Wuhan (China) – Exatamente uma semana depois do duelo na terceira rodada de Pequim, Beatriz Haddad Maia aproveitou a oportunidade de revanche contra a norte-americana Madison Keys e estreou com vitória no WTA 1000 de Wuhan. A número 1 do Brasil e 12ª do mundo venceu a partida desta segunda-feira por 7/6 (9-7) e 6/2 em 2h08 de partida.
Esta foi a segunda vitória de Bia em quatro jogos contra Keys no circuito. A brasileira havia vencido o primeiro duelo entre elas, na campanha para o título do Elite Trophy em Zhuhai, no fim do ano passado. Já a norte-americana, ex-número 7 do mundo e atual 24ª do ranking, venceu os duelos em Roma e Pequim na atual temporada.
Com a vitória na estreia, Bia pode enfrentar a tcheca Marie Bouzkova, 32ª do ranking, ou a russa Veronika Kudermetova, ex-top 10 e atual 39ª colocada. A paulistana de 28 anos venceu Kudermetova há duas semanas, quando foi campeã em Seul, mas a russa lidera o histórico por 2 a 1. Já contra Bouzkova, lidera o histórico por 4 a 0, mas todos os jogos foram em três sets.
Brasileira salvou set-point no tiebreak e sobreviveu a games longos
Atuando em estádio fechado, por conta da chuva, e diante de uma rival de estilo agressivo e de muita potência nos golpes, Bia precisava cuidar muito bem dos games de saque para evitar que a norte-americana pressionasse já nas devoluções e dominasse os ralis. E o início de partida da brasileira cumpriu à risca esse plano, já que ela não enfrentou break-points nos primeiros games e aproveitou uma de suas chances de quebra para abrir vantagem e chegar a liderar por 5/3.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Keys sobreviveu a um game longo no saque e depois devolveu a quebra, jogando de forma agressiva. Bia ainsa recuperou a liderança, mas também não aproveitou a segunda chance de fechar o set. Em ambos os games, cometeu duplas faltas em pontos importantes. Ainda assim, Bia conseguiu definir a parcial no tiebreak, chegando a salvar um set-point. E a instabilidade da norte-americana nos ralis de fundo, com 29 erros não-forçados na parcial foi determinante.
Mesmo sofrendo uma quebra de serviço no começo do segundo set, Bia buscou o empate de imediato e iniciou uma boa reação na partida, chegando a vencer quatro games seguidos. Ela chegou a salvar break-points até abrir essa vantagem. Dois games mais tarde, a brasileira foi novamente ameaçada, mas mais uma vez escapou de mais cinco chances de quebra, com bons saques abertos nos break-points.
Em vantagem no placar e diante de uma rival visivelmente frustrada por tantas oportunidades perdidas, Bia tentou jogar com maior margem de segurança, esperando por suas chances e ou por erros da adversária e voltou a quebrar para fechar a partida. Keys liderou a estatística de winners por 30 a 17, mas cometeu 53 erros não-forçados contra 27 da brasileira. Por sua vez, Bia conseguiu cinco quebras e escapou de 10 dos 13 break-points que enfrentou.
Não deu zebra dessa vez, ganhou a melhor ranqueada :)
Atuação estupenda da Bia! Jogadoraça!
Não existe zebra nessa faixa de ranking… existe a melhor no dia…abaixo top 50.
Boa Bia
E rumo à estação Top Ten, de onde nunca deveria ter saído…
A Bia executou no 1o.set muito bem o plano, mas deixou ir para tie-break.
E no segundo set deu canceira, mas fechou em 6×2.
Mental forte!
VQV Bia!
Canseira.
Game chave: o 4×2, no set 2, com a Bia salvando cinco breaks, e fazendo 5×2. Como nos dois encontros anteriores entre elas, o jogo foi um festival de erros. Desta vez, a Bia errou menos e ganhou. Força, garota!
Interessante como a Bia assimilou muito bem a derrota passada para drenar a mente vencedora da Madison…
Excelente ! Nossa Bia joga muito !
Tinha uns haters que queriam aposentar a Bia na semana passada kkkkkkk
Valeu Biaaaa !! Aproveitar que já passou pela primeira pedreira e ir somando pontos que venha a Kudermetomova
boa notícia para uma segunda-feira pela manhã.
Show, ainda mais em cima de uma americana. Vamos em frente Bia!!!
Estadunidense
Boa Bia. Bela vitória
Talvez um dis melhores jogos da Beatriz Maia, nos últimos tempos. Precisa no 1⁰set, e arrasadora no 2⁰. Espero que mantenha essa pegada, pra que possa ir bem mais longe nesse importante torneio.
