Wuhan (China) – Assim como havia acontecido na campanha para o título em Seul, há pouco mais de duas semanas, Beatriz Haddad Maia voltou a superar a russa Veronika Kudermetova e avançou às oitavas de final do WTA 1000 de Wuhan. A número 1 do Brasil e 12ª do mundo bateu a russa, ex-top 10 e atualmente apenas no 63º lugar do ranking, por 6/1 e 6/4 em 1h32 de partida nesta quarta-feira.
Esta foi a segunda vitória de Bia em quatro jogos contra Kudermetova. Antes dos dois confrontos na China, a russa havia vencido em Tóquio no ano de 2022 e outra em Charleston na atual temporada. A paulistana de 28 anos também já foi parceira de Kudermetova nas duplas, com título do Elite Trophy em Zhuhai no ano passado. A russa caiu bastante no ranking desta semana com o desconto dos pontos do título do WTA 500 Tóquio do ano passado. O torneio japonês mudou de data e só será disputado no fim do mês.
A adversária de Bia nas oitavas será a polonesa Magdalena Frech, 27ª do ranking e recente campeã do 500 de Guadalajara. Ela venceu a norte-americana Emma Navarro, número 8 do mundo e semifinalista do US Open, em três sets e 2h09 de jogo, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/3. A brasileira venceu seus três duelos contra Frech.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Outra meta para Bia nesta semana em Wuhan é tentar voltar ao top 10 do ranking mundial. Provisoriamente, ela está somando 120 pontos e ganhando duas posições. Entre as principais concorrentes estavam as russas Daria Kasatkina e Anna Kalinskaya, além da tcheca Barbora Krejcikova, que hoje é 10ª do mundo, mas tinha pontos a defender, mas tanto Kalinskaya quanto Krejcikova foram eliminadas. Nesse caso, há disputa direta com Kasatkina, mas Mirra Andreeva e Marta Kostyuk podem alcançá-las em caso de título.
Bia foi muito firme nos games de saque
Sólida com o saque, Bia venceu 66% dos pontos disputados e sofreu apenas uma quebra. Ela inclusive foi muito bem nos pontos importantes, converteu quatro dos cinco break-points que teve a seu favor e salvou também quatro dos cinco que teve contra. Do outro lado, Kudermetova ficou com apenas 49% de aproveitamento nos seus games de serviço.
O primeiro set foi dominado pela canhota paulista, que começou com duas quebras seguidas para abrir 4/0 e então salvou dois break-points para vencer também o quinto game. Kudermetova voltou a ameaçar no sétimo, mas perdeu a chance de quebra que teve e caiu no terceiro set-point.
Kudermetova se recuperou na parcial seguinte e largo na frente, abrindo 3/0 com uma quebra de frente. Bia manteve a calma e respondeu prontamente, obteve duas quebras consecutivas e venceu os cinco games seguintes. Depois disso, bastou para ela administrar a vantagem e garantir mais um triunfo sobre a russa de 27 anos.
Bia voltando ao top-10. Mais do que merecido, pelo que ela vem jogando nos últimos meses.
Não completou 2 meses em boa fase…
“Nos ultimos meses” e “nos ultimos 2 meses” sao equivalentes semanticos, nao?
Fala isso pro ranking dela.
Se vc pelo menos reconhece que ela tá em boa fase, Leonardo, já é um avanço.
Ele não consegue, está com raiva. Fica só esperando alguma queda para dizer: eu não disse !… kkk
É possível realmente Astério, triste
Esse Leonardo é o mesmo Alcool e Gel que mandava Bia jogar duplas ?
2 meses é suficiente pra subir bastante no ranking
Bom dia Leo. Se Com 2 meses em boa fase ela esta beliscando o top 10, imagina o que ela pode almejar!!!!
O importante é ter boas fases, pra quem falou que ela ia tá fora do top 50, 100, melhor jogar duplas…etc etc. Tá difícil de engolir a realidade da Bia, mais 5 anos( ate 2029) como top 20, sem contusões.
Ô Leonardo Alquingel, não foi você que comentou (com um ‘q’ de torcida) que ela teria uma queda acentuada no ranking depois do saibro?
