e 500. O suíço era mestres nesses torneios menores, o sérvio já está com quase 40 anos… é outro contexto. O corpo está implorando para ele se aposentar.

2) Alguns “entendidos” estavam dizendo que o sérvio não dava mais conta de vencer jogador do top 10. Vamos aos fatos: desde 2025 ele bateu Alcaraz, Sinner, Zverev duas vezes, Medvedev, De Minaur, Aliassime e por aí vai. A realidade é dura pra esse pessoal.

3) É claro que, a essa altura da carreira, o maior tenista da história não tem obrigação nenhuma de ganhar outro Grand Slam — o recorde de 24 tá aí pra provar. Mas ver o cara com 39 anos batendo tenistas de ponta é muito bom, é um privilégio enorme poder acompanhar o melhor tenista de todos os tempos. Parabéns ao GOAT por mais um título profissional em sua inigualável carreira.

Augusto Dantas
Augusto Dantas
06/10/2026 10:47
Responder para  Jonas

102 títulos!!!!!

Jonas
Jonas
06/10/2026 10:52
Responder para  Augusto Dantas

Esse é o dado mais relevante, colega. Acredito que Djokovic pode chegar a pelo menos 105 títulos profissionais.

João Silva
João Silva
06/10/2026 11:43
Responder para  Jonas

Acho que 2027 ele ainda estará competitivo, então se ele jogar estes torneios menores de preparação poderá até levar alguns para casa sem problema algum.
Ele ganhou do Zverev (2° do mundo), a única pedra dele é o Alcaraz, com o Sinner lesionado.
Já GS, muito dificil, são 5 sets.

Jonas
Jonas
06/10/2026 12:23
Responder para  João Silva

Ele ainda é competitivo, tanto que venceu Sinner/Zverev e no primeiro set do AO atropelou o Alcaraz. Mas a idade vem pesando, é muito mais difícil ele se preparar a essa altura, vários problemas tendem a surgir.

Realista
Realista
06/10/2026 13:07
Responder para  Jonas

Papo furado esse de atp 250, isso é coisa de quem não conhece a historia do tenis… o suíço tem alguns 250 a mais pois haviam 2 250 em seu país Natal, Gstaad e Basileia, o segundo virou 500 em 2008. O terceiro mais jogado era Halle, que também virou 500 devido a ser forte e ele tinha contrato vitalício para jogar lá.

Jonas
Jonas
06/10/2026 13:25
Responder para  Realista

Você está errando dados que são conhecidos. Federer conquistou 49 títulos menores, os chamados ATP 250 e 500. Eu não julgo, ele precisava inflar seus números. Por que era tão importante para ele jogar o preparatório Halle? Não tinha o menor sentido. Imagine se o Djokovic tivesse optado por essa estratégia de carreira, teria passado dos 110 títulos. O sérvio focou em títulos maiores, coisas maiores: Slams, masters 1000, Finals… mas também não é ruim vencer um título desse porte. Eu apenas faço a divisão, ATP 500 é um baita título, muito relevante, só não entra na categoria de um grande título, evidentemente.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
06/10/2026 14:29
Responder para  Realista

Tu que és o grande conhecedor do esporte não admite que não são uns 250 a mais.
São muitos a mais.
Tiram onda que Djokovic chegou ao 100º no “Genebrão” e ninguém diz que Mr. Federer, quando jogou lá pela última vez, parou na R2.

Isac
Isac
06/10/2026 10:09

Eu gostaria só de falar sobre a foto que eu vejo esse ano, justo na semana em que Zverev diz que o Djoko é velho e por isso pede as mudanças no tênis que sugeriu. Termina num jogo em que Minaur tem um problema físico. Num ano em que Alcaraz fica um tempo fora de quadra por lesão, que Sinner encerra a temporada mais cedo. O problema não é pra o velho Djokovic, mas pra os jogadores do circuito. Boa pra o velhinho que pode ter chances de faturar algo grande ainda esse ano. E deixem todo mundo tirar sarro das sugestões de mudança feita por ele.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.