Roma (Itália) – Depois de ter vencido de virada seu jogo de estreia no WTA 1000 de Roma, Beatriz Haddad Maia se despediu da competição neste sábado. A número 1 do Brasil e 13ª do mundo caiu diante da norte-americana Madison Keys, 16ª colocada, na terceira rodada do torneio em quadras de saibro na capital italiana, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/3 em 2h30 de partida.
Ambas cabeças de chave e integrantes do top 20, Bia e Keys entraram diretamente na segunda rodada e haviam vencido jogos duros na última quinta-feira, a brasileira contra a chinesa Xinyu Wang e a norte-americana diante da colombiana Camila Osorio. Foi a segunda vez que elas se enfrentaram, sendo que Bia havia vencido no Elite Trophy do ano passado, na China.
Bia havia chegado às quartas de final de Madri há duas semanas e defendia 215 pontos em Roma, onde também fez quartas no ano passado. Por enquanto, ela consegue manter 65 pontos e ainda não perde posições. Mas jogadoras como Elina Svitolina, Danielle Collins e a própria Madison Keys podem ultrapassá-la.
In her clay era 🔥@Madison_Keys holds off Haddad Maia 6-4, 4-6, 6-3 for her first Top 15 win on red clay since 2016!#IBI24 pic.twitter.com/LfPrsSH8F3
— wta (@WTA) May 11, 2024
Keys foi semifinalista em Madri há duas semanas. Ela enfrenta a romena Sorana Cirstea, 32ª do ranking, algoz da canhota tcheca Marketa Vondrousova, número 6 do mundo e campeã de Wimbledon, com parciais de 7/6 (7-1) e 6/3.
Por sua vez, Bia também está inscrita para o WTA 500 de Estrasburgo, que acontece entre os dias 19 e 25 de maio, uma semana antes de Roland Garros. O evento também terá nomes como Jessica Pegula, Danielle Collins e Jasmine Paolini entre as cabeças de chave.
Virada de Keys na primeira parcial
Bia conseguiu uma quebra logo cedo e ainda salvou dois break-points para sair vencendo por 3/0. Mas Keys conseguiu se recuperar na partida apostando em seu jogo agressivo e de muita potência nos golpes, especialmente o forehand, definindo seus pontos em poucas trocas.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Bastante eficiente nas devoluções de saque, a norte-americana devolveu a quebra e buscou o empate por 3/3 depois de ter criado cinco break-points na partida. Já no oitavo game, confirmou um game mais longo no saque, escapando da quebra. Keys voltou a atacar o saque da brasileira, que até salvou um break-point com uma curtinha e que levou ao erro da rival. Mas a pressão exercida rendeu uma nova quebra que foi definitiva para o primeiro set.
All over the court 💨
Beatriz Haddad Maia | #IBI24 pic.twitter.com/9kCZ1hQIPS
— wta (@WTA) May 11, 2024
Bia se aproveitou da instabilidade da rival no segundo set
A segunda parcial foi melhor para Bia, que passou a confirmar seus games de serviço de forma mais tranquila. Ela também buscava alternativas para tirar a bola da linha de cintura da norte-americana e exigir uma maior movimentação da adversária nos ralis de fundo.
A brasileira também se aproveitou muito bem dos momentos de instabilidade de Keys, que são comuns por seu estilo de jogo, e abriu 5/2. Mesmo sofrendo uma quebra quando sacava para o set, ela recuperou a vantagem na sequência, após três erros da adversária e um winner de devolução no set-point.
The crowd wanted more. They’re getting more 🎾
Beatriz Haddad Maia forces a decider with Keys at 4-6, 6-4.#IBI24 pic.twitter.com/afDCosFJFW
— wta (@WTA) May 11, 2024
Terceiro set começa com cinco quebras
O set decisivo começou com muita dificuldade para as sacadoras. Conforme o horário avançava e as condições iam ficando mais lentas, o saque passava a ser um fator menos determinante para a definição dos pontos. A parcial teve cinco quebras seguidas até Keys abrir 3/2 e depois confirmar o serviço para consolidar a vantagem.
Depois de ter sofrido quatro quebras seguidas na partida, uma no fim do segundo set e mais três no terceiro, Bia finalmente voltou a manter um game de saque, saindo de 15-30. Mas Keys seguia impecável em seu serviço e não dava chances para a recuperação da brasileira. E com uma nova quebra, fechou a partida.
