Londres (Inglaterra) – Campeã de Wimbledon em 2023, a tcheca Marketa Vondrousova começa a semana com uma péssima notícia. Nesta segunda-feira, a Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) anunciou que ela recebeu uma suspensão de quatro anos por se recusar a fazer um teste antidoping em dezembro de 2025.
Um tribunal independente suspendeu a tcheca depois que ela não forneceu uma amostra quando notificada por um Oficial de Controle de Dopagem (OCD) durante uma tentativa de teste fora de competição em sua casa por volta das 20h do dia 3 de dezembro de 2025.
“De acordo com as regras antidoping, o ponto de partida para uma sanção quando um jogador se recusa a fazer um teste deve ser o mesmo que seria aplicado se o resultado fosse positivo. Isso visa garantir que qualquer pessoa que esteja se dopando não possa cumprir uma suspensão menor simplesmente por se recusar a fazer o teste”, disse o comunicado da ITIA.
CEO da Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA), Karen Moorhouse reconhece que o processo de teste é desconfortável e representa um fardo adicional para os jogadores, mas salienta que é essencial para proteger a competição justa.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“A segurança e o bem-estar dos jogadores e de nossos agentes de controle de dopagem são muito importantes para nós. Nossos agentes são bem treinados, profissionais e o gênero da testemunha de teste sempre corresponde ao do jogador. Eles portam identificação o tempo todo e os jogadores podem verificar sua identidade de outras maneiras, caso tenham alguma dúvida”, disse Moorhouse.
Durante a audiência em um tribunal independente, Vondrousova apresentou explicações de que o estresse e a saúde mental debilitada afetaram sua tomada de decisão, além de preocupações com sua segurança.
O tribunal considerou isso em sua decisão, bem como o depoimento do Oficial de Controle de Dopagem que tentou realizar o teste, e concluiu que as evidências não ofereciam “qualquer justificativa convincente” para a recusa do teste.
A jogadora, a ITIA e a Organização Nacional Antidoping da jogadora têm o direito de recorrer da decisão ao Tribunal Arbitral do Desporto. A suspensão de Vondrousova, de 26 anos e ex-número 6 do mundo, termina no dia 21 de junho de 2030.
Vondrousova reclama do controle antidoping: “Não temos privacidade”











Se fosse italiana….
Sou totalmente a favor de Marketta Voundrousova!!! Às 20h, não é hora de ir na casa de ninguém coletar amostra para “doping”, ainda mais para atleta profissional que treina duro durante o dia e precisa descansar e relaxar à noite!!! Que fossem no dia seguinte de dia e não à noite!!! Vondrousova está certa, dou todo meu apoio a ela!!!
Como sabiam que ela estava em casa?
20:00 hs da noite ? Na casa dela? Tinha q chamar a policia de suspeita de assalto e soltar os cachorros nos agentes..
Exatamente!!!
“20 horas da noite”… Kkkkkkkkkkk
Pra mim, qualquer atleta que é pego no exame antidoping, deveria ser banido do esporte. Isso vale pra Iga, Beatriz Maia e Sinner. É injusto com quem pratica a honestidade, que essas pessoas continuem disputando e auferindo riqueza de forma desonesta. É furto indireto! Se não vai pra cadeia, como qualquer “ladrão de galinha”, que seja banido do esporte, pra que seja dado o exemplo. O esporte agradeceria imensamente.
Nossa, que ditador…
Na academia de bairro que eu frequento tem uns 10% que praticam a honestidade, imagina no esporte de altíssimo rendimento.
Chegou o teórico da conspiração.
Está inspirado hoje… comeu muita abobrinha, meu caro?
Ela foi pega? Ah obrigado. Leu de olho fechado a matéria né?
E o Closteboy suspenso por só 3 meses ainda em um arranjo…
Aguardando, agora já deitado, a ITIA ou qualquer tribunal ou agência antidopagem olhar para um/uma estadunidense. É doping, esqueeeeeece
Ou pra um determinado sérvio rs
Como não existem estadunidenses… Está tudo tranquilo… Kkkkkkkkk
Estadounidenses estão sujeitos à agência de antidoping local. Uma molezinha.
Caso muito similar ao do tenistas sérvio, Novak Djokovic, que depois do episódio em que fugiu do teste antidoping, apesar de não ter sido suspenso, nunca mais foi o mesmo. Seu corpo desmilinguiu e a idade bateu rapidamente.
Uma pena que os órgãos responsáveis dêem tratamentos tão distintos para as estrelas do circuito.
Deixe de mentir. Ele deu a amostra após a partida e não antes.
Me imagino dedicando todo meu tempo na tentativa de denegrir alguém.
Aí percebo que minha vida seria um caos e retomo meus pensamentos para coisas nobres.
WB2019 foi uma trauma marcante na vida de Gilvan. Não bastou WB 2014 e 2015
Sim.
Em alguns, passou, mas…
Acredito que o Tribunal Arbitral do Desporto reduzirá bastante essa pena.
Piada
O nobre colega não é o primeiro nem o segundo a comparar o caso da Simona Halep com o caso do Sinner.
Só gostaria de refrescar a sua memória: a romena criou problema na hora de fornecer o passaporte biológico, e Sinner não. Então no meu ponto de vista, não cabe comparação.
Caro Maurício, eu creio cabe sim comparação por uma série de razões. A acusação envolendo o passaporte biológico da Halep também foi descartada… além da conclusão ter sido a mesma: doping não intencional por parte do atleta.
O caso da Halep se arrastou por 18 meses até ser julgado em definitivo… mas ela já estava sendo punida com a suspensão e na primeira instância o gancho foi de 4 anos. O caso do Sinner foi bem mais célere, mais ágil… e correu em sigilo na maior parte do tempo.
