* Atualizado às 8h46 com vitória de Swiatek
Madri (Espanha) – O momento de recuperação de Beatriz Haddad Maia teve mais um capítulo positivo nesta segunda-feira. A canhota brasileira avançou para as quartas de final do WTA 1000 de Madri, sua segunda campanha relevante da temporada, ao superar pela quarta vez consecutiva a grega Maria Sakkari, com parciais de 6/4 e 6/4, após 1h49.
Depois de anotar sua 11º vitória em 23 duelos diante de adversárias de nível top 10, Bia reencontrará a líder do ranking Iga Swiatek, que confirmou favoritismo diante da espanhola Sara Sorribes. A brasileira tem uma vitória e duas derrotas diante da polonesa, tendo levado a melhor em Toronto de 2022 e perdido em Roland Garros do ano passado e na United Cup de janeiro.
Esta é a terceira vez que a canhota paulistana atinge as quartas de final de um evento de nível 1000 na sua carreira, repetindo Toronto de 2022 e Roma do ano passado. Sua única semi aconteceu no Canadá, onde ainda iria à decisão. Bia soma também a semi de Roland Garros do ano passado, quando caiu justamente para Swiatek.
Além do prêmio assegurado de 162 mil euros, Bia garante 215 pontos no ranking e com isso tem grande chance de recuperar o 13º posto. As únicas ameaças a este posto são agora Danielle Collins e Madison Keys, que no entanto terão de vencer ao menos mais dois jogos.
And the crowd goes wild 🇧🇷
Haddad Maia takes the opening set against Sakkari, 6-4.#MMOPEN pic.twitter.com/x4QyV2ozIr
— wta (@WTA) April 29, 2024
Sakkari erra muito no primeiro set
Número 6 do mundo, Sakkari foi semifinalista de Madri no ano passado e vinha de um momento de recuperação, tendo atingido pelo menos as quartas de seus três torneios mais recentes, incluindo final em Indian Wells e semi em Charleston, evolução mostrada desde a troca pelo técnico David Witt.
Diante da postura da grega de jogar pontos curtos, Bia buscou pontos mais longos no começo da partida e deu muito certo. Sakkari errou demais, sofreu quebra ainda no terceiro game e por muito pouco a brasileira não chegou a 5/1, com ampla superioridade mesmo com acerto mediano do primeiro serviço.
Mas a partir do 5/2 o jogo ficou mais tenso. Sakkari diminuiu a quantidade de erros, calibrou melhor o forehand e viu Bia falhar mais. A brasileira sacou contra o sol num game bem longo e se viu mais na defensiva, perdendo o serviço no terceiro break-point. A grega reduziu para 5/4 e Bia viveu momento perigoso, com dupla falta – a quinta do dia até então – e erro de forehand, salvando-se do empate graças ao bom primeiro serviço. Viu por fim mais um golpe muito descalibrado da adversária para fechar a série.
Confiança de Bia aumenta
Enquanto Sakkari não escondia a frustração, reclamando com o árbitro sobre o piso, a confiança de Bia aumentava para o segundo set. A nova quebra veio logo no terceiro game, mais uma vez contando com a pressa da grega nas trocas mais longas, e em seguida a brasileira sacou muito bem, incluindo ace, para ir a 3/1.
Repetiu a boa produção no saque no sexto game, em que saiu com dupla falta mas reagiu bem e cravou mais um ace. Pressionada, Sakkari tentou forçar ainda mais e entregou o saque com muitas falhas. Como aconteceu no primeiro set, Bia teve altos e baixos com o serviço quando tentou fechar com 5/2, indo de dupla falta a ace, e com isso a grega novamente se aproximou no placar.
Com deixadinha e ótimo forehand na paralela, Bia mostrou confiança no game derradeiro. Encaixou 90% dos primeiros serviços e liquidou no segundo match-point.
Bem demais, realmente a Sakkari é freguesa kkk Agora é esperar a Iga confirmar e jogar o mais solta possível. Não dá pra correr.
O.jogo poderia até ter sido mais fácil, duplo 6/2, se Bia não tivesse vacilado. Terá que subir (muito) de nível se quiser ter chances na próxima.
Belíssimo comentário combinando com os do Blog rs. Como não subir de nível na ” próxima” se vai enfrentar a N 1 ????. Já se garantiu no TOP 13 com estas vitórias…Abs!
Pra ser bem ‘realista’, independente do resultado, é bom ver a nossa musa recuperando a confiança, o que é excelente para o restante da temporada!
VQV Bia!
Eh isso, contra as cabeças de milho tem que vencer em sets diretos e seguir a vida. Pelas minhas contas garantiu o top20 mesmo que perca na R1 em Roland Garros, nada mal.
Que maravilha!!
Parabéns, Bia!! H2H de 4×0 na Sakkari!!
Vamos!
Espetacular !!!
