Bastad (Suécia) – Não deu para o gaúcho Orlando Luz defender o título conquistado no ano passado no ATP 250 de Bastad. Cabeças de chave 3, ele e o sueco Andre Goransson foram superados na semi pelo argentino Guido Andreozzi e o holandês Sander Arends, principais favoritos ao título, com o placar final de 6/3 e 6/4.
Os algozes do brasileiro terão pela frente na decisão do torneio sueco a quarta parceria mais bem cotada ao título, o tcheco Adam Pavlasek e o polonês Jan Zielinski, que fizeram valer o favoritismo na outra semi e derrotaram o francês Theo Arribage e o chileno Tomas Barrios Vera por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 10-7.
Atual 57º no ranking de duplas, Orlandinho irá perder entre duas e três colocações por não ter conseguido defender o título em Bastad. Seu parceiro na conquista do ano passado, o gaúcho Rafael Matos terá uma queda um pouco mais acentuada, descendo do 41º para o 46º lugar na lista da próxima segunda-feira.
No primeiro set da semi, o gaúcho e o sueco não conseguiram aproveitar as chances, perderam os sete break-points que tiveram a seu favor e foram quebrados uma vez em quatro oportunidades cedidas. Luz e Goransson converteram dois dos cinco break-points que tiveram na segunda parcial, mas amargaram três quebras e foram eliminados.