Pesquise o caso de Stefano Battaglino, tenista desconhecido de ranking baixo, que também foi pego no doping por Clostebol… 4 anos de suspensão, sem direito a sigilo, sem agilidade no processo, sem fisioterapeuta particular para testemunhar no processo a seu favor… Não consigo pensar em disparidade mais escancarada do que esta.
Quem acha que as regras anti doping valem igualmente para todos, precisa estudar um pouco mais, pois estes casos não terão visibilidade, serão varridos para baixo do tapete.
Certamente. Veja o caso de Novak Djokovic, que se recusou a fazer o exame antidoping durante a Copa Davis, em 2023. Sequer foi investigado, muito menos punido.
Lembrando que várias substâncias dopantes (como GH e diuréticos) podem sumir do organismo em poucas horas, não havendo justificativas para o atleta se negar a fazer exames surpresa.
Errado. Djokovic não se recusou a fazer o exame. Na ocasião, apenas pediu para fazê-lo após a partida. O agente querer fazer o exame uma hora e meia antes é inconveniente… e interfere na rotina e preparação antes de entrar em quadra. A regra permite isto pois não há interferência no que diz respeito à detecção de alguma substância proibida.
Se você se desse ao trabalho de examinar o assunto sob a luz da razão, iria perceber… Nem de longe isto é uma polêmica comparável ao caso do Sinner.
Eu me esforço ao máximo para que o meu gosto pessoal, “o meu estômago”, por assim dizer, não seja o critério para opinar sobre questões assim. Mas para as pessoas que tem histórico de serem haters do sérvio, não esperaria outra coisa.
Esqueça, nobre Davi, da “luz da razão” para alguns aqui.
Fake news
pena que é tcheca, se fosse servia poderia se recusar a fazer os testes porque nao foi avisada com antecedencia sobre a data e local…. uma pena….
Se fosse sérvia, a quem sua escrita indica suspeição, não teria nenhum problema, como foi “a da sérvia”.
Na ansiedade de me corrigir se esqueceu de escrever uma frase completa com nexo.
Você e todos que leram, com um pingo de inteligência, entenderam muito bem.
Seu problema não é a leitura.
Eu não quis te corrigir não.
Que zebra!!!
Eu entendo que algumas substancias podem se despersar, mas porque não fazer o teste quando estão em competição? Por outro lado, sim, é uma desculpa esfarrapada o estresse para a decisão. O tenista profissional sabe das consequencias, alegar saude e debilidade mental para recusar um teste é muito suspeito. Teria que estar em surto pleno e hospitalizado para ser uma desculpa viaval.
Justamente porque boa parte dos tenistas que se dopam o fazem fora das grandes competições. Durante as competições aparecem com o corpo “limpo” e se livram de punições.
Por que não vão propor um acordo? Se ela não pode fazer, embora justificou, considerada culpada, assim como o Dr. Sinner e também Dona Iga!
Claramente uma retaliação por ela ter reclamado publicamente. Pois essa tentativa de teste foi feito fora do horário previamente agendado com a jogadora.
Se ela fosse italiana provavelmente a ITIA pediria desculpas pelo ocorrido em vez de puni-la…
Muito estranho mesmo um teste surpresa as 20 hrs. E realmente perdeu-se a credibilidade após o caso Sinner.
Sem entrar no mérito da materialidade, ou seja, se há ou não há a culpa de algum tenista: as próprias entidades responsáveis são muito suspeitas e incoerentes… vem lidando com esta questão de maneira desastrosa.
Não parece ser desproporcional uma suspensão de 4 anos? Se ela fosse número 1 do mundo ou tivesse mais destaque, seria a mesma coisa?
Muitos até hoje não conseguiram engolir a história do Sinner… O Naldi e o Ferrara, dois caras da equipe do Sinner à época, sabiam muito bem que o uso do Trofodermin (que contém o Clostebol) era banido e daria positivo para doping. Giacomo Naldi já havia trabalhado em times de basketball na Itália. Alguns estranharam também o desenvolvimento físico do Sinner em um período relativamente curto, considerando o seu tipo mais franzino que sempre foi sua característica.
E Sinner somente pegou 3 meses de suspensão… Vejam só: as mesmas entidades destruíram a carreira da Simona Halep: embora o teste para doping tenha dado positivo, foi provado que não foi intencional por parte da Halep. Bem semelhante ao Sinner… Mas um tratamento muito, mas muito diferente. Há muitos outros casos semelhantes, mas como são de jogadores de baixo ranking e desconhecidos, ninguém dá a mínima atenção.
Imaginem só meus amigos, se a história do Clostebol tivesse sido com o Djokovic ao invés do Sinner… Vocês acham mesmo que teria havido o mesmo tratamento por parte da mídia e das entidades responsáveis? Estariam falando disto até hoje, quase toda semana…
Antes que algum desavisado que não saiba interpretar texto venha reclamar: não tenho elementos para julgar a questão do Sinner, vi argumentos a seu favor e contra… espero que ele de fato tenha sido inocente em toda esta questão… Joga muito tênis.
Mas o fato é que estas entidades aí usam dois pesos e duas medidas a depender de quem é pego.
Perfeito.
Destruiram a carreira da Halep…
Enquanto outros são protegidos…
Exato
Lembrando que Djokovic se negou a fazer exame antidoping durante a Davis de 2023 e sequer foi investigado por isso. Ele recebeu tratamento muito diferenciado, pode ficar tranquilo.
Lembrando que é bom estudar o assunto com mais profundidade… No mais, estou tranquilo, obrigado!
A culpa não é o único critério… se houve ou não benefício na performance (e o quanto) é fator importantíssimo. Ficou provado que Sinner não teve benefício algum e teve o mesmo tratamento que outro tenista desconhecido, na mesma situação, teve antes dele.