Londres (Inglaterra) – A Federação Internacional de Tênis (ITF) comunicou na última quarta-feira que o sorteio dos confrontos do Grupo Mundial I, que aconteceria nesta quinta, foi adiado e acontecerá na semana do dia 3 de março, em data a ser confirmada. O motivo foi um recurso apresentado pela Federação de Tênis do Chile (FETECH), que contesta o resultado do confronto contra a Bélgica pelo Qualificatório Mundial no início deste mês.
No quarto jogo da série, que terminou com vitória belga por 3 a 1, Zizou Bergs foi comemorar uma quebra de serviço no terceiro set, que lhe daria o direito de sacar para o jogo. e acabou se chocando com o adversário, Cristian Garin, que sofreu uma queda em quadra. O supervisor Carlos Ramos considerou a colisão entre os jogadores como não proposital, enquanto o time chileno queria a desclassificação. Como isso não aconteceu, Garin se recusou a disputar o game seguinte, levou advertências até ser eliminado e o jogo terminou com parciais de 6/3, 4/6 e 7/5.
O médico da Federação chilena, Alejandro Orizola, afirmou que Garin recebeu um forte golpe no globo ocular e ainda bateu a cabeça com a queda em quadra. Isso causou inflamação, náuseas, dor de cabeça e dificuldade para enxergar, apesar de o tenista não ter perdido a consciência. O médico ainda reforçou que Garin não estava em condições de seguir jogando.
Zizou Bergs makes a HUGE shot to break serve… but accidently collides with Cristian Garin in celebration 😮 pic.twitter.com/6H2RqRmx4m
— Davis Cup (@DavisCup) February 2, 2025
“A Federação Chilena de Tênis apresentou uma solicitação formal ao Painel Independente e à equipe jurídica da ITF, alegando sérias irregularidades ocorridas durante a partida da Copa Davis entre Chile e Bélgica, disputada em 1 e 2 de fevereiro em Hasselt. Os principais pontos da solicitação incluem violações regulatórias pelo árbitro da partida e pelo médico neutro nomeado pela ITF, falhas na aplicação de protocolos médicos após um impacto na cabeça e no olho de Cristian Garin, bem como conduta antidesportiva e agressão física pelo jogador belga Zizou Bergs”, disse o comunicado.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Como parte da ação, a FETECH solicitou uma ordem de restrição temporária (TRO) para impedir a ITF de conduzir o sorteio da Copa Davis agendado para 20 de fevereiro, até que esta reclamação seja resolvida. A federação acredita que permitir que o sorteio prossiga sem abordar esta situação séria causaria danos irreparáveis tanto à FETECH quanto ao jogador afetado”.
Brasil disputará o Grupo I da Davis
O Grupo I será disputado entre os dias 12 e 14 de setembro e terá participação do Brasil. A equipe nacional é cabeça de chave e pode enfrentar Tunísia, Peru, Grécia, Polônia, Cazaquistão, Índia, Colômbia, Israel, Turquia, Bulgária, Equador ou Luxemburgo.
The 2025 Davis Cup World Group I draw has been rescheduled for the week of 3 March, with a date to be confirmed in due course.
The Davis Cup World Group II draw will take place on Thursday 20 February at 11am GMT. The outcome will be published on https://t.co/qKaT53fAx0
— ITF Media (@ITFMedia) February 19, 2025
Absurdo a federação Chilena querer a desclassificassão por esse motivo,claramente um acidente,o Zizou quando vê ele até tenta brecar,ele estava olhando para trás
Não foi acidente não … Quando Zizou vê o Garin, ele pula pra cima do Garin, dá uma ombrada no olho do Garin e lhe puxa a camisa, em vez de frear o movimento, Zizou optou por partir pra cima do Garin ! Reveja o lance em câmera lenta por angulos diferentes , em vídeos diferentes, dá para ver que Zizou optou por não parar e decidiu atropelar o Garin como uma carreta ladeira abaixo ! Além disso, o Garin é um cara enorme, maior que Zizou, e tenista profissional tem visão periférica aguçada para ver uma bolinha mínima em altíssima velocidade em várias direções … Dizer que não viu um cara do tamanho do Garin , bem na frente dele e ainda pular pra cima do cara, é mentira descarada do Zizou!!!
Uma dúvida: se só cabe um no espaço, por que o Garin não esperou o belga passar? Ele vinha mais rápido, e sabemos que a frenagem é mais lenta. Por qual motivo o chileno teria prioridade?
Primeiro de tudo, Garin é vítima e não agressor! Segundo: Garin não forçou passagem nenhuma, ele estava caminhando lentamente e de cabeça baixa quando foi atropelado pelo Zizou, que não só o atropelou, mas lhe deu uma ombrada no olho, puxou-lhe a camisa e lhe derrubou no chão! Quem estava vindo de frente e optou por pular para cima do Garin foi o Zizou e não o contrário…
Não falei que houve um agressor. O belga havia quebrado o saque, por qual motivo ele resolveria virar um kamikaze e se atirar contra o outro? Interessante teoria.
Eu vi o lance, para mim eles disputaram o mesmo espaço. Os dois estavam errados na minha opinião.
