Rabat (Marrocos) – Em contínua ascensão no ranking, a australiana Maya Joint conquistou neste sábado o primeiro título de nível WTA de sua carreira, ao derrotar a romena Jaqueline Cristian, com as parciais de 6/3 e 6/2.
Com apenas 19 anos, completados em abril, totaliza agora 13 vitórias de WTA na carreira, 11 delas em 2025. Seu primeiro torneio de primeiro nível foi o US Open de agosto.
Joint havia feito semifinal em Hobart no começo do ano e quartas em Mérida e com isso entrou pela primeira vez no top 100. Com a campanha nesta semana, saltará do 78º para o 53º lugar.
Her FIRST title on the WTA Tour 🏆👏
Maya Joint gets the better of Christian 6-3, 6-2 to lift the title in Rabat!#WTARabat pic.twitter.com/7sIQSkLh7H
— wta (@WTA) May 24, 2025
Nas semifinais da última sexta-feira, Joint só precisou disputar um set e fez 6/4 contra a também australiana Ajla Tomljanovic, quando a adversária desistiu por uma distensão abdominal. Já Jaqueline, que também tentava seu primeiro WTA depois de ter perdido a final de Linz em 2021, vinha de um duelo de três horas contra Camila Osorio.
Joint também foi campeã de duplas, ao lado da experiente georgiana de 34 anos Oksana Kalashnikova. Elas venceram as italianas Angelica Moratelli e Camilla Rosatello por 6/3 e 7/5. Este também foi o primeiro título de duplas para a australiana, enquanto a parceira georgiana ganhou seu sétimo WTA nas duplas.
Mais uma entrando na briga.
Muito promissora!!!
Ela também ganhou duplas. É uma menina franzina que bate muito forte e sabe volear.