Bastad (Suécia) – Cabeça de chave número 6 no ATP 250 de Bastad, o italiano Luciano Darderi fez valer o favoritismo na final deste domingo. Em duelo inédito contra o holandês Jesper de Jong, ele precisou de 2h08 e três sets para garantir a vitória, marcando parciais de 6/4, 3/6 e 6/3 para conquistar o título.
Esta foi a segunda taça que o tenista de 23 anos levantou na temporada e a terceira na carreira. Apenas Carlos Alcaraz (3) e Flavio Cobolli (2) venceram mais de um título no saibro em 2025. Darderi se tornou o sexto tenista de seu país, desde a Era Aberta, a vencer em Bastad e o primeiro desde Fabio Fognini em 2018.
Darderi é agora o quarto italiano em atividade com mais títulos de ATP, empatando com os três de Marco Cecchinato. Eles ficam atrás apenas de Jannik Sinner (20), Matteo Berrettini (10) e Lorenzo Sonego (4).
Com a grande campanha desta semana no saibro sueco, ele dará um bom salto no ranking e vai ganhar nove colocações, voltando a figurar no top 50. Darderi será o 46º do mundo na segunda-feira, um pouco distante da melhor marca da carreira, o 32º posto alcançado em agosto do ano passado. Atual 106º do mundo, De Jong atingirá sua recorde e será o 83º na próxima lista.
A decisão começou com os dois jogadores oscilando bastante. De Jong largou com tudo e venceu os 13 primeiros pontos, abrindo 3/0 de cara. Porém, o italiano reagiu e venceu os cinco games seguintes, devolvendo a quebrando no quinto game e anotando mais uma no sétimo.
Depois de uma grande recuperação para levar o primeiro set, Darderi se deu mal no segundo, desperdiçou os três break-points que teve a seu favor e na única oportunidade que cedeu para o rival, no oitavo e penúltimo game, acabou perdendo o saque e logo em seguida a parcial.
Na reta final o italiano foi quase que impecável com o saque, perdendo apenas cinco pontos (81% de aproveitamento). Sem enfrentar break-point contra, ele precisou de apenas uma chance para conquistar a quebra e garantir o título.
Wild tratorou esse rapaz limitado numa final de Challenger mas não consegue emplacar na carreira
Tenista que disputou diversos Challengers aqui no Brasil, agora já tem 3 ATPs e está voltando ao TOP50.
Eu vi esse Darderi jogar ha uns dois anos no Rio Tennis Academy, e achei ele muito bom – nunca tinha ouvido falar dele.