PLACAR

Danielzinho cai para turco e fica com o vice em Porto Alegre

Daniel Dutra da Silva (Foto: João Pires)

Porto Alegre (RS) – Não foi desta vez que o paulista Daniel Dutra da Silva conseguiu o seu primeiro título de challenger. Disputando sua primeira final deste gabarito, o experiente tenista de 35 anos acabou derrotado pelo turco Ergi Kirkin na decisão do Brasil Tennis Open, nas quadras cobertas da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, com o placar de 6/3 e 7/5 em 1h43 de partida.

Mais velho tenista da história a alcançar uma final inédita de challenger, Danielzinho teve uma campanha notável ao longo da semana e terminou a partida deste domingo com os merecidos aplausos do público gaúcho. Depois de cair na última rodada do quali para o compatriota Igor Gimenez, o brasileiro entrou na chave principal como lucky-loser e passou por uma estreia duríssima, precisando de 3h19 para bater o venezuelano Gonzalo Oliveira, cabeça 4 da competição. Depois, emendou mais três vitórias até chegar à decisão.

Apesar de o tão sonhado título não ter vindo, Daniel vai dar um grande salto no ranking e retornar ao top 400, saindo da atual 464ª colocação para ocupar justamente o 400º posto nesta segunda-feira. Ele tem como melhor marca da carreira o 207º lugar, alcançado em agosto de 2022. Além disso, o paulista é o jogador do país com maior número de conquistas no circuito da ITF, tendo 26 títulos em 47 finais disputadas. Com o vice em Porto Alegre, ele soma 25 pontos e recebe uma premiação de US$ 3,35 mil.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Enquanto isso, é o turco Ergi Kirkin quem chega ao seu primeiro título de challenger, depois de 13 conquistas de ITF. Atual 299º do ranking, o jogador de 25 anos subirá para a 271ª colocação, apenas uma abaixo do seu recorde pessoal, obtido em julho de 2022. Além dos 50 pontos pelo título, ele leva para casa o prêmio de US$ 5,66 mil.

Turco aproveita melhor as chances para vencer

A partida deste domingo começou tensa, com uma quebra de serviço para cada lado. No quarto game, Danielzinho perdeu uma boa oportunidade de superar o saque do adversário e abrir vantagem no placar, e acabou sendo castigado na reta final do primeiro set, sofrendo duas quebras consecutivas.

Mais ligado no jogo, foi o brasileiro que saiu na frente na segunda parcial, vencendo os dois primeiros games de zero. No terceiro, ele desperdiçou novo break-point e permitiu o empate de Kirkin logo na sequência. Apesar disso, Daniel seguiu lutando e novamente obteve uma quebra de vantagem no sétimo game, mas no oitavo não sustentou a dianteira. O jogo seguiu equilibrado até o fim, quando no 5/6 Silva sacou muito mal e concedeu três match-points ao turco, que aproveitou o segundo e liquidou a vitória.

Os números do jogo mostram que Kirkin foi bastante superior a Daniel no saque. Enquanto o turco anotou cinco aces, o brasileiro não fez nenhum ponto de saque e cometeu quatro duplas faltas, o dobro do adversário. Além disso, o visitante explorou muito bem o segundo serviço do anfitrião, ganhando 67% dos pontos nessas condições.

12 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
João Sawao ando
João Sawao ando
14 dias atrás

Grande Daniel.saiu como Lucky looser para vice campeão

Evandro
Evandro
14 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Ninguém tira dele esse feito, nem o recorde de títulos de ITF, e nem o de maior idade a alcançar final de challenger pela primeira vez. Marcando seu nome indelevelmente no tênis mundial.

Última edição 14 dias atrás by Evandro
Mauro
Mauro
14 dias atrás

Grande campanha. Qual foi a premiação que recebeu nosso guerreiro com o vice-campeonato?

Bruno
Bruno
14 dias atrás

Acho que o emocional pesou um pouco. Parabéns merecidos pela campanha e garra de sempre.
Nessa idade o Rogerinho já estava se aposentando?

João Sawao ando
João Sawao ando
14 dias atrás
Responder para  Bruno

Acho que ele se aposentou com 37 anos

Scott
Scott
14 dias atrás

Apesar de ser inferior ao turco, fica aquele gosto amargo na boca: jogava em casa, torcida a favor, clima favorável, etc.

jose carlos
jose carlos
14 dias atrás

Muito legal o Danielzinho!E conseguiu o SE e entrou direto na chave em Santos.Terca feira temos Daniel de novo em CH.Vamoosss

Paulo A.
Paulo A.
14 dias atrás
Responder para  jose carlos

Tomara que chegue a tempo pois o aeroporto em POA estava fechado. Terá que pegar um ônibus…

Fernando S P
Fernando S P
13 dias atrás
Responder para  Paulo A.

Continua fechado o aeroporto e duas das três entradas da cidade estão interditadas (abriu uma cratera na autoestrada). Só tem uma saída disponível, e para chegar lá, tem que dar uma boa volta. A solução provável é ir até Florianópolis (465 km mais a volta) e pegar um avião até São Paulo. A primeira rodada não será fácil para ele!

José Nilton Dalcim
Admin
13 dias atrás
Responder para  Fernando S P

Estou indo com um grupo de jogadores de ônibus fretado pela organização. Saímos 14h e vc previsão é chegar 10h de segunda.

Paulo A.
Paulo A.
13 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Caramba! Eu ia assistir esse torneio, in loco, ainda bem que não fui…

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Nadal leva público italiano ao delírio com incrível reação

Conheça o que aconteceu nos bastidores do WTA 100 de Madri

PUBLICIDADE