Arrasadora no segundo set? Acho que você não assistiu o jogo.
Nesse momento, a Bia vai retomando uma posição no top 10 da WTA.
Sabemos que os pontos de Zhuhai vão ser descontados, mas tá valendo!
Bia excepcional.
Não comemora muito não, porquê a Bia é muito inconstante,costuma soprar a farofa com muita frequência
Não é só a Bia! são várias tenistas!
E o tênis é assim… Garcia, Sakkari, Jabour, etc…
Talvez por isso tem que comemorar, sim!
VQV BIA!
Grande Vitória Bia maia vamos para o próximo jogo. E vencer esse torneio Bia
Venceu a irmã da Alicia
Bia começou o jogo jogando muiiito próximo do seu melhor mas, a partir do 5×4 do 1° set os conhecidissimos problemas com o 1° saque deram as caras.. O TB do 1°set(onde como bem disse a reportagem, a Keys empilhou ENF) foi determinante pra vitória..
Bora por mais e que a BR consiga jogar com mais frequência no nível do início do jogo de hj..
No segundo set os problemas com o saque continuaram mas ela foi capaz de confirmar com muita dificuldade 3 games muito longos. A Bia aproveitou um game muito ruim da Keys pra conseguir a vantagem e quebrou de novo a adversária no último game pra fechar a partida.
Olha a frustração do cara: no 5×4 ela se apertou porque é fraca com o 1⁰ saque, MAS, no tie break ela ganhou porque a Keys “empilhou” ENF… a auto-estima está lá embaixo não é ?!
Excelente
Bela vitória.
Parabéns Bia
Bia estava instável no 1o set, mesmo joga do melhor. Errava bolas decisivas e o mental falhou na hora de fechar em 5×4 e 7×5. No segundo set ganhou confiança, resistiu no 3×1 e no 4×2 (10 vzs 40×40) e errou menos. Dá pra avançar mais uma!
A nossa bia é guerreira não deixou se abater na derrota de semana passada, o que falta para os homens ser mais guerreiros .
Parabéns bia
Hoje, tivemos o embate entre uma jogadora com tática clara (Bia) e outra querendo dar na bola (Keys). Mesmo nos momentos tecnicamente ruins, a Bia foi fiel ao plano e, por isso, saiu com a vitória. Triunfo de uma jogadora que tem maturidade.
Keys tem um mental muito forte e constantemente consegue retornar em jogos perdidos. Não vi a partida, mas Haddad Maia certamente teve muitos méritos.
É impressionante o quanto anda a bola da Keys. Fora do normal. Bia teve que ser muito forte pra segurar a pancadaria
Congratulações Beatriz Haddad Maia! Conseguiu desvendar o segredo da Madison Keys e avançou do quarto R1 para R2 desse “Escape Room” achando há Keys correta.
Vamooss!
Parabéns Beatriz Haddad Maia, grande vitória. Pouco a pouco vai ganhando força mental e aprendendo a lidar com a pressão. Ganhou de uma adversária muito boa, que já foi finalista do US Open 2017 e semifinalista de Roland Garros 2018, AO 2022 e US Open 2023. Conseguiu ultrapassar os 3.000 pontos no ranking da últimas 52 semanas, o que não é pouca coisa, e pra isso nem precisou mudar de técnico.
Parabéns Bia, vc merece. É nítido que vc virou a chave em relação ao 1o.sem, referente ao mental. Técnica vc sempre teve. Voltando a ser a top 20 de antes, agora vc pode ganhar ou perder de qualquer uma abaixo do top 50. Vide Sabalenka semana passada. Olhem as outras e um calendário forte, vai ser normal ganhar e perder no top 20 para tenistas da mesma faixa seja masculino ou feminino.
Boa Bia! Como eu disse aqui no último comentario. Qdo Bia evolui seu primeiro saque em acertos. Se torna uma adversaria complicada de vencer. Para mim fica claro e evidente. Se sua margem de acerto no saque subir para 80% vai certamente figurar entre as 10 top. Importante é que sinto Bia mais confiante e mentalmente mais forte. Parabens a comissão tecnica pelo trabalho.
Grande Bia! Que vitória! A Keys é bem perigosa, pega muito forte na bola e é rápida.
Bia em altíssimo nível.
Na seção “Onde Assistir” dizia que o jogo passaria no Disney, mas não passou. Era bem mais ampla a cobertura do Star+.
Só sei que a BIA QUIS vencer e a MADISON não KEYS…