Bia: “Não consegui manter o nível das últimas partidas”

Foto: Garrett Ellwood/USTA

Nova York (EUA) – Após a queda nas quartas de final do US Open, Beatriz Haddad Maia avalia que não conseguiu jogar no mesmo nível que as demais partidas do torneio, e que isso foi determinante na derrota para a tcheca Karolina Muchova nesta quarta-feira. Apesar da decepção, a número 1 do Brasil e 21ª do mundo ressaltou que houve aprendizados importantes ao longo da semana.

“Hoje eu não joguei meu melhor tênis. Acredito que a Muchova teve um bom desempenho e mereceu vencer. Da minha parte, não consegui jogar no nível que vinha jogando nas últimas partidas, o que me deixa muito insatisfeita”, disse Bia na coletiva de imprensa, após a derrota por 6/1 e 6/4 nesta quarta-feira em Nova York.

Ao ser questionada sobre o que levará como aprendizado desta partida, Bia enfatizou a necessidade de manter a calma e a concentração ao longo dos jogos. “Tenho várias coisas positivas para levar comigo. Hoje foi um dia de aprendizado, e é assim que tento pensar. A primeira lição, com certeza, é ser mais calma e entender que a partida é longa. Sou uma pessoa que luta muito e estava tentando me concentrar, mas hoje não consegui focar no meu tênis. Foi difícil me manter no jogo”, explicou a tenista, que voltará ao top 20 do ranking após o torneio.

Estilo agressivo de Muchova e “luta interna” no aspecto mental

Bia elogiou o estilo de jogo de Muchova, que é conhecido por ser mais agressiva e com muita presença junto à rede, o que não é tão comum no circuito feminino. Ela também comentou sobre o impacto emocional dos últimos dias e como isso afetou seu desempenho em quadra. “Ela é uma das melhores jogadoras que temos no circuito e tem muitas habilidades. Mereceu a vitória”, afirmou a brasileira, desejando o melhor para a adversária no restante do torneio.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Hoje, os fantasmas dentro da minha mente foram o problema, e eu não consegui lidar com isso. Foi uma luta interna. Às vezes, temos questões dentro e fora de quadra que podem nos atrapalhar, mas hoje foi culpa minha. Não consegui me concentrar. Foi minha primeira vez na Ashe [a quadra principal do torneio], que é diferente, é enorme e tem barulho o tempo todo. Mas isso não é uma desculpa. Acho que poderia ter me controlado melhor”, admitiu a jogadora de 28 anos.

Sentimento de orgulho e desejo de voltar aos grandes palcos

Já em entrevista ao SporTV, Bia falou sobre o sentimento de orgulho pelo melhor resultado da carreira no US Open e sua segunda melhor campanha em Grand Slam. “Para mim é muito gratificante poder jogar nesses grandes palcos. Pode ter certeza que vou criar mais oportunidades, vou voltar nessa quadra e enfrentar outras jogadoras grandes e vou continuar martelando e tentando. Fiz o meu melhor e deixei tudo na quadra. Isso para mim é motivo de muito orgulho”.

A brasileira mencionou que está fisicamente bem, apesar de ter sentido algum desconforto na reta final da partida. “Estou bem, obrigada por perguntar”, afirmou. “Naquele momento, estava um pouco mais ansiosa e passando um pouco mal. Chamei a fisioterpeuta e, dentro da regra, tentei me acalmar um pouco para terminar o jogo um pouco melhor”.

64 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Domingos Neto.
Domingos Neto.
2 meses atrás

Caiu de pé!
Parabéns pela excelente campanha.
Bora que o aida tem muitos torneios.

Adalberto
Adalberto
2 meses atrás
Responder para  Domingos Neto.

Também acho!
Caiu a nº1 há pouco também, o que vão dizer?
Incrível como esses negativos só aparecem quando a Bia perde.
Depois não que rem ser chamados de haters…
VQV Bia, pois tem torneios ainda esse ano!

