Nova York (EUA) – Assunto que estremeceu o mundo do tênis nesta semana, o caso de doping do italiano Jannik Sinner foi um dos mais comentados do esporte nos últimos tempo e rendeu comentários de alguns dos principais jogadores do circuito. Atuais números 2 e 3 do mundo, respectivamente, o sérvio Novak Djokovic e o espanhol Carlos Alcaraz foram abordados para dar a sua opinião sobre o ocorrido, logo na primeira entrevista coletiva no US Open.
Para o atual campeão olímpico, é preciso mudar a abordagem dos órgãos competentes daqui em diante. “Situações como essas são a razão pela qual criamos a PTPA. O principal é o jogador, os direitos dos tenistas. Lutamos para ter protocolos justos, claros e padronizados para esses casos. Entendo a frustração dos jogadores porque falta consistência”, analisou o sérvio.
“Pelo que entendi, o caso dele foi esclarecido no momento em que foi tornado público, cinco ou seis meses depois de a notícia ter sido comunicada à sua equipe. Há muitos problemas no sistema. Espero que os órgãos dirigentes do nosso esporte possam aprender com neste caso para ter uma abordagem melhor no futuro, acho que tem que haver uma mudança. Muitos jogadores tiveram situações semelhantes e não tiveram os mesmos resultados. Temos que investigar para sabermos padronizar algo para que cada jogador, independente de sua classificação ou status, possa receber o mesmo tratamento”, finalizou.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já Carlos Alcaraz, que lidera a nova geração do tênis ao lado de Sinner, preferiu adotar um tom mais comedido e não entrar em polêmicas, mas acredita que o colega seja inocente. “Bom, é um momento muito difícil para ele. Não vou mentir, é complicado. Eu acredito em um esporte limpo. Então, eu não sei muito sobre isso. Eu tenho certeza de que há muitas coisas que não sabemos, mas se eles deixaram Jannik continuar jogando, é por alguma razão. Eles disseram que ele é inocente, então é tudo o que eu sei e o que posso falar”, se limitou a dizer.
Berrettini defende o amigo
Quem também comentou o caso foi o italiano Matteo Berrettini, que saiu em defesa de seu compatriota. “Foram meses muito difíceis para ele, é impressionante ver como ele está administrando tudo, especialmente na idade dele. Vi menos alegria em seus olhos nas últimas vezes que conversamos. Pude compreender a enorme dificuldade de estar na posição dele. Ninguém gostaria de se ver ali neste momento. Conheço-o há muitos anos e estou convencido de que ele é inocente e que foi tudo um erro”, disse o ex-top 6 à Sky Sports.
Fisioterapeuta escreve mensagem após ruptura
Personagem central de todo o caso, o fisioterapeuta Giacomo Naldi, que teria sido o responsável por contaminar Sinner com a substância clostebol após utilizar um spray para tratar um machucado no seu próprio dedo, acabou sendo desligado da equipe do tenista, bem como o preparado físico Umberto Ferrara.
Após o corte, Naldi publicou uma mensagem nas redes sociais, na qual agradeceu os anos de trabalho e sucesso ao lado do jovem atleta, mas também aproveitou para criticar a mídia a respeito da superexposição do caso.
“É verdade que existem duas vias de justiça: a real sancionada pelos Tribunais e a (infelizmente mais eficaz) sancionada pelos meios de comunicação. Estas últimas são muitas vezes superficiais e raramente baseadas em fatos concretos, que neste caso, aliás, são públicos. Como espectador, sempre me perguntei qual era o objetivo de tornar espetaculares os acontecimentos judiciais, senão julgar, criar ou destruir as pessoas e as suas reputações. Hoje que sou protagonista, tenho a confirmação disso”, iniciou.
“Há um ano e meio integrei um grupo de trabalho fantástico, formado por boas pessoas, ótimos profissionais, companheiros de viagem. Com eles vivi momentos de alegria e dor, compartilhei emoções, saboreei vitórias e derrotas, mas acima de tudo consegui atingir objetivos que nos trouxeram para a história do tênis italiano. Tenho orgulho de ter feito parte desta grande equipe, consciente de ter dado o meu melhor. Dói pensar em não fazer mais parte disso, é difícil não estar no box torcendo pelo Jannik, mas terei que me acostumar rapidamente”, lamentou.
Fazer discurso é fácil. Mas ele é o cara que escolhe as horas que vai ser testado.
Pois é….estranho o discurso dele. Bia e halep foram prejudicadas.
Dele quem? Foi exatamente este exemplo que ele deu
Exato, Rodri
Bia prejudicada? Voce acreditaou mesmo na contaminação cruzada dela? Todo brasileiro vinha c esta de manipulação e tal.
Não, ele é o cara que conhece o regulamento, ao contrário de alguns como você, que vem aqui passar vergonha.
Vc leu a matéria???
Essas fedalzetes nem interpretar textos sabem kkk
Esses torcedores de Federer e Nadal não cansam de passar vergonha.
