Com família de atletas e formação com Nadal, Eala destaca disciplina

Alexandra Eala (Foto: Juarez Santos)

Miami (EUA) – Protagonista das maiores surpresas desta edição do WTA 1000 de Miami, a filipina Alexandra Eala já eliminou três campeãs de Grand Slam no caminho até a semifinal. Convidada para o torneio, ela já havia vencido Jelena Ostapenko e Madison Keys antes de superar nesta quarta-feira a número 2 do mundo Iga Swiatek e marcar a maior vitória da carreira. Após a partida, a jovem tenista de 19 anos relembrou seu processo de formação na Rafa Nadal Academy, por onde Iga também passou quando era juvenil, e destacou a disciplina e o profissionalismo.

“Não tenho muita experiência no circuito da WTA, isso é certo. Mas tenho experiência em ser profissional. Não hesito em mostrar essa parte de mim quando estou na quadra e quando estou em um ambiente que exige profissionalismo”, disse Eala após superar Swiatek por 6/2 e 7/5. A filipina também vem de uma família de atletas, com a mãe nadadora e um tio jogador de basquete.

“Não é algo que aprendi na academia. É uma experiência que obtive com as coisas pelas quais passei até chegar a este momento. Também é algo pelo qual minha família me orientou, e é parte dos valores da minha família. Eles são pessoas bem-sucedidas em seus próprios campos e pessoas que admiro”, explicou a jovem tenista.

Desde que o confronto com a polonesa foi confirmado, muitos fãs de tênis relembraram uma foto em que a filipina aparece entre Swiatek e Nadal durante sua cerimônia de formatura em 2023, já que a academia do espanhol também oferece programa educacional para os jovens tenistas. “Sinto que sou exatamente a mesma pessoa que eu era naquela foto. Mas é claro que as circunstâncias mudaram! Estou tão feliz e tão abençoada por poder competir com uma jogadora desse nível e neste palco… Meu treinador me disse para correr, para ir para cada bola, para aproveitar todas as oportunidades que eu puder, porque uma campeã de cinco Grand Slams não me daria a vitória de graça”, comentou.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A filipina também se lembra de alguns detalhes da participação de Iga durante sua formatura: “Ela foi palestrante convidada. Acho que todo ano a academia tenta convidar uma figura pública para inspirar os jovens. Tive muita sorte de tê-la durante minha formatura. Ela tinha acabado de ganhar Roland Garros, se bem me lembro. E lembro que ela me disse: ‘Oh, eu te conheço! Eu já te vi!’ e eu só dizia que sim (sorrindo). Então ela participou da cerimônia inteira com a turma toda e jogou o chapéu. Tive muita sorte, porque eu estava ao lado dela. É surreal pensar que as circunstâncias mudaram, estou enfrentando ela na quadra. Sou abençoada por ter essa oportunidade”.

Filipina estudou na academia de Nadal e teve Iga na formatura (Foto: Rafa Nadal Academy)
Reação após o match-point

A reação de incredulidade de Eala depois de uma grande vitória também chamou atenção. “Eu não conseguia decidir o que fazer”, ela admitiu. “Acho que eu estava tão no momento, e eu fiz questão de estar no momento em cada ponto que é difícil perceber o que aconteceu. É difícil perceber que você venceu a partida. Eu realmente tentei absorver tudo, porque isso nunca aconteceu comigo antes. Eu realmente queria manter aquele momento na minha mente”.

“Foi a primeira vez que joguei em uma quadra tão grande. E nos primeiros games, é diferente. Não sei como explicar. Então foi algo que eu precisava me ajustar. Mas chegando na partida, eu realmente, realmente tentei apenas focar no jogo e sentir como se ninguém mais estivesse lá”, explica a tenista, que agora espera por Jessica Pegula ou Emma Raducanu.

Campeã juvenil do US Open em 2022 e ex-número 2 do ranking mundial da categoria, Eala conquistou seu primeiro título no circuito profissional ainda aos 15 anos, em 2021. Já aos 16, venceu pela primeira vez uma partida da WTA. A filipina começou o torneio como 140ª do mundo e entrará no top 100 do ranking da WTA após o torneio.

Nas redes sociais, Nadal enviou uma mensagem parabenizando a filipina por sua grande vitória: “Parabéns, Alex! Continue sonhando!”. Mas ela conta que ainda não conseguiu acompanhar a repercussão do resultado. “Desativei minhas notificações. Acho que isso também faz parte de ser profissional. Desculpe por repetir, mas sim. Acho que pode ser muito opressivo. Não vou negar que é muita coisa. É por isso que estou tentando administrar da melhor forma possível e focar apenas no que preciso focar, e então posso responder a todas as mensagens depois que a semana terminar”.

Leia mais:

Iga elogia as devoluções de Eala e busca recuperação no saibro

Subscribe
Notificar
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
SANDRO em
SANDRO em
1 mês atrás

Um dos segredos do sucesso de Alexandra Eala é ser profissional e se afastar das “Redes Sociais” e focar no torneio: “Não tenho muita experiência no circuito da WTA, isso é certo. Mas tenho experiência em ser profissional… Desativei minhas notificações… Estou tentando administrar da melhor forma possível e focar apenas no que preciso focar…”

Carlos Carcamino
Carlos Carcamino
1 mês atrás

Bom exemplo para as brazucas que perdem o encanto quanto estão ganhando.

Mitzi
Mitzi
1 mês atrás

Puxa, deve ser maravilhoso ser uma jovem tenista e estudar e jogar tênis na academia do Rafael Nadal.

Sergio
Sergio
1 mês atrás
Responder para  Mitzi

Sem dúvidas nenhuma. Nadal é um dos grandes exemplos do tênis mundial.
Mas agora falando da Eala: que espetacular que é o jogo dela. Uma metralhadora giratória. Direita, esquerda, paralela, forehand, backahand estupendo. O que é isso pessoal?! De onde saiu essa máquina de jogar tênis?!
Sensacional!

Luis
Luis
1 mês atrás
Responder para  Sergio

Pois saiu justamente da academia do Nadal, outra máquina de jogar tênis e também um grande ser humano

Sergio
Sergio
1 mês atrás
Responder para  Luis

Concordo plenamente Luis. Nadal era um trator mesmo. E, principalmente, como você bem frisou, um exemplo de ser humano e atleta.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.