Julio Cesar
Julio Cesar
2 meses atrás

sempre chega ao auge na hora errada rs

André Raja
André Raja
2 meses atrás

Bola pra frente Bia, força na peruca, tem muito chão por aí.

Verridiana Parmeggieri
Verridiana Parmeggieri
2 meses atrás

esse lado psicológico da nossa guerreira da brasilian storm está muito estranho. esse choros, essas vibrações e punhos cerrados quando ela perde os pontos… o que será que está acontecendo? ela já tem 28 anos, precisa de uma equipe melhor nos bastidores para fazer um trabalho mental. levante-se querida. boa sorte.

Fernando
Fernando
2 meses atrás
Responder para  Verridiana Parmeggieri

Nível de ativação acima do ponto (nao é de hoje). Distress que se o treinador tivesse percebido tinha mandado ela dar uma segurada e orientado a fazer um exercício de respiração pra diminuir batimento cardíaco e se tranquilizar. Assim ela recuperaria o foco no ponto e reduziria a ansiedade. Enfim, ninguém viu, pelo contrário, mandou um vamos que acelerou um carro sem freio.

Celio
Celio
2 meses atrás

Nao é que ela jogou mal hoje, o problema é que enfrentou uma jogadora que sabe atacar, dar slices, subir a rede, muito diferente das jogadoras anteriores. Muchova joga um tenis completo, diferente, torço para que ela ganhe um GS. Mas a Bia esta de parabens pela campanha !

Paulino
Paulino
2 meses atrás
Responder para  Celio

Concordo. Muchova é muito mais tenista, é completa. Tb torço prá ela ganhar! Incrível que tenha conquistado até hoje apenas 3 WTA!

Gustavo
Gustavo
2 meses atrás
Responder para  Celio

Também não entendi o porque de ter “vibrado” depois de ter tomado a quebra.

Andre Borges
Andre Borges
2 meses atrás

Campanha muito positiva, venceu top15, venceu ex número 1, fez quartas de final, jogou num dos principais estádios do mundo. Mostrou ótimo nível durante bom tempo. Derrota pra Muchova eh normal, Muchova saudável e estável eh tranquilamente top5.

Guilherme
Guilherme
2 meses atrás
Responder para  Andre Borges

ontem nao estava saudável, mesmo com diarreia e passando mal em quadra a Bia nao conseguiu vence-la,…

American Twist boladão
American Twist boladão
2 meses atrás

Nenhuma derrota é boa, mas dessa vez podemos dizer que foi positivo, pois ela perdeu para uma adversária que tem muuuito mais tenis que ela.
Provavelmente perderia pra sra Sinner, mas essa se deixou se afetar muito pelo erro da arbitragem e a falta de fair play da Bia
Duro é quando ela perdia para top80, situação bem frequente durante o ano. Dessa vez ela poderá dizer que sai com expectativas positivas

André Borges
André Borges
2 meses atrás
Responder para  American Twist boladão

Bom, entregar o jogo por um erro de arbitragem no terceiro game do jogo é digno de juvenil. Mental de farofa, vai pra casa e dá licença pras profissionais.

Jonny
Jonny
2 meses atrás

Realmente o nível do tênis dela hoje foi abaixo do que vinha jogando, talvez pela qualidade da adversária também, que variou bastante as jogadas e acertou quase tudo. Bia parece bem consciente, nada com que se preocupar. Torço pra que continue essa jornada rumo ao topo e alcance a melhor posição possível. Já fez muito, já deu muito orgulho a um país com pouca tradição no esporte. Parabéns, Bia!

JBG
JBG
2 meses atrás
Responder para  Jonny

Verdade. Foi muito guerreira, e no geral jogou um ótimo tênis e o saldo foi positivo desse GS. Perdeu para uma n° 1 moral, Karolina Muchova é realmente fora da curva, muito inteligente em quadra.

