Londres (Inglaterra) – Pelo segundo ano consecutivo e apenas a terceira vez na Era Aberta, um jogador britânico conquistou o título de duplas masculinas em Wimbledon. O canhoto Henry Patten, de 28 anos, fez a alegria da torcida na Quadra Central, jogando ao lado do finlandês Harri Heliovaara. Os campeões salvaram três match-points na final contra os australianos Max Purcell e Jordan Thompson, com parciais de 6/7 (7-9), 7/6 (10-8) e 7/6 (11-9) em 2h49 de partida.
Os outros dois britânicos que venceram o torneio de duplas em Wimbledon foram Jonathan Marray em 2012, ao lado do dinamarquês Frederik Nielsen, e Neal Skupski no ano passado, junto do holandês Wesley Koolhof.
“Não consigo nem me lembrar do que aconteceu no jogo. Para mim, o mais especial é conquistar esse título na frente de tantas pessoas que vieram nos apoiar. Muitos membros da minha família, meus melhores amigos. Obrigado a todos”, disse Patten, na cerimônia de premiação. Heliovaara acrescentou: “Admito que tivemos um pouco de sorte hoje”.
Back from the brink 🤯🫨
Harri Heliovaara and Henry Patten save three Championship points to defeat Jordan Thompson and Max Purcell 6-7(7), 7-6(8), 7-6(11-9) and win the Gentlemen’s Doubles title 🏆#Wimbledon pic.twitter.com/uAiSc5Jj14
— Wimbledon (@Wimbledon) July 13, 2024
O finlandês de 35 anos parou de jogar tênis há 11 anos devido a uma lesão. Ele se formou na Aalto University, em seu país, e chegou a trabalhar no aeroporto de Helsinque como guia de passageiros. Ele voltou em 2017 e desde então ganhou sete títulos de duplas em nível de tour.
Ex-número 7 do mundo, Heliovaara sobe 25 posições para o 12º lugar no ranking de duplas. Patten também salta 25 posições e sai do 42 para o 17º lugar. O britânico nunca havia conquistado um título de ATP antes de abril deste ano. Durante a temporada de saibro, venceu dois ATP 250 em Marrakech e Lyon.
Entre os vice-campeões, Purcell está com 26 anos e tentava conquistar seu segundo título em Wimbledon, tendo vencido em 2022 com Matthew Ebden. Thompson, 30, nunca havia passado das quartas de final do evento antes deste ano.
Talaio! Parabéns pelo esforço