Ningbo (China) – Pela primeira vez em quatro confrontos, Beatriz Haddad Maia conseguiu superar a britânica Katie Boulter, 35ª do ranking, e estreou com vitória no WTA 500 de Ningbo. De volta ao top 10 do ranking mundial nesta semana, a número 1 do Brasil marcou as parciais de 7/6 (7-2) e 7/5 em 2h26 de partida nesta quinta-feira.
Bia havia perdido dois jogos para Boulter no primeiro semestre, em San Diego e Miami. Elas voltaram a se enfrentar no WTA 1000 de Toronto, em agosto, quando a brasileira precisou abandonar por lesão nas costas depois de apenas dois games disputados.
Cabeça de chave 6 em Ningbo, Bia entrou diretamente nas oitavas de final do torneio com as desistências das top 10 Jasmine Paolini e Emma Navarro, anunciadas após o sorteio, mas ainda antes do torneio. Com isso, foi feita uma mudança na chave e a brasileira ocupou o espaço anteriormente reservado a Paolini. Posteriormente, a chinesa Qinwen Zheng também desistiu e Bia passou a ser a única top 10 na chave.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A adversária de Bia nas quartas será a espanhola Paula Badosa, 15ª do ranking. Elas já se enfrentaram duas vezes no início de 2023, com uma vitória para cada lado. Badosa levou a melhor em Adelaide e Bia deu o troco em Doha.
7th quarterfinal reached in 2024 for Haddad Maia 👏#NingboOpen pic.twitter.com/9jR6NDCcJn
— wta (@WTA) October 17, 2024
A vaga nas quartas rende 108 pontos no ranking da WTA para Bia, que no entanto precisa descartar 60 de Charleston. Ainda assim, os 48 pontos são suficientes para ultrapassar a norte-americana Danielle Collins, atual número 9 do ranking. No entanto, a paulistana de 28 anos ainda disputa sua posição no top 10 com a própria Badosa e também com as russas Anna Kalinskaya e Daria Kasatkina, além da tcheca Barbora Krejcikova.
Vitória inédita veio nos pontos importantes
Depois de perder os três primeiros embates com Boulter, desta vez a brasileira conseguiu triunfar em sets diretos, mas não foi fácil. O resultado foi construído nos detalhes, com um jogo bastante equilibrado. Bia foi um pouquinho melhor no desempenho com o saque (69% contra 68%) e cresceu nos pontos importantes, converteu os dois break-points que teve a favor e salvou quatro dos cinco que encarou.
Haddad Maia won this point 🤯#NingboOpen pic.twitter.com/3lg8VoY0oU
— wta (@WTA) October 17, 2024
O primeiro set foi dominado por quem estava no serviço, com ambas as tenistas não cedendo uma chance sequer de quebra à rival. Com isso, a decisão foi para o tiebreak, no qual Bia saiu com mini-break contra logo no primeiro game, mas então venceu cinco pontos seguidos e praticamente garantiu o 1 a 0 no placar.
Bia manteve o embalo e saiu quebrando na segunda parcial para fazer 2/0. Boulter buscou o empate por 2/2 e pressionou, mas perdeu um break-point no sexto game e dois no oitavo. As chances desperdiçadas pela britânica custaram caro, ela levou um break no 11º e penúltimo set, com a canhota paulista confirmando em seguida para selar a vitória.
Jogo dificílimo. Como é agressiva essa inglesa. Mas Bia atuou muito bem e foi mais consistente. Que grande jogadora nos temos para torcer! Go, Bia.
E pensar que uns especialistas aqui dos comentários falava que a Bia era tenista de 150 a 200 do mundo, e que devia focar nas duplas.
Ufa!
Quando o saque vai bem e o mental tá forte a Bia vira um paredão!
A Badosa vive bom momento, assim como a Bia, mas se jogar como hoje, passa!
VQV Bia!
Paredão?
Passa pela Badosa?
Tomara que não acabe com a empolgação e passe pra semi
Vamos torcer
Beatriz Haddad Maia orgulho do Brasil
Sem a menor dúvida! Já é gigante.
É gigante sim.
O tenis é impecável, nunca vi igual…
Que a Bia precisa fazer pra garantir o top10? Final?
Nesta semana, a disputa direta é com a Kasatkina. As demais teriam de ganhar o torneio para ultrapassar a Bia, que no momento subiu para 9, como é o exato caso da Badosa.
Dalcim, A Badosa é a favorita amanhã, considerando que vem em uma ótima fase?
Olha, não vejo uma clara favorita nessa partida. Acho que as duas estão buscando reação no momento da carreira e isso deve colocar um molho extra de nervosismo em quadra.
Vamos Bia. Ganhar da Paula badosa e depois rumo ao titulo
Ganhou mesmo foi uma atropelada.
Não viu nem a placa.
Boa vitória da Bia. Fim do tabu. Agora quartas. Um jogão contra a Badosa
Te cuida, Ostapenko
Quem tem que se cuidar com a Ostapenko é o espelho, com aqueles modelitos que ela usa
Boa, boa, mas, Osaka inda ganha o trofeuuuu. Top model. Kkkkk
A Ostapenko é uma mancha no destino da Bia, tomara que um dia consiga superá-la.