Evoluiu a olhos vistos.
Parabéns Bia orgulho do Brasil
Ela é mesmo incrível! Quando joga relaxada e confiante, ela dá show! Tomara que ela vá longe e se garanta no top 10 – de novo, para lembrar os haters incautos…
Aquele Lob no 3×3 do 2o.Set foi demais!
Me fêz lembrar do Blumenau que sumiu sem ver essas jogadas sensacionais desse jogo!
Ou tá assistindo escondido, kkk…
VQV BIA!
Bem lembrado! Do mesmo jeito que subiu à rede muito bem em vários momentos, se defendeu com eficiência como no lance do lob.
Acho que a Bia deveria repensar sobre seu técnico, quem sabe um dia ela retorna ao TOP 10 e pode alçar vôos ainda maiores.
(contém ironia)
Parabéns Bia !!
Parabéns Paciaroni !!
Na realidade, o técnico é o de menos, quem sabe ela poderia um dia se dedicar somente às duplas (ironic mode on), e assim se destacar muito mais no tênis, financeiramente etc.
Mano, não tem porque trocar de técnico não, a gente cobra um melhor saque e mais agressividade da Bia, porém olhando para o circuito, apenas umas 5 tenistas tem saque potentes e fazem bastante winners, o restante é no mesmo nível da Bia, ela com confiança vai longe
É muito cedo para dizer que esta dando certo. Ainda é válido sim a troca…
Ela não completou 2 meses de boa regularidade. Num calendário de 11 meses de torneios, ainda é uma porcentagem muito pequena de bom nível no calendário. Parece que esqueceram o que aconteceu nos meses anteriores… torcedor tem memória curta mesmo.
É muito cedo para dizer que esta dando certo. Torcedor tem memória curta. Ainda é válido sim a troca… não é que ela evoluiu, mas sim um boost de confiança, que dá mesma forma que veio nesses ultimas semanas, pode perder fácil.
Ela não completou nem 50 dias de boa regularidade. Num calendário de 11 meses de torneios, ainda é uma porcentagem muito pequena de bom nível.
Verdade, é muito cedo.
Mais de 2 anos no top 30, semi de GS, títulos, segunda melhor brasileira da história, mais de 40 milhões de prize money, super carismática…
Tá bom, pode mudar seu nome pra Pessimista, vai…aprovado.
Já sabemos que quando ela perder vc aparecerá todo faceiro para sugerir uma gloriosa carreira em duplas…
kkkk…. Verdade!
Pessimista é melhor… pois ainda vai sofrer muito!!!
VQV BIA!
Frech avançou, o que indica um confronto ainda perigoso, mas talvez menos que a Navarro.
Detalhe: uma vitória na próxima rodada coloca Bia de volta ao top 10 independente de qualquer resultado, já que Kasatkina (se avançar uma rodada a mais que Bia) e Kostyuk (se campeã) seriam as únicas que poderiam a ultrapassar, e se enfrentam numa possível QF. Sem a vitória, o retorno ao top 10 fica nas mãos das supracitadas e Mirra Andreeva, que pode ultrapassar a brasileira em caso de título.
Vamos Bia
Mirra acabou de perder para a irmã.
Top 10 mais próximo, com derrotas da Krejcikova e da Kalinskaya. Ameaça apenas da Kasatkina agora. Bia era favorita, pelo momento, e confirmou. Paciência pra jogar com a Frech agora, que melhorou bastante nas últimas semanas.
Confronto 500 x 500, quem vai colocar faixa na outra?
Boa garota
Beatriz Maia muito bem até aqui, ganhando duas partidas em sets diretos. Chega às oitavas com autoridade, mas tem que manter o foco. Nada de soberba, ou já ganhou.
Melhor de tudo é ver a Bia controlando o emocional nesse final de temporada! Tênis ela tem!
Vai precisar dessa força contra a Magdalena, que está ‘assanhada’ depois do título, Rrss…
VQV Bia!
Bem lembrado, nos pontos importantes ela jogou muito solta, deixando a pressão do outro lado da quadra.