Na Davis pode escolher sim. Pode ser antes ou depois dos jogos. Procure se informar antes de falar.
Lúcido como sempre.
Sempre Será. Paz!
É de uma cara de pau…
A Bia foi punida e Haley tambem, quase tiveram carreiras destruidas e o sinner ok, ele é o Sinner, vamos deixar em silêncio e falar algo após 6 meses.
Cara de pau é vc em nao saber separar a ignorância.
Por mim, puniria todos, inclusive o Sr. Djokovic, que fugiu do anti-doping.
Sou contra a impunidade, contra o uso de doping e contra o privilégio de tenistas de ponta.
Fala Gilvan. O seu disfarce é tão bom e eficiente quanto o do Superman.
O correto é antidoping, sem hífen. Já escreve errado faz tempo, mas nunca chamei a atenção pra não ser chato.
Torcedor frustado de Federer e Nadal. Só choram e inventam histórias contra o goat!
Depois ainda tem a desfassatez de dizer que não insinua nada.
Djokovic cada vez mais se coloca em posição do maior tenista da história.
Por que não buscas a sua?
Volta pro nick original, Gilvan. Todo mundo já sabe que é você.
DjokoGOLD, o maior da história passando o trator sem precisar de doping NUNCA.
Nossa Bia e a Halep cumpriram suspensão, independente se eram inocentes ou não! Com o Sinner vai ficar por isso mesmo? Djoko tá certo! As penas precisam seguir um padrão
Halep teve problemas com o passaporte biológico, Sinner não. Não é a mesma coisa.
Maurício, vc tá viajando na maionese! Halep foi afastada por doping
Achei o sérvio bastante comedido e o comentário do Alcaraz superficial.
O espanhol reconheceu que não sabe nada do assunto e não teria muito a adicionar. É bom ter essa humildade e evitar se aprofundar quando você não tem conhecimento sobre o tema.
Sempre com esse papo mole aí…. se o outro faz m* ele quer que todos sejam tratados igual, se é ele que faz m* e é deportado ou se não é aceito em países de primeiro mundo aí ele quer ser amado e tratado como o grande campeão que é…. por isso que RF é o verdadeiro GOAT e esse abilolado negacionista aí pode ganhar 70 slams que jamais será
RF é comedido em lamber o chão onde está o dinheiro. O GOAT das propagandas e de patrocinadores. Eu quero ver se ele defenderia quem está abaixo do top50.
RF é tão comedido que não tem coragem pra se pronunciar sobre nada, um covarde, assim como seus torcedores
Aff !!
RN realmente , geralmente se abstém. Com certeza, se posicionar gera alguma polêmica Djokovic não tem problema com essa questão. Por isso não procede a informação de que quer ser aceito . Isso está muito mais pra quem não se posiciona, assim não desagrada a ninguém sendo querido pois não incomoda.
Isso mesmo, Vera! Tudo a ver o que vc escreveu.
Perfeito
O suíço não é maior nem que o Nadal.
Vcs enzos, viajam na maionese hein. Kkk
Kkkkk, você que acha que freguês do espanhol no H2H, com menos Grand Slams, menos Masters 1000 e sem ouro olímpico, é maior do que ele e nós que somos os Enzos? Kkkkkk
Gosto muito mais de Roger Federer do que de Rafael Nadal, mas infelizmente este dominou aquele e conquistou muito mais! Essa é a realidade, doa a quem doer, especialmente aos enzos…
Pois é. Deixa essa discussão pra esses dois, pq o maior não tem mais margem pra dúvidas. Mas, concordo com você que ele não é maior que o Nadal também.
Que comentário sem noção. Uma pandemia mundial era algo que a humanidade atual nunca tinha vivido, logo não havia protocolo pra tratar esse tipo de caso, tanto que alguns países tinham tolerância pra não vacinados e outros não. Depois desse primeiro episódio, onde ele foi pego de surpresa, não vi ele querer impor sua entrada com seu nome nunca. Inclusive tem aquela famosa entrevista dele respondendo à indagação do entrevistador de por que ele não se vacinaria pra continuar jogando e quebrar todos os recordes, ele respondeu que seu direito de escolha sobre seu corpo era algo muito mais importante do que quebrar qualquer recorde. Ele abriu mão consensualmente de disputar grand slams e alguns masters 1000 pra não ceder ao que queriam, não houve qualquer tratamento de estrela pra ele.
Perfeito Rafael.
Coincidentemente, vi essa entrevista hoje, num documentário extraordinário sobre o sérvio.
Jamais um atleta falou e agiu conforme suas convicções, abrindo mão do que seria o mais importante para a maioria.
E isso incomoda muita gente.
Outra coisa de diferenças gritantes: seu texto e o escrito pelo André Borges.
Perfeito seu comentário.
Kkkkkkk… alguém fala pro André Borges que o Federer é o 3o. da história. Não ganha nem do Nadal, muito menos do maior da história do tênis, Djoko goat! Fica tranquilo, o Federer ganha o troféu do tenista mais simpático de todos os tempos, pode comemorar!
