Melbourne (Austrália) – O impressionante tiebreak decisivo da partida entre a Anna Blinkova e Elena Rybakina foi o mais longo de uma partida de simples na história dos Grand Slam. Segundo a ITF, com os 42 pontos disputados, o desempate do terceiro set vencido pela tenista russa superou o recorde anterior que era de 38 pontos, ocorrido em duas ocasiões diferentes.
O primeiro aconteceu na rodada de abertura do próprio Australian Open de 2007, quando o francês Jo-Wilfried Tsonga venceu o tiebreak da primeira parcial por 20 a 18 diante de Andy Roddick. O norte-americano, no entanto, acabou vencendo a partida por 3 sets a 1 e chegou até a semifinal do torneio, caindo para o suíço Roger Federer.
Já no ano passado, a ucraniana Lesia Tsurenko bateu a romena Ana Bogdan na terceira fase de Wimbledon também por 20 a 18, mas no tiebreak decisivo. Tsurenko acabou eliminada logo na sequência, sendo superada pela norte-americana Jessica Pegula nas oitavas.
At 42 points, the final-set tiebreak between Anna Blinkova and Elena Rybakina (won 22-20 by Blinkova) is the longest tiebreak in a singles match in Grand Slam history.
— ITF Media (@ITFMedia) January 18, 2024