Falo do emocional, pois do lado contrário a coisa tava feia…
A russa chorou no retorno do ponto 4×3, 30×15 do 2o.Set…
Pois havia acontecido uma troca de pontos de alto nível, mas a Bia ganhou com muita inteligência e a russa desabou…
Fiquei alegre depois triste, pois gosto da menina…
Ela é uma excelente atleta!
VQV BIA!
toc.toc.toc haters sou eu de novo. Eu só apareço quando a Bia ganha pra não precisar ler as imbecilidades. Haters, onde estão vocês? As “coleções” e outros piores vão dizer que ela não sabe sacar (74% no primeiro serviço) o técnico não presta, não tem variação, que o lugar dela era no top 150, etc. etc. Vocês todos são torcedores de futebol.
Se der a lógica passa pela Frech e aí pega a favorita Sabalenka. Se perder da Sabalenka já sabemos: tem que trocar o técnico, contratar um psicologo, mental de farofa, esse ranking eh irreal eh jogadora de challenger, nao devolve Uma bola, etc etc
também escreveram depois da derrota contra a Keys em Beijing ” é so pegar uma melhorzinha que perde” KKK
E a derrotada na final na Coreia tem ranking superior à “melhorzinha”
…etc…. deve jogar duplas….
Kkkkk… a mesma ladainha dos incautos…. mas os ares asiáticos vão ajudar a Bia. E obviamente seu tenis tb.
Bom Dia! Os objetivos que Bia esta atingindo, estão diretamente relacionados ao seu trabalho! Não cairam do céu! O trabalho engrandece as pessoas!
Jogo muito tático da Bia, movimentando a bola de um lado para o outro. Judiou das pernas da Verônica! O saque aberto no backhand da russa também fez estrago. Bela partida, passando da Frech pode ter a Sabalenko, hein?
Mas iniciando os pontos com bolas centralizadas e fundas, tb muito criticadas por aqui durante muito tempo. Essas bolas centrais são importantes contra a russa, porque quando vc dá ângulo ela faz excelente uso das paralelas, principalmente de backhand. Começa no centro, faz ela recuar e depois vai angulando. Ou seja, jogou com duas adversárias completamente diferentes,usou táticas diferentes, e foi superior nos dois jogos. Bom demais!!!
Isso mesmo, excelente resenha.
Bia está reencontrando o caminho da solidez. Parabéns.
Vamos buscar o top10.
Bia passando pela Frech pode crescer para cima de Sabá ! Já ganhou de Iga, então, pode chegar lá!!
Bia tem evoluído nesse final de temporada, gostaria de saber a opinião do Dalcim sobre o calendário dela, achei bem montado
Certamente foi um calendário exigente, mas ela tem de aproveitar o máximo para somar pontos porque perderá os 700 do Elite.
Teve grande poder de reação quando perdia de 1×3 no segundo set e virou pra 5×3, fechando em 6×4! Vamo, Bia!
Chegou a estar 0x3. Meteu 5 games em sequência. espetacular.
Parabens Bia!!! Um passo de cada vez e o top 10 esta logo ali.
Tem tênis pra ser top 5, além de ser do bem, é uma batalhadora!!!
Parabéns Bia. Os ares Asiáticos estão fazendo bem. Esse é seu lugar de direito. Em busca por mais.
Bia x Frech
Sabalenka x Putintseva
Será que finalmente teremos o aguardado confronto inédito?
Olha, a Frech está numa fase boa, acabou de ganhar título e bateu a top 10 Navarro.
Então, creio que vai ser jogo duro, podendo ir pra qualquer lado.
Na torcida!
Vamos, Bião!!!
Também queria tanto esse encontro Bia vs Sabalenkinha. Encontro das pancadarias e também grandes jogadas de Inteligência tática.
Tá dando tudo certo pra Bia. Kalinskaya, Krejčíková Shnaider e Vekić perderam. Badosa desistiu. Sendo realista só Kasatkina pode roubar o #10 e pra isso tem que ganhar nas oitavas e ganhar da Gauff nas quartas. Bia tem tudo pra não só ficar em #10 como abrir vantagem delas que vão ficar pra trás e até mesmo encostar ou quem sabe até passar a Collins em #9.