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
2 meses atrás

Ela não jogou o melhor tênis porque a adversária é muito superior. Se tivesse enfrentado uma jogadora normal estaria falando que ganhou porque mantive a disciplina e tal… Bia é uma boa jogadora mas está abaixo das TOP 10. Muchova só não é TOP 10 por causa de lesão

Luiz Otávio
Luiz Otávio
2 meses atrás
Responder para  DENNIS SILVA

Concordo muito. A Theca é melhor, simples assim….

Paulino
Paulino
2 meses atrás

KAROLINA MUCHOVA é muito mais tenista do que Beatriz Haddad Maia! Muchova é melhor em tudo, Absolutamente tudo! Ponto. Muchova, mesmo com dor de barriga, indo 3 vezes ao banheiro, “jantou” Beatriz. Beatriz não esteve bem, porque Muchova não deixou, O tênis de Bia é isso aí, nada mais que isso….., principalmente quando pega uma adversária que mostra a ela como se joga tênis de qualidade, um jogo fácil, que flui naturalmente, no talento, na sutileza dos golpes, mas curtas estratégicas, feitas no momento certo, nas subidas oportunas, etc. Muchova deu show de leveza, no seu jogo fluente e técnico, como manda a riquíssima Escola Tcheca de jogar tênis. Esse resultado estava escrito nas estrelas, há 10 000 anos atrás.

Maximo Troísi
Maximo Troísi
2 meses atrás
Responder para  Paulino

“Jantou”, que palavrinha ridícula que não cabe em lugar nenhum. Quem viu o jogo da Bia contra Woznicacki viu a quantidade de variação e determinação. Óbvio que a Bia tem dificuldades de jogar contra a Muchova, mas qualquer uma tem, tanto que eliminou a Paolini de forma incontestável. Ela tinha que ser corajosa e mostrar algo diferente, e ela tem condições pra isso, mas o mental hoje não deixou. Ela venceu semana passada a Golubic, alguém que nunca havia vencido. Serena Willians venceu a multicampeã Sharapova 21 vezes e perdeu 2. Por outro lado a mediana francesa Alize Cornet venceu a Serena 3 vezes e só perdeu uma.

JBG
JBG
2 meses atrás
Responder para  Maximo Troísi

Esqueci de mencionar, bem lembrado esses episódios. Perfeito.

Igo Sabalenko
Igo Sabalenko
2 meses atrás
Responder para  Paulino

Tanto elogio para Muchova e esquece que ela pipoca em várias finais. Psicológico não é dos melhores não.

Claudemir
Claudemir
2 meses atrás

O jogo de hoje mostrou, o quanto a Bia tem que evoluir, para chegar a finais desses torneios tops.

maurício
maurício
2 meses atrás
Responder para  Claudemir

O problema é que ela já tá beirando os 30 anos, nessa fase do jogo de tênis a evolução é pequena

João Sawao ando
João Sawao ando
2 meses atrás

Vamos em frente Bia para o próximo torneio

Juscelino Pinho
Juscelino Pinho
2 meses atrás

Fez bonito no torneio Bia. Levanta, sacode a poeira.

Pitaqueiro
Pitaqueiro
2 meses atrás

A derrota não era inesperada, mas provável. Porém, infelizmente, o desempenho ficou bem abaixo do que todos esperavam. Mas ela reconhece e expressou bem.
Ansiedade, nervosismo, desconcentração, incômodo com o excesso de barulho, etc. Isso acontece com todo jogador, mesmo os mais experientes e grandes estrelas.
Já vimos Federer amarelar, Djokovic catimbar, Nadal perder pra zebras, Alcaraz tremer de medo,…

É do jogo e do dia a dia do tênis.
O importante foi a evolução, em comparação com o que vinha apresentando ultimamente.

Maximo Troísi
Maximo Troísi
2 meses atrás
Responder para  Pitaqueiro

Concordo totalmente. Melhor avaliação, impossível.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 meses atrás
Responder para  Maximo Troísi

Como assim?
Djokovic, Nadal e Federer ganharam até agora, 66 GS.
Não dá para comparar e colocar “os vacilos” deles para amenizar os de mais ninguém.
Quem vai para o maior estádio de tênis do mundo, vai se incomodar com o barulho?