Agora, puxar a camisa é agressão? A maioria de nós faria o mesmo. É um reflexo para evitar a queda.
Outro problema na tua argumentação: um tenista tem visão periférica de 360° e o outro não.
Revi o lance mais uma vez para checar a argumentação de “cabeça baixa” e não é verdade. O Bergs veio voando, gritando, olhando pra torcida, e em câmera lenta nota-se que ele freia quando viu que ia bater. O Garín, que estava de cabeça alta, poderia ter deixado ele passar, mas é aquela velha briga por “território”, cada um não querendo abrir mão do seu espaço.
Fernando você, então, poderia me explicar por qual motivo bolada involuntária da japonesa Miyu Kato e do sérvio Djokovic os desclassificaram de Grand Slams, mas uma ombrada de Zizou Bergs no olho de Cristian Garin não pode desclassificar o belga da Davis Cup ???
É uma regra do tênis: se isolar uma bola ou quebrar a raquete e ela bater em alguém, já era, desclassificado na hora. O lance do Djokovic, na minha opinião, não merecia, mas enfim, é a regra e todo mundo tem que seguir.
Continuo não vendo agressão nenhuma e maldade nenhuma no lance
ah, tá… “não tem pior cego que aquele que não quer ver”
mesmo que fosse acidental, as consequencias desse ato (descuidado e inapropriado) foi o impedimento físico do outro jogador.
Inapropriado comemorar um ponto de Davis com a torcida?,o Garin estava vendo ele gritando,comemorando,correndo,ele não é cego,e ele valorizou bastante tb a queda,pareceu um jogador de futebol,se os médicos consideraram ele apto a continuar não foi grave
Cara, tênis não é futebol, nem MMA… Você já imaginou Nadal ou Djokovic ou Federer atropelando o adversário e lhe dando uma ombrada no olho??? Isso no tênis não se faz nunca, inclusive tem uma rede no meio justamente porque o tênis não é um esporte de contato físico entre os jogadores !
Sim,mas em nenhum momento ele teve intenção de se chocar com o adversário,ele não é burro de fazer isso de propósito,para levar punição, ainda mais tão perto da vitória,o Garin estava vendo que Zizou estava correndo pra lá,dava para ele ter evitado ss,o maior interessado em parar o jogo e ter contato era o Garin,ele tava perdendo o jogo
Uma coisa que eu nao sei,era momento de troca de lado?
Eu só gostaria de saber por que a equipe da Belgica não foi desclassificada até hoje???
Se a japonesa Miyu Kato e também Djokovic já foram desclassificados de “Grand Slams” por boladas involuntárias, por que uma agressão voluntária não desclassificou ainda a Bélgica da Davic Cup??? Não foi uma simples colisão… Basta que se analisem os fatos pelos diferentes ângulos captados por diferentes câmeras que dá para ver nitidamente a agressão deliberada de Zizou sobre o Garin ! Tanto o árbitro da partida quanto o tal “médico neutro” nomeado pela ITF foram “coniventes” com o agressor belga, houve falhas na aplicação de protocolos médicos após uma agressão na cabeça e no olho de Cristian Garin, e , pasmem, não foi punida a conduta antidesportiva e agressão física cometida de propósito pelo Zizo contra o Garin !!!
Garin, na verdade, foi nocauteado pela ombrada de Zizou no olho, tênis virou MMA!
O capitão chileno, Nicolás Massú, expressou sua decepção com a situação, observando que ninguém da equipe belga se preocupou em verificar o bem-estar de Garin após a agressão. A equipe chilena emitiu uma declaração enérgica, condenando os eventos como antidesportivos e classificando o caso como um ataque à integridade física de Garin. A declaração enfatizou: “O árbitro geral da partida lavou as mãos da situação, minando o espírito da competição e todo o trabalho árduo de Garin. Este foi um episódio profundamente doloroso e injusto que não esqueceremos facilmente.”
Não recebemos um pedido de desculpas de ninguém. Ninguém veio se desculpar ou verificar o Cristian, e já faz uma hora e meia desde então. Estou totalmente surpreso, apertei as mãos do árbitro e do capitão deles (Steve Darcis) e eu não recebemos nada, estou magoado.”
Garin disse: “Eu estava dando tudo de mim e dando 100%. De repente, vi Bergs saltando em minha direção e acordei segundos depois no chão. Perdi a consciência por segundos, desmaiei e não entendi a situação. Não gostaria de terminar a partida desta forma. Eles me obrigaram a jogar quando eu tinha um hematoma e estava tonto, achamos que o que aconteceu foi muito imprudente e insensível. Não tenho palavras para definir o que aconteceu. Assisto tênis desde que nasci e nunca vi nada assim. Sinto-me mal e lamento que o árbitro tenha me forçado a jogar.”
Nicolás Jarry também quis dar sua visão dos acontecimentos, e toda a equipe chilena ficou muito afetada: “Não entendo onde nas regras diz que você pode bater em alguém em uma partida de tênis. Apoiamos Garín no que ele tem feito. Nós decidimos e estamos muito surpresos com a situação. Dizem que este é o esporte mais bonito do mundo, onde prevalece o jogo limpo, mas hoje as coisas não foram bem feitas.”
