Roma (Itália) – Foram divulgadas neste domingo as chaves masculina e feminina do qualificatório do torneio de Roma que, assim como Madri, é realizado de forma simultânea pela ATP e WTA e vale mil pontos para os campeões. O Brasil terá três representantes na disputa da fase prévia e cada um precisará vencer dois jogos para entrar na chave principal.
Entre os homens, Thiago Monteiro e Felipe Meligeni Alves terão desafios distintos na estreia do quali. O canhoto cearense abre campanha por volta das 8h desta segunda-feira, no horário de Brasília, contra o convidado italiano Giovanni Oradini, apenas 376º do mundo. Já o paulista enfrentará a partir das 5h o francês Hugo Gastón, 95º do ranking e sétimo cabeça de chave.
Se vencer, Monteiro terá pelo caminho o vencedor do confronto entre o também francês Corentin Moutet, 88º colocado e quarto principal inscrito na fase prévia, e o bósnio Damir Dzumhur, que aparece hoje na 145ª posição da ATP. Por sua vez, Meligeni sabe que terá outro adversário francês se passar pela primeira rodada, que virá da partida entre o alternate Giovanni Perricard, 124º do mundo, e Gregoire Barrere, 108º do ranking e 16º pré-classificado da competição.
Pigossi enfrenta irmã mais velha de Andreeva
Na chave feminina, a representante nacional neste quali será a paulista Laura Pigossi, que encara na estreia, também às 5h desta segunda, a russa Erika Andreeva, de 19 anos e 102ª colocada na WTA. Ela é a irmã mais velha de Mirra Andreeva, que com 17 anos já é a número 43 do mundo.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A vencedora deste confronto decidirá uma vaga na chave principal contra quem avançar do duelo entre a espanhola Rebeka Masarova, 89ª do ranking e cabeça 11 do qualificatório, e a convidada italiana Sofia Rocchetti, apenas a 427ª.
Bia e Wild já estão garantidos
Enquanto Pigossi, Monteiro e Meligeni jogarão a fase prévia em busca de uma vaga na chave principal, outros dois brasileiros já estão garantidos na competição pelo ranking. Entre as mulheres, a paulista Beatriz Haddad Maia tentará defender as quartas de final do ano passado, e no torneio masculino o paranaense Thiago Wild fará sua estreia no Foro Italico de Roma.
Dos outros três, apenas Thiago Monteiro já jogou o torneio antes, parando na primeira rodada em 2017 e na segunda fase em 2023. Por sua vez, Felipe Meligeni ficou a uma vitória de furar o quali no ano passado e Laura Pigossi não passou da estreia na etapa classificatória.
Nenhum passa…
Me parece a mesma previsao de Madrid, e quando o Thiago passou vc desapareceu
Também não lembro do comentário dele quando o Monteiro passou o trator no Tsitsipas.
Kkkk, vai ter que sumir novamente…..
Cravou também em Madrid. É fácil ser pessimista no tênis. Uma hora acerta.
Um já passou… kkkkkk
Eu não gostaria se ser alguém tão negativo, e aí quando os BRs passam o R1 o cara já começa a sumir kkkkkkkk
Parabens, 100%!
Meu amigo, não te conheço, mas vc é muito ruim de palpite….
Parada dura pra o morteiro, e mais alívio pra o Felipe
Acho que está invertido…
Q1 do Monteiro muito acessível, mas Q2 complicadíssimo.
Monteiro tem chances. Se mostrar que o tenis de Madri não foi por acaso, passa tranquilo.
Meligeni deve estar louco pra acabar logo Roma e RG, para poder curtir umas férias
Sobre a Pigossi, nunca vi a Andreeva B, mas ela tem se mantido levemente à frente da Laura nos últimos 3 anos, então será complicado.
Bia já tem possíveis adversárias?
O sorteio das chaves principais ainda não foi feito.
Obg
Vai ter que ser na raça e no psicológico…. na técnica, adversários melhores. Mas não duvido da Brazilian Storm rsrsrsrs
Adversário do Monteiro esse ano tava jogando ITF e não indo nada bem, tem que ganhar essa. Gaston tbm não anda ganhando muito, manter a calma que o Felipe tem jogo para levar essa.
Exato, Monteiro n tem nem discussão, pegou o adversário mais fraco disponível no Q1, tem q passar sem sustos.
Meligeni pegou um top 100 mas, q vem de 9 derrotas nos últimos 10 jogos, loooonge de ser o pior dos mundos..
Msm a Laura, a irmã da Mirra n tem maiores feitos no circuito até aqui.. Nenhum dos BRs tem muito oq reclamar desse sorteio de Q1..
Nenhum macho fura o quali nem avança alem da primeira rodada do torneio e os misóginos que monopolizam os comentários do site precisam se conformar que o tenis masculino brasileiro hj é terceiro escalão mesmo na América Latina. Argentina, Chile, Colombia e Bolivia atualmente tem jogadores melhores do que o Brasil
Argentina e Chile tudo bem , sempre estiveram na nossa frente. Mas Colombia e Bolivia é demais , a Colombia tem um TOP 100 e uma TOP 300, e a Bolivia tem um TOP 200. Devagar JC.
Fonseca, qual será o próximo torneio?
Chave dura mas acho que os brasileiros passam o qualy
Tem alguma transmissão do qualy?