Berrettini volta a bater Van de Zandschulp e deixa Itália perto do bi

Foto: Getty Images for ITF

Málaga (Espanha) – Assim como aconteceu no duelo válido pela fase de grupos, em setembro, o italiano Matteo Berrettini abriu a série contra a Holanda com vitória, desta vez derrubando Botic van de Zandschulp em sets diretos. Ao marcar o placar final de 6/4 e 6/2, ele deixou a Itália bem perto do bicampeonato da Copa Davis.

Cabe agora ao número 1 do mundo Jannik Sinner confirmar seu favoritismo e superar Tallon Griekspoor na partida seguinte para garantir o bicampeonato seguido, sendo o terceiro título geral do país na competição. O italiano venceu o holandês em todos os cinco duelos anteriores que tiveram, três destes na atual temporada (Roterdã, Miami e Halle).

Berrettini começou a semana jogando apenas duplas nas quartas de final contra a Argentina, mas depois da derrota de Lorenzo Musetti em simples, assumiu o posto de número 2 da nação nas semifinais, vencendo sua partida contra a Alemanha. Neste domingo, ele novamente abriu a série com nova vitória.

Afiado com o saque, o italiano não cedeu uma chance de quebra sequer durante o jogo e venceu 75% dos pontos em seus games de serviço, sendo 16 deles em aces. Do outro lado, Van de Zandschulp teve apenas 57% de aproveitamento e perdeu três dos quatro break-points que encarou. Berrettini teve dois winners a mais que o holandês (12 a 10) e três erros não forçados a mais (17 a 14).

No primeiro set, o atual 35 do mundo só conseguiu a quebra na reta final, batendo o saque de Van de Zandschulp de zero no nono e penúltimo game. A história da segunda parcial foi mais tranquila para Berrettini, que já no terceiro game obteve a quebra de vantagem. Ele ampliou a diferença com um novo break no sétimo, sacando em seguida para fechar no segundo match-point.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.