Gustavo
Gustavo
2 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Exato. E se tivesse ganhado, diria “ahhh, o barulho me motivou, aquela energia e vibe que so a Asche tem”…

JBG
JBG
2 meses atrás
Responder para  Pitaqueiro

Realmente bem lembrado. Concordo plenamente. Excelente comentário.

Rockton
Rockton
2 meses atrás

Dizer que não conseguiu manter o nivel dos jogos anteriores mostra que a Bia não consegue ver que Muchova está muito acima dela nos quesitos: técnico, tático, físico e mental. Muchova é completissima.
Supresa foi Bia conseguir fazer 4 games no segundo set, meu palpite era 6×1, 6×2.

Oscar Riote
Oscar Riote
2 meses atrás
Responder para  Rockton

Exato. Talvez ela quis mostrar confiança, aquela conversa de coach de instagram de que tudo é possível.
Mas fica um discurso feio quando se sabe que a adversária foi e é muito superior, que é o que ela deveria ter dito da adversária.

Claudemir
Claudemir
2 meses atrás
Responder para  Rockton

A Muchova estava, com dor de barriga. Se a Bia, por algum acaso ganhasse o segundo set, poderia ganhar o terceiro set e ir, para a semi final.

JBG
JBG
2 meses atrás
Responder para  Claudemir

Eu comentei assim também, a meu ver era o dia ideal para ganhar da Karolina Muchova, por esses motivos citados. Era uma chance única de ouro que não ocorre toda hora fácil. Duvidou muito e não conseguiu sacar bem. Uma pena!

Carlos Lima
Carlos Lima
2 meses atrás

Qualquer tenista com um pouco de QI sabe que o problema da Bia é mover lateralmente. A Muchova fez isso bem simples.

Maximo Troísi
Maximo Troísi
2 meses atrás
Responder para  Carlos Lima

Perfeito, manda teu currículo pra ela pra ensina-la, e virar o novo técnico. kkkkkkk

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
2 meses atrás

Parabéns Beatriz Haddad Maia pela grande campanha no torneio. Nem a bicampeã do US Open, Naomi Osaka, conseguiu ganhar um set da Muchova. A Bia chegou no seu limite, deu o seu melhor, e isso é o que importa. Parabéns para a Muchova, jogou muito e fez por merecer a vitória. Tomara que se mantenha saudável pra poder jogar o seu melhor tênis, porque o tênis feminino está precisando de jogadoras como ela no circuito.

Fernando Venezian
Fernando Venezian
2 meses atrás

Qual o motivo que fez ela passar mal? Não vi o jogo, mas a cena foi assustadora!

Última edição 2 meses atrás by Fernando Venezian
Guilherme
Guilherme
2 meses atrás
Responder para  Fernando Venezian

“assustadora” é exagero…

Fernando Venezian
Fernando Venezian
2 meses atrás
Responder para  Guilherme

Guilherme, eu achei! E quando não for responder a pergunta, não venha fazer gracinha!

Giba
Giba
2 meses atrás

A diferença de arsenal das duas é abissal. O repertório da Bia é muito limitado. Ela até tentou variar no segundo set, entrando mais na quadra e subindo mais à rede, mas o percentual de primeiro saque foi muito baixo e mesmo quando entrava a Muchova conseguia devoluções fundas, sempre jogando a Bia para trás. Não há o que reclamar, é levantar a cabeça e procurar seguir evoluindo. Jogadoras com o biotipo da Bia, que tem dificuldade de movimentação lateral, tem de compensar com saque melhor e jogo de base mais consistente. Só conseguem sucesso se dominarem desde o primeiro golpe. Deu a lógica. Parabéns para a Muchova, que tem um tênis fluido e completo, assim como a Krecjikova.
Isso tem muito a ver com os fundamentos que se aprende na base. Escola tcheca é sensacional. Deveria ser exemplo para os técnicos da base daqui.