Deve ser incômodo demais para um torcedor frustrado ver que seu algoz foi impedido de jogar um AO, mas voltar no ano seguinte e ser campeão. Deve igualmente, ser frustrante demais, ver seu algoz ser impedido de jogar no US Open e voltar no ano seguinte e ser campeão.
Tento lhe entender, mas não dá.
Alcaraz ficou em cima do muro e o GOAT foi certeiro.
Djokovic é parte prejudicada nesse episódio. Foi garfado pela atp, que deu de presente a Sinner uma semana a mais como número um, semana esta que pertenceria por direito a Djokovic, isso pensando no desdobramento mínimo do ocorrido. Assunto muito polêmico que,mais uma vez, Nole não se furta a comentar. Outros tenista se quer parecem ter conhecimento do caso.
Perfeito
É fácil falar assim quando se tem carta branca pra fugir dos testes, como na Davis passada…
Torcedor de Federer e Nadal sempre chorando e inventando história contra o goat!
Mentira.
Como vc mente, na Davis pode optar por fazer o teste antes ou depois do jogo, ele não recusou, fez depois da partida
Direitos iguais para todos.
Se é do regulamento que após constatado substância inadequada no exame, afasta o jogador para apuração e julgamento.
Não foi um erro da ATP, foi um abuso de poder, deixando de cumprir o regulamento, para favorecer um jogador do mesmo País do presidente da ATP.
Sempre coberto de razão.
Kkkkk o cara que se negou a fazer um anti doping opinando sobre doping é demais kkkkkk
Quer um lenço? Djoko goat manda um abraço. Pare de contar mentiras torcedores de Federer e Nadal!
Mentira.
Mentiroso assim como muitos aqui, na Davis ele pode optar por fazer o teste antes ou depois dos jogos, ele se estressou pq queriam que ele fizesse antes e iria atrapalhar sua preparação para o jogo, mas não recusou, se recusasse poderia ser constatado o doping pela negação.
Exato, o cúmulo da cara de pau…
Este deve ser o tipo de situação mais complicado para se analisar em questões esportivas.
Como o massagista italiano, eu costumo ser contrário à exposição sensacionalista que parte de imprensa pratica e que, conforme apontado, tem o poder de destruir reputações e carreiras. Sou, por este motivo, “signatário” convicto do segredo de justiça.
Como o Djokovic, entendo ser fundamental que as práticas sejam isonômicas, independentemente da relevância, ranqueamento ou qualquer outro fator associado.
Infelizmente, em esportes, e sobretudo nos esportes individuais, a presença do jogador no evento pode alterar completamente a evolução no chaveamento, então, em geral, costumo ser favorável à suspensão prévia, mas com algumas condições (que eu estou supondo entender) :
– em primeiro lugar, acho meio ridículo estabelecer os mesmos limites para todos os esportes (novamente, estou supondo que seja assim). As federações deveriam, juntamente com cientistas especializados, estabelecer quais seriam as dosagens máximas em função dos possíveis ganhos de desempenho na modalidade;
– se os modernos testes são realmente capazes de detectar contaminação cruzada na concentração mensurada no caso do Sinner, então tem algo muito errado nos limites que foram estabelecidos, ainda mais que a substância detectada possui um tempo de permanência de cerca de um mês no organismo e o italiano realizou duas medições neste período, ambas com baixíssimo grau de concentração. O ganho para o atleta, neste caso, muito provavelmente, é insignificante ou irrelevante;
– do que foi exposto, acredito que o afastamento imediato e a postergação deste em função de uma avaliação mais criteriosa, devem possuir limites diferentes.
Não sou especialista na área, e é bem possível que o que postei acima corresponda às práticas e trâmites em uso.
Para quem quiser mais informações sobre as dificuldades envolvidas, sugiro que busque na Internet o tema “doping testing in sport”. Separe algumas horas, o tema é bem complexo.
Saúde e paz.
Meu Deus!!! Djokovic se recusou ao antidoping?! Não sabia que seu poder chegasse a tanto. As pessoas só entendem o que convém.
Lutamos para ter igualdade e protocolos justos, disse o tenista que se negou a fazer um antidoping porque não era na hora, local e forma que ele queria e nada aconteceu.
De novo?
Te manca cara!
Temo que Djokovic seja mais uma vez perseguido por essa declaração forte e justa. Os caras da ATP que tem a agenda 2030 debaixo do braço e sumprem com o ESG a risca, não engoliram a volta triunfal dada pelo sérvio desde o AO 23. Cuida-te, Novak, os caras do politicamente correto te odeiam!
O Jornal inglês DAILY MIRROR denunciou, meses atrás, a ITIA por facultar aos tenistas “de ponta” escolher, ao seu bel prazer, as datas que lhes sejam convenientes prá fazer os exames antidoping. Logo, essa ITIA é uma piada, amigo.