Paulo, em caso de vitória sobre a Frech ela já ultrapassa a Collins. É isso q mostra o WTA live ranking, aquele atualizado em tempo real. Ela já aparece à frente da Kasatkina e a apenas 1 vitória da Collins.
Então, se vencer a Frech nem precisa de vitória sobre a Gauff. A não ser q Kostyuk ganhe o torneio, o q é bem
Improvável!
Batendo a Frech já ultrapassa a Collins.
Bela vitória da Bia. E cada vez mais próxima do TOP10. Definitivamente está consolidade como uma das tenistas TOP do circuito, estando há mais de 2 anos no TOP20 e beliscando algumas semanas no TOP10. O que deveria ser motivo de orgulho para todo torcedor brasileiro, pelo menos é para os racionais.
Encontro das irmãs Andreeva falei que a mais talentosa Mirra ia deixar a Erika ganhar pra ajudar e deixar ela ganhar confiança. Jogo de irmãs dá nisso, briga em casa conforme o resultado, fica até de mal.
Que vida boa, sapo caiu na lagoa… Bia 2×2 R1 e R2 nas duas adversárias. Interessante mas Bia guarda energias pra última temporada. Parabéns Bia por mais uma alegria que proporcionou para us.
Maravilha esse resultado!
Naquele wta live ranking ela já aparece como No 10 do Ranking, a frente da Kasatkina.
Como a Collins q é No 9 não está jogando, em caso de vitória da Bia sobre a Frech ela avança para 3191, ultrapassando a Collins q tem 3171.
A Andreeva perdeu, então na minha opinião a maior ameaça é a Kasatkina. Ganhando da Frech, a Bia só sai do Top Ten se a Kasatkina avançar e a Kostyuk ganhar o torneio. Acho remota a possibilidade!!
Vamos Biaaaa!
A parte física da Bia sempre foi excelente.
Combinando o fato de que jogou poucas sequencias durante o ano e como todas já estão mais desgastadas, essa melhora dela na parte física tem feito a diferença nessa reta final do ano
Um passo de cada vez,mental forte,físico bom,vamos mirar o top five.avante bia.
A Bia fez uma grande partida.
Venceu os pontos determinantes e segue com confiança.
Tem tudo para entrar e se firmar no top ten.
Mais um bom jogo. Esperamos que ela mantenha o ritmo e que possa finalmente encarar a Sabalenka.
Quanto ao ranking, tenho a impressão que o que mais importa agora é o Race, pois a posição dela nas chaves dos próximos dois torneios, que são os últimos de nível 500 do ano, já está definida.
No ranking de 52 semanas, ela possivelmente vai figurar como número 10 na próxima semana, mas no Race talvez como 15, a não ser que seja a campeã.
Seria o melhor dos sonhos! Já pensou? Nada nessa vida é impossível.
Admiro muito a Bia. Só queria que ela vibrasse mais quando vence jogos. Ela demonstra muito pouco entusiasmo. Na vdd é a que menos vibra no circuito, na minha opinião
Verdade. Parece uma japonesa. Até Naomi Osaka extravasa mais e número 1 do mundo Iga Swiatek comemora saltitante. Bia é bem sensível e introvertida. Esses dias reclamaram da atitude da Qinwen Zheng em Beijing sobre humilde, cada um tem seu jeito de ser, isso que é bonito. Mais bonito ainda Beatriz Haddad Maia ganhando.
Vamos Bia ao top10 e quem sabe conseguir ir ao finals. Tem que ir jogo a jogo.vamos menina
Impressionante como o jogo da Bia “encaixa” muito melhor em quadra rápida. Vejo muito potencial pra ela no carpet e na grama. Quem diria, um brasileiro que vai melhor no circuito de quadras rápidas. Fossem as quadras super rápidas dos anos 90, a Bia já teria ganho mais torneios eu acredito. Porém, o melhor resultado dela ainda é o de Roland Garros, Uma pena q ela deixou escapar aquela 1a rodada de Wimbledon em 2022, quando vinha de uma sequência de títulos na grama, e esse ano pegou uma pedreira no US Open.
Quantos pontos ganhara Bia passando às quartas?
Ela garantiu 120 e fará 215.