Sakkari está em boa fase, mas seu jogo encaixa demais com o da Beatriz! A brasileira nem precisou fazer muito, um arroz com feijão bem feitinho já bastou!
Bia parece estar bem mais confiante. Parabéns pela constância no trabalho, inclusive nos momentos difíceis. Curiosamente, acho melhor a Bia enfrentar a Swiatek do que a Sorribes Tormo.
Isso não pode ser verdade!
Eu não concordo muito, mas entendi o raciocínio dele. Ele deve considerar que a Bia joga mais quando não tem tanta pressão, como seria contra a Swiatek.
Contra a Torno haveria grande pressão pela vitória, por ser uma adversária abaixo do padrão da Bia.
Foi isso mesmo o que quis dizer. É claro que a Swiatek é muito mais difícil. Mas a Bia tem se complicado com a pressão de ganhar, que contra a Sorribes seria forte. Agora a Iga é amplamente favorita, o que permite a Bia jogar solta e se arriscar. Porém, obviamente, ganhar da Swiatek seria uma façanha da Bia.
Iga perdeu o primeiro game e depois deu uma bike na espanhola.
Ano passado, nas oitavas de RG, Bia fez um jogo sofrido contra a Tormo, dramático demais, em 3h51m. Quase enfartei naquele dia. Não quero essa espanhola pela frente nunca mais…kkk
Também prefiro o jogo contra a Iga, sem responsabilidade pra Bia, o que vier é lucro.
Verdade, foi duro contra a Sorribes. Mas, contra a Iga foi mais duro ainda, já que ela perdeu. Infinitamente melhor enfrentar a Sorribes do que a Iga, sem dúvidas nenhuma.
Muito bem lembrado, jogo muito sofrido mesmo. É claro que a Iga é umas das 3 melhores, do mundo, se não a melhor. Mas tenho a impressão de que pode ser melhor para a Bia jogar contra a Iga do que contra a Sorribes. Fácil não será, vamos torcer.
Bia Haddad Maia, grande vitória! Na “Era Profissional”, Bia e Guga são os dois maiores nomes da história do tênis brasileiro!
Calma lá. São dois wta 250 que ela possui. O bellucci conseguiu 4 de 250.
Amigo… acho que ele quis dizer no Masculino (Guga) e no Femenino (Bia)!
Mas não tem um Finals B, que se não me engano vale 700 pts? Isso aí já seriam quase 3 250…
Ou uma semi de grand slam, ou ter entrado no top 10…
Sim, e Bellucci nunca foi top 10, nem chegou à semi de slam, nem se compara ao que a BIa já fez
Então mas a Bia tem um Finals B, foi 10 do mundo e tem semi de RG… numeros maiores que o do Bellucci,…. Bellucci teve uma belissima carreira mas acho que a Bia já o deixou pra trás.
Amigo, Bellucci foi ótimo. Bia, contudo, tem uma final de Masters 1000, uma semi de GS, além do título do ano passado em Zhuhai. Essas campanhas certamente valeram mais do que título de atp 250. Bia foi top 10 do mundo..
ok, Brad Gilbert e Guga tem os mesmo numero de títulos ATP; a tua lógica nao funciona…
Neste caso, Luiz Mattar estaria na frente, pois ganhou 7 ATPs.
FALTOU CITAR A MAIOR DE TODAS.. MARIA ESTHER BUENO
Ele citou “era profissional”. Quando o tênis entrou na era aberta, a Maria E. Bueno já apresentava algumas lesões e estava no final da carreira.
É que ele disse “da era profissional”. A gigante MEB não foi dessa era.
Maria Esther merece todas as honrarias! Brilhante! Mas eu escrevi “Na Era Profissional” (Era Open ou Era Aberta). O Mestre Dalcim pode me corrigir se eu escrever errado, mas o profissionalismo no tênis começa em 1968. Os Grandes Títulos da nossa querida Maria Esther foram conquistados antes dessa data, na chamada “Era Amadora”.
A ATP foi fundada em setembro de 1972 e a WTA em junho de 1973.
Sim, Fernando, as entidades foram criadas como uma forma de ‘sindicato’ para que os próprios jogadores tomassem mais parte na organização do circuito de uma forma geral, que estavam então nas mãos da ITF ou de empresas particulares.
Exatamente, Andrade. O circuito profissional, ou seja, a remuneração por rodada disputada começou em maio de 1968.
Seguimos em frente. Bia recuperando a confiança nos golpes, e hoje, apesar das várias duplas faltas, sacou com firmeza nos momentos decisivos, colocou 3 aces em quadra e aos poucos vai deixando suas dúvidas pra trás. Vamos!!!