Já estavam prevendo o encontro da Bia com a Iga desde que o chaveamento saiu. E desde lá eu falava que ela não passaria pela Keys. Isso era muito óbvio, ela não está com o seu melhor jogo e temos que ser pés no chão ao invés de fanáticos.
Saudade da jogadora que gritavam mas a bola andava, A Bia tá gritando tanto e a bola simplesmente não anda. O segundo saque dela tá quase igual ao da Errani. Absurdo.
É que ela ganhou da americana até no piso duro. Supunha-se que repetiria a vitória no piso melhor para a Bia.
A Keys já chegou à F em Roma e em RG tem uma SF, uma QF e duas R16.
Sim, pouca coisa em relação ao currículo dela no piso duro e grama. Já foi finalista no us, semifinalista 2x na australia e 2 quartas em Wimbledon. Saibro é o pior piso dela e o melhor da Bia.
Achei que o terceiro set iria ao tiebreak. Ambas não queriam confirmar o saque.
Bia Maia deixou escapar, quando Keys foi quebrada de zero, jogando um game digno de 5 classe. Não aproveitou a baixa de confiança da adversária, que subiu em seguida e não mais permitiu reações da brasileira.
Oportunidades acontecem. Capitalização é imprescindível.
Concordo plenamente. Eu li o terceiro set dessa maneira também. A Bia deixou boas oportunidades escapar até colocar a Keys de volta no jogo.
Engenheiro de obra pronta….ta certo…
Meu Deus e esse saque? Voltou a assombrar Bia. Se esse amigo tecnico dela não resolveu até agora esse problema, vamos trocar né. Pena. Bia cai no ranking agora?
Não deu pra Bia. Faz parte.
Tenis pra frente.
É assim mesmo que ela pensa. Por isso está estacionada. E periga cair.
E vc segue subindo firme no ranking né
O que tem a ver o “ranking” dele?
Ué, eu não sou tenista! Que comentário sem pé nem cabeça…
No WTA 1000 de Madri, em 2023 a Bia perdeu na segunda rodada e em 2024 chegou nas quartas de final. No WTA 1000 de Roma, em 2023 a Bia chegou nas quartas de final e em 2024 caiu na terceira rodada. Então, considerando os dois torneios, acho que a Bia marcou mais pontos em 2024 do que em 2023. E aí, explica pra gente, a Bia periga cair quantas posições no ranking? Falar que periga cair depois de uma derrota é muito fácil e muito óbvio.
Então, quando ela cair na R1 ou R2 de Rolanga, vai lá pro 20, 25. E se ficar nessa tocada até o fim do ano, periga não defender a “série B” do Finals.
Bia está jogando apenas nos erros das adversárias. Está faltando variação de golpes, winners. Só devolver as bolas no meio da quadra com pancada, não define.
Bem isso, era um jogo ganhável…
Ela não pode variar com golpes que ela não tem. O único caminho pra ela é a pancadaria do fundo da quadra. Se ela conseguisse diminuir a quantidade absurda de erros não forçados ela enfrentaria qualquer adversária. O pessoal está exigindo dela mais do que ela pode entregar. A fase atual do tenis feminino está sofrível. A Paolini é 12 no ranking! Exigir que a Haddad Maia melhore o saque, o jogo na rede e a velocidade é absurdo na fase atual dela. Ela está com 26 ou 27 aninhos nas costas. Bola pra frente pois RG vem aí e com um pouco de sorte dá pra defender os pontos do ano passado.
Sim. Tem 27 anos e 13 do ranking e não é por acaso.e muito difícil ser top15
Jogo tecnicamente horroroso! E o saque da Bia continua sofrível! E o pior é que ela não melhora esse fundamento! Que tristeza!
Confesso que hj desanimei com a Bia. A fase realmente não é boa (acontece com as melhores jogadoras). Saibro lento era pra vencer a Keys em 2 sets. Sinto o mental da Bia bem abaixo.
Essa é a Bia que eu conheço, sempre perdendo na 1 ou 2 rodada! Próximo torneio vai perder bastante pontos e nisso descer bastante o rank… mulher fraca demais
Você se enganou. Este ano tivemos até agora um GS e quatro torneios equivalentes aos M1000. Ela foi ao R3 em todos, exceto em Madri, onde alcançou às QF (R5).