Mais um desafio superado. Parabéns, Bia!
A Inglesa valorizou a Vitória da Bia. Boa jogadora com golpes definidores, porém a Brasileira está em grande fase. Valeu Bia.
Na verdade, somaria 108 pontos pelas quartas, mas tem de descartar 60 de Charleston, portanto a soma real será de 48 no momento.
Ir bem nesse torneio é fundamental.
O importante é já ter conseguido segurar muitos pontos de Zhuhai, que vão descontar daqui a duas semanas.
Nesse momento, ela está em 15 na corrida, o que já é excelente.
O top 20 me parece certo pra esse ano.
Mas dá pra ir atrás do top 10.
Dalcim, é incrível tudo que a Bia está fazendo neste ano.
Mas vai ser muito triste terem extinguido o torneio Elite Thophy. Isso vai fazer ela retroceder no ranking para em torno de 15° com a perda dos 700 pontos do título de 2023.
Além do torneio atual, ela participa de mais algum para tentar se manter no top 10 na virada do ano?
Sim, está inscrita para o 500 de Tóquio na semana que vem.
Grande vitória da Bia, mandou muito bem! Jogo bem duro, a britânica é carne de pescoço e Bia tinha todo retrospecto contra. No segundo set, após a quebra da brasileira foi a Katie quem jogava melhor, devolveu a quebra e teve breaks. Bia teve resiliência em confirmar os games e deu o bote para encerrar a fatura em dois sets. Vitória de gente grande…
Ufaaa!
kkk
Se entrar como entrou hoje e acreditar que pode vencer, sem chance para Badosa, mas tem que manter este rítimo, esta pegada. Só vai Bia você pode uhuhuhuhuhuhuhu.
Determinação, confiança e saque. Foram o diferencial da Bia neste jogo mto equilibrado de poucas oportunidades das quais, Bia foi melhor. Badosa esta bem, mas sou mais Bia atualmente.
kd o pessoal que garantiu que a Bia ia sair do top 100 esse ano ???? Só rindo mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkk
São os comentaristas de sofá.
Os barrigudos que nunca pegaram numa raquete e acham que entendem de tênis, psicologia, métodos de treinamento etc ….
Só aparecem depois de derrotas. A Bia pode chegar na final jogando bem, mas se perde a final os abutres aparecem.
Exatamente, aliás o espirito de abutre é algo a ser estudada kkkkkkk
A Bia se manteve firme nos pontos cruciais do jogo.
Mostrou resiliência e mentalidade vencedora.
Acredito que ela tem condições de vencer a linda Badosa.
Vamos Bia!!!
Vamos linda Bia, uai!!! kk..
VQV BIA!
Pelas minhas contas, com mais duas vitórias em Ningbo garante o Top 15 no ano.
Na minha opnião, se fizer semi ou final nesse torneio a Bia deveria dar “out” para o WTA 500 no Japão, encerrar a temporada e descansar para voltar bem para a preparação e o AO 2025.
Terceiro ano seguido terminando no Top20! Lindo!!
Parabens BIA!
Ainda wta 1000 de Paris. Tem que ir nos 2 e mais BJK
Atp 1000 de Paris
Wuhan foi o último WTA 1000 do ano
Alguém sabe se a Bia ainda tem chances de disputar o finals?
Ganhou um jogo muito difícil pra ela; a britânica aproveita qualquer bola curta para atacar na subida e dominar o ponto, ela utiliza muito bem o peso do corpo para dar potência nos golpes mas é menos eficaz nessa postura ofensiva quando as bolas sao longas. A Bia tem dificuldade nesses jogos com jogadoras que aceleram o jogo mas hoje ela se saiu bem quando o primeiro serviço entrava, teve uma boa porcentagem, e quando conseguia manter a Boulter no fundo da quadra. A brasileira se movimentou muito bem durante o jogo todo e a prova disso é um dos pontos no tie-break em que ela retornou ao menos 2 ou 3 smashes para ganhar. Difícil de dizer se as chances perdidas pela Boulter retornando o segundo serviço da Bia foram por causa de uma melhora no serviço da brasileira.
Ótima análise! Apareça mais por aqui.
Bia se consolida como a 3a melhor tenista da história do país, atrás apenas da Maria Esther Bueno e do Guga. E tem espaço pra crescer, o que é o melhor de tudo.
Terminará o ano entre as 15 melhores, ao que tudo indica, e já começará o ano de 2025 bem posicionada para pegar cabeça de chave em todos os GS.
Meus caros, aquele ponto com 22 trocas (e a Bia só se defendendo até o forehand matador), no 4×1, do tiebreak do set1, foi uma prova de resistência e espírito de luta. Parabéns, garota, e força pra uma nova batalha contra a Badosa!
Grande Bia, mostrando seu verdadeiro tenis, como já disse, até 2029 no top 20, sem contusões. Ela merece.
Ótima vitória. Mas acho que até na forma de anunciar a vitória no título da matéria, se deu mais enfase as derotas contra a inglesa.
H2H real agora é Bia 1×2, longe de ser uma grande freguesia ou algo do gênero.
PS: O que é que foi o ponto que a Bia ganhou defendendo tudo?! Parecia até o Fininho em seus bons tempos.