Alejandro Orizola, médico da equipe chilena, afirmou à TV de seu país que Garin sofreu uma lesão ocular: “Cristian Garin recebeu uma forte pancada no globo ocular, razão pela qual caiu e acabou batendo a cabeça. Isso gerou uma inflamação, dificuldades para enxergar e uma forte dor de cabeça… Garin não estava em condições de seguir jogando”. Enfim, a pergunta que não quer calar: “Se realmente for feita justica, quando a ITF desclassificará e punirá a equipe da Bélgica, hein???
Exagerado
Caro, “Guerreiro Sandro”
Com goleiro chileno Rojas, aconteceu o mesmo…
Foi operado em estado grave na Santa Casa de Misecordia de Santiago.
A Fogueteira do Maracanã (Rosemary) quase pegou perpétua (vandalismo com sinalizador), acabou libertada para fazer fotos para Playboy.
O mundo aguentou o (pseudo) incidente.
(Alguém, chamado Zizou jamais faria mal a alguém)
Primeiro se você tem um mínimo de respeito. meu nome é Sandro e não “Guerreiro Sandro”… Tenha um mínimo de respeito quando for se dirigir a mim…
Que tática baixa a sua querer comparar a agressão sofrida pelo Garin com o episódio do Rojas… Tênis não e futebol e muito menos MMA … E como assim Zizou nunca faria mal a ninguém??? Ele já foi canonizado pela Igreja Católica, por acaso??? Basta se ater aos fatos e analisar a agressão em diferentes ângulos e em câmera lenta… E contra fatos, não há argumentos! Zizou partiu deliberadamente pra cima do Garin o atropelou, lhe deu uma ombrada no olho, puxou-lhe a camisa e lhe derrubou no chão… E Garin, nocauteado, ainda bateu com a cabeça no chão! Você quer ir contra os fatos? A sequência dos fatos está toda gravada e mesmo assim você quer defender o agressor? Se não houvesse fundamento nos fatos o sorteio da Davis hoje não seria adiado… Interessante é os pesos e medidas adotados dependendo da origem das pessoas… Belgas não podem ser desclassificados por agressão? Mas a japonesa Miyu Kato e o sérvio Djokovic podem ser desclassificados de Grand Slams por boladas involuntárias? E Sinner mesmo sendo vítima, foi suspenso 3 meses, apesar da WADA reconhecer que ele não teve culpa na contaminação e que quantidade ínfima não causaria nenhum benefício ao desempenho? E tenha o mínimo de respeito, eu sou Sandro e não “Guerreiro Sandro”, faça -me o favor!
Aceitaria um “Sandro Guerreiro”????
Ficaria menos bélico e mostraria sua luta contra as injustiças.
É pegar ou largar…
Não dá para entender qual é a lógica do mundo do tênis… A WADA reconheceu que SINNER não teve culpa na contaminação e que a quantidade de Clostebol encontrada não proporciona ganho de desempenho e mesmo assim SINNER é injustamente punido com 3 meses de suspensão… A japonesa Miyu Kato desclassificada de Grand Slam por uma bolada totalmente involuntária… Agora, Zizou Bergs pular pra cima do Garin, dar uma ombrada no olho dele puxar-lhe a camisa e lhe derrubar no chão não merece uma desclassificação??? Agressão pode??? Nocautear o adversário pode???
Guerreiro Sandro…são três entidades diferentes.
A FFT (Federação Francesa de tênis) organiza Roland Garros, onde Kato foi desclassificada
A ITF (Federação Internacional de Tênis) organiza a Copa Davis, onde Zizou “Sem” Breque atropelou Garin.
A WADA (Agência Mundial Antidoping) cuidou do caso Sinner.
O “mundo do tênis” está corrompido???
Sr. JClaudio vai continuar se referindo a mim como “Guerreiro Sandro” , o Senhor não tem respeito ao se dirigir a mim? O nome que aparece nas minhas mensagens é Sandro e não “Guerreiro Sandro”, faça-me o favor !
Olá Sandro.
Todas as nove mensagens sobre o assunto postadas por vc, foram lidas por mim.
Seis delas vc repetiu o incidente entre Garim e Zizou “Sem” Freio.
Três delas pediu respeito para tirar a alcunha “Guerreiro” do nome.
Li com atenção, o poder argumentativo, repedido várias vezes acabou me convencendo.
Vc foi um guerreiro do convencimento, um “Guerreiro, Sandro”.
Todas as entidades citadas não fazem parte do “mundo do tênis”? Então, não se faça de sonso…
O Zizou deveria ser desclassificado e o Sinner deveria receber o tratamento dado a Halep. Infelizmente o tênis, e o esporte, também refletem as injustiças do mundo.
Nalbandian foi desqualificado imediatamente na final de Queens 2012 por ter chutado uma protecção e acabou machucando ao juiz de linha. Foi sem intenção, porém, demoraram 5 minutos em desqualificar ele. No caso de Bergs deveria ter acontecido o mesmo.