Iasi (Romênia) – Depois de uma longa espera por conta da chuva, Mirra Andreeva conquistou nesta sexta-feira seu primeiro título de WTA 250. A jovem russa de 17 anos e 32ª do ranking liderava a final contra a 76ª colocada Elina Avanesyan por 5/7, 7/5 e 4/0 quando a rival se retirou após de 2h21 de partida, sentindo câimbras no músculo da panturrilha.
Andreeva era a principal cabeça de chave em Iasi e já havia escapado de dois match-points na semifinal contra a sérvia Olga Danilovic e chegou a ficar a um game da derrota nesta sexta, quando perdia o segundo set por 5/4. Já nas fases iniciais, venceu de forma tranquila a alemã Noma Noha Akugue, a bielorrusa Aliaksandra Sasnovich e a croata Lea Boskovic.
Também semifinalista de Roland Garros na atual temporada, Andreeva salta para o 23º lugar do ranking da WTA e iguala a melhor marca da carreira. Ela segue para os Jogos Olímpicos de Paris. Ela fará parte de uma equipe de Atletas Olímpicas Independentes, já que os atletas russos de Belarus jogarão sem bandeiras ou símbolos nacionais.
“I would also like to thank me.”
be proud, Mirra Andreeva 👏#UniCreditIasiOpen pic.twitter.com/L2izGopo2a
— wta (@WTA) July 26, 2024
Treinada pela espanhola Conchita Martínez desde o início da temporada de saibro, Andreeva destacou seu espírito de luta nas fases finais do torneio e foi bem humorada na cerimônia de premiação: “Eu queria me agradecer por sempre ter lutado até o fim, especialmente hoje, e não ter desistido. E também agradeço a todos no torneio. Foi uma semana incrível para mim e que ficará no meu coração por muito tempo”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Finalista do torneio em Iasi, Avanesyan também disputou sua primeira decisão no circuito. A jogadora de 21 anos é nascida na Rússia e está em processo de troca de nacionalidade para defender a Armênia no circuito profissional. Ela chegou às oitavas de Roland Garros nos dois últimos anos e ocupou o 60º lugar do ranking em fevereiro.
we wish you a speedy recovery, @ElinaaAvanesyan!#UniCreditIasiOpen pic.twitter.com/jFX9yU2xju
— wta (@WTA) July 26, 2024
Russa ficou a um game da derrota em sets diretos
As condições de quadra estavam muito lentas e pesadas, por conta da chuva e do jogo noturno, e com isso os ralis longos foram frequentes. Durante o primeiro set, Andreeva esteve por duas vezes com uma quebra acima no placar, chegando a liderar o placar por 2/0 e 4/2. Mas em ambos os casos, Avanesyan buscou o empate no oitavo game e voltou a quebrar no fim do primeiro set.
Andreeva chegou a pedir atendimento no pé durante a segunda parcial, que teve duas quebras para cada lado até o oitavo game. A jovem russa confirmou facilmente o game de saque quando perdia por 5/4 e terminou a parcial vencendo 12 dos últimos 14 pontos.
Cada vez mais confiante em quadra, Andreeva fazia praticamente todos os pontos no terceiro set, utilizava bem as curtinhas e os lobs. E do outro lado da rede, Avanesyan já não se mostrava tão bem fisicamente. A atual 76ª do ranking recebeu a atendimento quando perdia por 3/0 e jogou apenas mais um game antes de se retirar da disputa.
Danilina e Khromacheva campeãs de duplas
O título de duplas em Iasi ficou com a cazaque Anna Danilina e a russa Irina Khromacheva, principais cabeças de chave, que venceram na final desta sexta-feira as também russas Alexandra Panova e Yana Sizikova por 6/4 e 6/2.
Khromacheva, de 29 anos, conquistou seu quinto título de WTA nas duplas e o terceiro na temporada, depois de ter sido campeã nas quadras de saibro de Rouen e Rabat. Já Danilina, de 28 anos, tem agora seis títulos na carreira e dois em 2024. Em janeiro, a cazaque foi campeã em Auckland.
Să mergem! 😤@Khromacheva and Anna Danilina take home the doubles title in straight sets! #UniCreditIasiOpen pic.twitter.com/TPDsG6odZS
— wta (@WTA) July 26, 2024
Incrível!
1o.WTA aos 17anos!
Vai longe essa cat…
Olha o salto que ela deu no ranking com a mudança de técnico !!! Parabéns !!!!
Venho falando algum tempo sobre evolução da Mirra, eu já sabia que não muito distante Andreeva seria campeã tendo uma técnica como Conchita Martinez resultados estão aí, primeiro WTA 250. Martinez melhorou o slice e saque da garota. Parabéns Martinez e Mirra Andreeva, agora 23° uma posição atrás da Haddad Maia.