Argentino revela pensamentos suicidas mesmo em sua melhor temporada

Federico Gomez (Foto: Francesco Peluso)

Buenos Aires (Argentina) – A saúde mental tem sido um assunto cada vez mais abordado entre os esportistas das mais variadas modalidades. O mais recente a confessar esta situação pessoal particularmente complicada foi o argentino Federico Gomez, que em 2024 alcançou o seu melhor ano no circuito, mas o mesmo não o acompanhou no lado privado.

Atual 135 do mundo, apenas duas colocações abaixo da melhor da carreira, o tenista de 28 anos decidiu tornar pública sua complicada situação, falando sobre os problemas que um atleta pode enfrentar enquanto outros desconhecem a situação. Ele publicou recentemente um desabafo em sua conta no Instagram.

“Isso pode ser uma surpresa para muitos, mas 2024 foi, sem dúvida, o melhor ano da minha carreira no tênis, mas ao mesmo tempo o pior ano em nível pessoal. Os últimos seis meses foram alguns dos mais difíceis que já vivi como ser humano”, afirmou o argentino, que conquistou três challengers e um ITF M25 na temporada passada.

“Vivendo com pensamentos de abandonar o tênis completamente, de realmente questionar se tudo isso realmente vale a pena e até mesmo, em repetidas ocasiões, pensamentos suicidas de não querer mais viver e deixar este mundo. Queria que vocês soubessem para que pudessem entender ações ou comportamentos que eu possivelmente tive”, escreveu Gomez.

O argentino quis ressaltar que esse tipo de discurso dos atletas não é feito para tentar ganhar fama, mas sim para fazer com que o público em geral entenda que todos eles enfrentam dificuldades que explicam muitas de suas ações, inclusive dentro de quadra.

“Espero que depois de me abrir um pouco (algo que é tão difícil para mim), possa me sentir um pouco melhor comigo mesma e conseguir viver um pouco mais em paz fazendo o que amo, que é jogar tênis. Tentarei recuperar aquela alegria natural que me caracterizava e, acima de tudo, sentir-me bem comigo mesmo novamente”, finalizou.

Subscribe
Notificar
guest
10 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Afonso
José Afonso
15 horas atrás

É impressão ou nas gerações anteriores tinha muito menos isso?

Gustavo Luis
Gustavo Luis
14 horas atrás
Responder para  José Afonso

Talvez só não sabíamos…
Hoje em dia com as redes sociais, bem como com a diminuição do preconceito em relação a saúde mental, esse tema é mais abordado…

Ernani Chaves
Ernani Chaves
14 horas atrás
Responder para  José Afonso

Certamente, pressões menores, sem redes sociais, sem muitos torneios como hj…

Realista
Realista
14 horas atrás
Responder para  José Afonso

Com certeza. Já dizia o provérbio: Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes.

Julio Marinho
Julio Marinho
13 horas atrás
Responder para  José Afonso

O livro geração ansiosa explica muito sobre como uma infância reconfigurada alterou bastante comportamentos e a perda de uma janela fundamental do convívio social. Tentativas de suicidio, automutilação, depressao, ansiedade, que aumentou absurdamente depois de 2010 (geração Z). Para de olhar no olho das pessoas e resolver conflitos brincando e socializando para ficar em média mais de 30 horas por semana olhando para uma tela, em relação assíncronas, tendo como referência pessoas que possuem zero excelência, havia de ter um resultado avassalador nos adultos.

Ernani Chaves
Ernani Chaves
14 horas atrás

Muito corajoso, depoimento necessario, porque a gente cobra muito de nossos atletas!!!

Fernando S P
Fernando S P
14 horas atrás
Responder para  Ernani Chaves

A autocobrança vem de dentro. Competir em alto nível não é algo super saudável para a mente.

JClaudio
JClaudio
12 horas atrás

O mundo está muito exposto…

Leonel
Leonel
11 horas atrás

Os pais e a sociedade cobram muito dos filhos pra atingir o sucesso.E pra isso sacrifica-se tudo. Longe dos pais, longe dos amigos, exclusividade a profissão. E em alguns casos viverão num cárcere. Busca da fama, busca de dinheiro, milhões para ter segurança financeira na vida. Esses conceitos voltados para a felicidade buscando fama e dinheiro está destruindo as gerações. Conceito de felicidade tem que ser repensado.

Vicente
Vicente
9 horas atrás

Vontade é uma coisa q não se passa. Ninguém vai te julgar se vc comprar um Bugatti, e ninguém pode te julgar se vc resolver pular do décimo andar, somos livres e temos q saber viver com essa liberdade, sem transferir a terceiros nossas angústias e frustrações.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.