Lembrando que é contando com Bye esse R3…
Porque saiu de bye na primeira rodada. O colega quis dizer vencer duas.
Ele pode ter pensado, mas escreveu R1 ou R2, e ela alcançou a terceira rodada em todos os torneios. Português é uma língua difícil mesmo se você não é nativo. Mesmo que ele tenha se expressado mal, ela venceu pelo menos uma partida em todos os eventos (duas no Aberto da Austrália e quatro em Madri).
Campanha que deveria ser comemorada se ela fosse top 100. Se ela, uma top 15, tiver esse pensamento medíocre, então o ranking dela é enganoso mesmo
Neste WTA 1000 de Roma 2024, a Bia perdeu na terceira rodada. Então, a Bia que você conhece foi um pouco melhor nesse torneio, hein!
Mais um jogo da boa coadjuvante.
Vc é outro que adora aparecer por aqui nas derrotas, mas nas vitórias fica escondidinho debaixo da cama.
Para a surpresa de ninguém…. “eu já sabia”.
Bia tem que se preocupar menos em fazer firula e focar mais no jogo. Ficar gritando, com comemoração exagerada, olhando a cada 30 segundos para a comissão técnica, etc, não ganha jogo, pelo contrário, tira o foco. Deixa para comemorar após a última bola ser jogada.
Também acho. Ela precisa de mais foco no jogo ao invés de parecer uma Npc do técnico!
Nunca vi a Bia comemorar vitória, quanto mais ponto, de maneira exagerada. Acho até que ela devia extravasar mais. Muito contida.
Olhar pro técnico ela olha muito.
Para o nível de tênis que a Bia está jogando, até que ela foi longe de mais nesse torneio.
Já era para ter perdido no jogo anterior, não sei nem.como virou aquele jogo,
Meu pai do céu, que horror
Se a Bia não melhorar o saque pode esquecer o top 10 e se manter no top 20 vai ser um grande desafio
eu acho que a torcida super dimensiona suas expectativas… Lógico. É desejo alimentando vontade de torcedor. Natural
Ontem teve comentários circulando nas redes festejando a derrota da Paolini afirmando que assim a Bia, ao ganhar da Keys, pularia um avanço no ranking…. puff!
Por isso, nunca é bom torcer pela derrota dos outros/as
e mais uma vez insisto em lembrar o quanto é difícil e louvável ser top-20… além de ser a melhor tenista sul-americana (bem acima das poucas no top-100).
Muito obrigado Bia Haddad
Sim ramiro
Bia precisa aumentar o seu repertório de jogadas e o seu nível de confiança. Potencial para isso ela tem.
A CBT poderia contratar um bom psiquiatra para submeter os tenistas brasileiros a um tratamento intensivo(8hs/dia) para quem sabe daqui há um ano os resultados venham
O problema é que o tenis brasileiro é tão fraco que qualquer um que consegue acertar uma bola mínima as pessoas e a mídia já começam uma bajulação absurda em cima do jogador e não pode ter cobrança se não é “falta de patriotismo”, nego que começou a usar uma raquete ontem e a mídia fica “pintou o novo Guga!!!!!!” Os resultados nunca virão enquanto o tenis brasileiro for esse “café com leite” que não pode cobrar
Blá, blá, blá
Independente das condições, sofrer 4 quebras seguidas indica uma fragilidade que persiste. Não consegue sacar.
Bia teve sua chance, mas não deu certo, tênis é assim mesmo, bola pra frente, ainda continuo torcendo por ela.
Não sei como a Bia tem esse ranking, ela é muito fraca tecnicamente, não consegue se impor, só joga no erro da adversária, pouquíssimos winners,saque fraco,pouca variação de jogo ,previsível demais, presa fácil
Vc que é craque
É só dar uma olhada nas regras de cálculo da pontuação do ranking e os resultados que a Bia teve nas últimas 52 semanas que você entenderá o porquê dela estar no top 15 do ranking.
Tenho minhas dúvidas. Cabeça fraca.
Jogo horrível e ponto final. Bia não tem mental. Só sabe rir, dizer vamos, serrar os punhos e olhar para o técnico. É só……
Técnico ou namorido?