Parabéns Bia orgulho do Brasil
Bora pra cima contra quem vier
Já que tá todo mundo empolgado com a ascensão meteórica do Fonseca e a evolução do Wild, dona Bia resolveu lembrar a galera quem que é a top do Brasil no tênis atual…
É muito engraçado, mesmo o Monteiro ter feito uma monumental partida contra o Tsitsipas, ele ainda permanece invisível aos olhos da maioria…
Excelente vitória Bia seguindo firme em Madrid e recuperando a confiança para a sequência da temporada
Bia está em plena recuperação. Hora de buscar o top 10.
Começamos bem a semana.
Ansiedade já batendo esperando por Iga na quartas
Está crescendo na hora certa na temporada de saibro chega sem pressão contra a favorita Iga, pois já defendeu as quartas de Roma ano passado Swiatek que se cuide !
Parabéns Bia, embora a Sakari tenha um bloqueio quando joga com a Bia, creio que seja encaixe, mas Bia não tem nada a ver com isso, agora o sarrafo é mais alto, a polonesa é mais constante, erra pouco.
Mestre Dalcim qual seria a chance da Bia e qual é a tática que a Bia poderia utilizar caso seja a Iga sua adversária nas quartas?
Acho que as chances passam por um aproveitamento bem superior de primeiro saque. Caso ela fique muito na dependência do segundo, será atacada o tempo todo pela polonesa. O risco será essencial também, porque Iga não pode jogar parada. Irá trocar rapidamente as direções e complicar.
A polonesa é mais constante, sério?
Ela é apenas a #1 do mundo há mais de 80 semanas consecutivas.
atacar o tempo todo o segundo da Iga também é uma ótima estratégia.
Luis Fabriciano, não é não. Há pouco tempo atrás a Sabalenka atingiu o número 1 do ranking.
Certo, de fato.
Mas isso em nada muda o que quis dizer, pois, o hiato causado pela Sabalenka não causa diferença no quanto o reinado da Iga é significante.
Parabéns Bia, com certeza vão vir uns manés aqui cobrar a Bia caso ela perca da Iga. A favorita é a Iga não tem como negar, mas a Bia pode usar isso a seu favor e jogar bem relaxada e ai vemos o que acontece.
Curioso que os brasileiros eliminaram os gregos, em tese, favoritos nos duelos. Primeiro o Monteiro, agora a Bia. Mandaram muito bem!!!
Contra a Iga toma 6-1 6-1 se cometer tantas DF.
Comentario util …parabend
Mesmo titubeando na hora de fechar, é o terceiro jogo seguido ganhando de 2×0. Espero que tenha acabado aqueles sofrimentos de três/quatro horas de jogo.
Eu avisei que já era esses gregos…Tripas e Sakkarina… agora é vir Iga. Vamos que vamos Bião! E ainda tem o Monteiro….Brizilian Storm segue firme e forte. Avanti!!
Bia se tornou a primeira tenista a derrotar a Sakkari em todas as três superfícies da WTA, com vitórias anteriores na grama (Nottingham 250, QF 2022) e na quadra dura (Miami 1000, R64 2022 e Merida ITF 25, QF 2014).
Parece estar mais rapida de pernas e mais confiante. O efeito Fonseca tirando o foco nela fez bem para o seu psicologico. Campanha muito digna, se ganhar entao…
Vai ser duro contra a iga mas da para Bia ganhar
Feliz demais pela Bia, finalmente encaixou uma grande campanha em 2024.
Se o saque ainda n é taaao contundente qnt poderia, ela tem o mérito de estar mantendo uma média superior a 70% dos 1°s saques em quadra e, sobretudo nas condições de Madri, isso faz mtaaa diferença.. apesar das titubeadas p/fechar, foi mais uma vitória em sets diretos, poupando pernas para esse duelo contra a Iga..
Torcer para q ela entre leve contra a polonesa, a n°1 está jogando em altíssimo nível logo, todo o favoritismo é dela e, sem peso da responsabilidade pela vitória nas costas normalmente o jogo da BR flui melhor..
Bia, 8 ou 80.
Nossa, MT verdade
Grande desempenho da Bia, crescendo na hora certa, às vésperas de Roland Garros. Fazendo jogos mais tranquilos e ganhando com certa gordurinha, sem se estuporar.
Agora é jogar solta contra a Iga, fazer o seu melhor e o que vier é lucro.
Parabéns Bia , step-by-step, já fez o mesmo que Roma o ano passado. Se continuar assim chega em RG mais tranquila para defender os pontos, mas está garantindo o top 20 até setembro, eu acho.
E no fim das contas, quem consegue ir para as fases finais continua sendo só a Bia.
Brasilian storm com certeza está sendo Madrid e é só começo..
grande resultado… avante, BIA.
Infelizmente nossa realidade no tênis é mto dura. Bia dificilmente chegará no top dez. Os dois Tiagos não tem jogo e resistência física pra passar de 3° rodada de um grand slam, ou seja, são jogadores pra no máximo 60 a 70 do mundo. Nossa esperança é João Fonseca que até os 20 anos pode chegar. Aguardemos