Luiz Fernandes
Luiz Fernandes
2 meses atrás

Parabéns Bia, aproveita que a maré mudou e vai pra cima. Essa Muchova joga bonito demais, joga muito.

vitoria
vitoria
2 meses atrás

a bia perdeu o jogo no emocional como spre acontece com ela….no primeiro game ela teve 2 chances de quebra e não conseguiu ..a partir daí simplesmente desmoronou….quem acompanha a bia a muito tempoooo depois do primeiro game já sabia o final…simples

Roberto
Roberto
2 meses atrás

Bia é muito boa, mas não é ótima. E tem um emocional terrível

Zeke
Zeke
2 meses atrás

Muchova é muito melhor, não há demérito algum na derrota. Pra Bia ganhar, só se ela estivesse num dia iluminado adversária num dia ruim

trackback

[…] ambas as jogadoras se sentiram mal em algum momento do duelo. Enquanto canhota de 28 anos teve um mal-estar como consequência de ansiedade, a tcheca revelou que tem sofrido com uma virose nos últimos dias, tendo precisando ir aos […]

Rockton
Rockton
2 meses atrás

Antigamente diriamos o seguinte:
Amarelou feio, Bia!

Neri Malheiros
Neri Malheiros
2 meses atrás

Sabidamente, Muchova é bem mais técnica e experiente em partidas dessa envergadura e o mental faz toda diferença em qualquer jogo para tenistas de qualquer nível. Bia sentiu a pressão, inclusive confessou ter tido uma crise de ansiedade quando chorou e pediu atendimento no segundo set, e sem bons saques virou presa fácil.

Diferentemente de não querer enxergar o que está na cara, de ser ufanista, patriotário ou pacheco como dizem alguns vira-latas e detratores dos tenistas brasileiros, a torcida de pés no chão de Bia sabe que ela tem suas limitações e igualmente muito potencial para fazer bem mais e melhor do que mostrou hoje. Por isso, em cada jogo, mesmo que seja a pedreira que este certamente seria, a expectativa será sempre por uma performance próxima ou até superior à média de suas atuações porque do outro lado existe outra ser humano também falível e sujeita a dias ruins.

Não foi dessa vez que vimos repetir a semifinal de Roland Garros, mas não tenho dúvida de que ainda veremos nossa número 1 nos brindando com outros feitos históricos e novas quebras de tabus cinquentenários.

André Barcellos
André Barcellos
2 meses atrás

Muchova entorta a maioria das jogadoras. Esse estilo completo dela é terrível pra quem precisa de ritmo, como a Bia.

João Silva
João Silva
2 meses atrás

A Bia coloca hoje todos os tenistas do Brasil no bolso.
Em frente.

PRGF
PRGF
2 meses atrás

Foi uma participação extremamente positiva… Para se orgulhar e dar orgulho a todo brasileiro que gosta de tênis…

Realmente hj não conseguiu encaixar o jogo… Também méritos da adversária que jogou muito bem…

Situações extremamente normais de jogo… Ainda mais em torneio dessa magnitude.

Tomara que consiga manter o nível que demonstrou no USOpen e não de ouvidos para as críticas, maioria sem fundamento, quando vem uma derrota…

Neri Malheiros
Neri Malheiros
2 meses atrás

Sobre a tensão e o nervosismo de Bia, ou de qualquer outro tenista de alto nível, o ‘joguinho’ de hoje valia apenas a bagatela de U$$ 500 mil a mais para a atleta que passasse de fase. Mesmo com a derrota, a nossa ‘fracassada’ faturou apenas o equivalente a três milhões de reais neste US Open.

Quantas pessoas no dia de hoje foram trabalhar e poderiam ter, dependendo do resultado final do esforço, um ganho de tal quantia? Então, vira-latas, vamos parar com esse papinho de que o prize money é conversa pra boi dormir.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 meses atrás
Responder para  Neri Malheiros

Estava preocupado lendo o início do seu comentário, mas ao final, relaxei.
Tens toda razão.

