Iasi (Romênia) – Em sua décima final de WTA, a romena Irina Begu aproveitou o fator casa e conquistou seu sexto título no circuito neste domingo ao bater a suíça Jil Teichmann na final do WTA 250 de Iasi com parciais de 6/0 e 7/5,em 1h34 de confronto.
Begu volta a levantar um troféu depois de três anos de jejum. Com a conquista, a romena de 34 anos dará um enorme salto no ranking e voltará a figurar no top 100. Ela sairá da atual 110ª colocação para atingir o 82º posto na lista da próxima segunda-feira.
Responsável por mostrar uma final 100% romena em Iasi ao bater Sorana Cirstea na semifinal, Teichmann também terá uma boa subida com o vice. A suíça de 28 anos vai ganhar 22 posições e será a 80ª colocada no ranking da WTA.
A partida não poderia começar melhor para a tenista da casa, que dominou as ações no primeiro set, venceu 68% dos pontos com o saque e 64% na devolução. Begu salvou o único break-point que enfrentou e converteu três dos quatro que teve a seu favor para anotar um “pneu”.
Teichmann salvou dois break-points na largada da segunda parcial e finalmente confirmou o serviço pela primeira vez. Depois de encerrar a série negativa, a suíça cresceu e equilibrou o jogo. Ela inclusive chegou a abrir vantagem de 4/2, mas logo após conseguir a quebra acabou perdendo o saque.
Na reta final, a suíça vacilou no 11º game, enfrentou 0-40 com o saque e levou a pior logo no primeiro break-point que teve contra. Begu agarrou a oportunidade e não deixou mais a vantagem escapar, confirmou o serviço em seguida e selou a vitória no segundo match-point que teve.