Pode ser os dois técnico é namorido
O jogo foi ruim. As duas erraram muito. Bia não sai do chão no primeiro saque.
Perdeu, porque a outra jogou agressiva. Madison sempre foi nesse estilo.
Diferente do xiliquento que perdeu hj, pelo menos lutou. Mas foi um jogo horrível, eu digo que venceu a menos pior. Vamos pra proxima
Saque dela não está no mesmo nível da turma.
Quem assistiu o jogo viu q a partida foi tecnicamente sofrível e n só no saque, grande maioria dos pontos vinha de erros não forçados das duas.. 3° set msm tava uma disputa de quem queria ganhar menos.. enfim, nem vale a pena aqui ficar me repetindo q n tem cabimento uma jogadora com a envergadura da Bia sacar desse jeito, se ela e seu staff estão satisfeitos com o nível atual desse golpe, nos resta acompanhar e ver oq de melhor consegue nessas condições..
Foi jogo de 4ª Classe de Interclubes. Se tanto.
Keys estourou bastante bolas, mas mesmo assim Bia não aproveitou. A Keys quando não dá na bola com vontade, não consegue controlar a bola direito. É só pancada !!
Mas resultado normal. Como do Wild.
Bia vamos para o próximo torneio. A Maria Camila Osório e colombiana conserta ai
Pessoal manhando a Bia, sendo que a Bia melhorou consideravelmente desde que a temporada no saibro comecou. E quem ficou com espectativa alta em relação a uma provável partida entre Bia X Iga foi o pessoal deste comentário.
Vai ter tempo de descanso e planejamento para RG.
Acho que não. “Bia também está inscrita para o WTA 500 de Estrasburgo, que acontece entre os dias 19 e 25 de maio, uma semana antes de Roland Garros”. Ou chega embalada ou cansada.
Duas jogadoras do mesmo nível, só que a americana saca melhor. Faltou para a Bia ter tentado colocar mais o primeiro saque em quadra no terceiro set para tentar manter seus games de saque
Dia ruim pro tênis Brasileiro em Roma , vida que segue .
Alguem aí acha que a Bia consegue defender os pontos da semi do ano passado ? Fase muito ruim da brasileira, em nítido contraste do tênis masculino, com os Thiagos e o João fazendo ótimos jogos esse ano. Alguma coisa a Bia terá que fazer pra evoluir seu jogo, apenas ficar olhando pro tecnico, fechar a mão e falar vamos em todo ponto ganho nao será suficiente.
Mais um jogo que eu não assisti, e não perdi nada, menos mal
Tem muita gente emocionada. Nem ao céu, nem ao inferno.
A Bia é gigante. Ela é uma legítima top 20, pois já está ali há duas temporadas, de modo que volta e meia encara e ganha das top ten.
Por outro lado, ela tem limitações bem claras no jogo dela, que no momento a impedem de ir além. Não chegará a ser número um, como aventado pelo Meligeni. Longe disso, aliás.
É fato que a Madison é mais jogadora do que ela e o fato de estar provisoriamente abaixo no ranking não muda isso. Derrota normal. Vida que segue. Isso não a diminuí em nada.
Apenas não concordo com a parte da Keys ser mais jogadora, principalmente, neste piso. Bia perdeu boas oportunidades de levar esse jogo. Ela tem potencial para se manter no top 20, mas se quiser voltar ao top 10 precisa melhorar o seu foco, mentalidade, postura e desenvolver algumas questões técnicas. Torço para que ela e seu time consigam acertar esses pontos.
Com esse saque, não entra no Top 10…
Posso estar errada. Mas tenho a impressão que 90% dos outros ganhos pela Bia são de erros da adversária, erros não forçados e não de Winners…. A bola dela não anda…. E fica jogando no meio da quadra….
Ontem foi +/- isso msm..
O jogo piorou muito quando a rave, do lado de fora, tomou as atenções de todos.
Vergonhoso.
“a rave”…??
Bia precisa ajustar este saque para ontem, caso pense em voos maiores.
Tem que confirmar os saques, a Keys perdeu de 0 um game e a Bia devolve o presente. Pra evitar o ENF podia usar slice, variar.
Entra torneio, sai torneio e a historia e sempre a mesma. A realidade e que a Bia e uma jogadora mediocre que esta feliz com uma equipe tecnica mediocre. Ponto final.