André M
André M
2 meses atrás

Claro que ninguém gostou do resultado, mas se tem que perder que seja para a tcheca. É sabido que a brasileira tem dificuldade contra tenistas habilidosas e de repertório vasto, o jogo não encaixa e Bia vira presa fácil. Muchova é uma grande jogadora, mas o bom desempenho contra a Bia não se repete contra as grandes e por isso ela ainda está na fila por um troféu de GS.

Rodrigo
Rodrigo
2 meses atrás

Ahammmm ….vamos lá…. tomou um PAU… CHOROU…. ( PQ VIU ADVERSÁRIA sendo atendida 4 vzs……. e…..não conseguia manter o serviço… e desabou em CHORO…. affffffff. … nunca algo visto neste “nivel”… 28/29 anos…. ( só pegou pangare decadente até este jogo )… tirando a top 15°…. ( que afffffffff pior partida dela na VIDA )…. FATO…. SOH PEGOU PANGARE…. qdo PEGOU uma jogadora MUITO MUITO MUITO melhor…. não viu a cor da bola…. e fica e fica e fica …. PERGUNTANTO tudo para o “técnico “… …. Filha…. VC QUE ESTA NA QUADRA…. assuma e JOGUE PQP…. QUASE 30 ANOS NAS COSTAS E CHORA…. NO JOGO ” MAIS IMPORTANTE ” DA CARREIRA…. muito fraca…. e irritante a dependência dela com os “técnicos “…. que SOH GALAM O ÓBVIO…. assistam a entrevista dele no POD CAST dos ” FERNANDOS”…. EH O ABC ABC do protocolo…. affff

Osmar Scarpone
Osmar Scarpone
2 meses atrás
Responder para  Rodrigo

Ninguém liga…flopou…kkk

Darlan
Darlan
2 meses atrás

Confesso que não lembro de uma jogadora no circuito tão dependente das instruções do treinador sobre o que fazer em quadra. Muita dessa ansiedade vem da incerteza na tomada de decisões.

Burigoto
Burigoto
2 meses atrás

Bia conseguindo subir o nivel de aproveitamento do seu 1 saque. Será uma jogadora pronta para conquistar um GS com ctz. Fez um ótimo torneio. Hj infelizmente Bia perdeu para seu serviço q ñ incomodou Muchova. Q venha o proximo. Sucesso !

Ricardo
Ricardo
2 meses atrás

Dalcim, vc sabe o motivo do choro da Bia, tadinha, parecia algo grave e logo depois voltou gritando e sorrindo, ainda bem que se recuperou rapidamente.

José Nilton Dalcim
Admin
2 meses atrás
Responder para  Ricardo

Diz ela que foi uma crise de ansiedade.

Camila
Camila
2 meses atrás

Tem que aprender entrar em quadra e se concentrar no jogo, não ficar a cada minuto olhando pro técnico, tá na hora de cortar o cordão umbilical. O dia que conseguir essa independência vai com certeza melhorar. E pelo amor de Deus, que saque de amador!! Mas fez uma boa campanha, bora pra outra !!

Rocky Balboa
Rocky Balboa
2 meses atrás

Resultado esperado, no geral fez uma ótima campanha. Quartas de GS garante uma boa pontuação e um cheque gordo.

Burigoto
Burigoto
2 meses atrás

Valeu muito Bia! Que venham as proximas. Evoluindo seu primeiro saque Bia vai subir no ranking e começar a vencer seus jogos e com ctz um GS. Foi uma excelente semana! Parabens!!!

Carlos
Carlos
2 meses atrás

Só pegou galinha morta, quando pegou uma tenista de verdade, perdeu. Mesmo a tenista estar voltando de contusão, com uma virose, passando mal, “com soro na veia, assistida pelo SUS”, não ganhou.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.