Anatya (Turquia) – Depois de se classificar em segundo lugar de seu grupo, o Brasil perdeu nas quartas de final da Billie Jean King Cup Junior, em Antalya, na Turquia. As brasileiras foram superadas pela forte equipe tcheca por 2 a 0 nesta quinta-feira e agora vai disputar o quinto lugar da competição.
Na abertura do confronto, a gaúcha de 16 anos e 129ª do ranking juvenil Pietra Rívoli foi superada por Tereza Krejcova, número 27 do ranking, por 6/2 e 6/0. Logo depois, a paulista de 14 anos Nauhany Silva, 165ª do ranking, caiu diante de Julie Pastikova, 28ª do mundo, por 6/1 e 7/6 (7-5). Naná vinha de uma grande vitória sobre a britânica Mika Stojsavljevic, campeã juvenil do US Open e sétima do ranking, na última quarta-feira.
As brasileiras agora enfrentam o Japão no playoff que define do quinto ao oitavo lugar da competição. No ano passado, o Brasil também chegou às quartas e ficou na oitava posição geral. As campanhas de maior destaque foram o terceiro lugar em 2012 e o quinto lugar no ano seguinte. A equipe do capitão Haroldo Zwetsch ainda tem a gaúcha Ana Cruz à disposição.
Equipe masculina ainda sem vitórias
O time masculino foi superado por Portugal por 2 a 0 no playoff que define do 9º ao 16º lugar. A série começou com vitória de Salvador Monteiro contra Leonardo Storck por 7/5 e 6/2. Já Pedro Dietrich foi superado por Gonçalo Castro por 6/3, 3/6 e 10-4. Nesta sexta-feira, o Brasil enfrenta a equipe de Hong Kong. O capitão Rodrigo Ferreiro também conta com o paulista Thomas Miranda no grupo.
Semifinais definidas
Algozes das brasileiras na Billie Jean King Cup Junior, as tchecas vão em busca da quinta final seguida na competição e enfrentam os Estados Unidos, que conquistaram as duas últimas edições. A outra semifinal terá Alemanha e Romênia. No masculino, os Estados Unidos enfrentam o Japão em uma das semifinais, e na outra a alemães e romenos também duelam.