“Aprendi muito sobre como lidar com a pressão”, diz Andreeva

Mirra Andreeva (Foto: MGM Macau Tennis Masters)

Brisbane (Austrália) – Depois de vencer sua primeira partida na temporada, no WTA 500 de Brisbane, Mirra Andreeva falou sobre a missão que tem de lidar com a pressão e expectativas, do público e dela mesma, para se manter entre entre as melhores jogadoras do mundo com tão pouca idade. A russa de apenas 18 anos já tem dois títulos de WTA 1000, conquistados em Dubai e Indian Wells na última temporada.

Na coletiva de imprensa desta quarta-feira, após vencer a australiana Olivia Gadecki por 4/6, 6/1 e 6/2, Andreeva comentou que antes de conquistar o título de Dubai não estava se sentindo bem em relação ao seu jogo. “Posso dizer que depois de ganhar o título em Dubai, e na verdade provavelmente antes do título, eu estava me sentindo muito para baixo. Acho que, por não ter grandes expectativas em relação a mim mesma, comecei a jogar bem. Foi aí que comecei a acreditar em mim mesma e, dessa forma, venci o torneio”. 

“Estou tentando jogar com a mesma mentalidade que tive naqueles torneios que venci, e acho que talvez essa seja a chave. Não faço ideia. Não tenho experiência suficiente para dizer”, brincou a tenista. 

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Além disso, a número 9 do mundo comentou sobre as expectativas do público em esperar que ela ganhe muitos títulos seguidos. “Senti pressão de muita gente, especialmente depois de ter vencido os dois torneios. Senti que as pessoas esperavam que eu ganhasse em Miami, e depois em Madri e Roma. E eu pensava: ‘Isso é praticamente impossível’. E isso não foi fácil, mas no ano passado eu aprendi muito sobre como lidar com a pressão, como não dar atenção ao que as pessoas dizem e como falar sobre isso. Porque eu conversava muito sobre como me sentia com a minha equipe e, agora, eu sinto que sei mais sobre isso. Aprendi muito no ano passado e, se isso acontecer este ano, com certeza saberei o que fazer”, disse. 

No confronto desta quarta-feira, Andreeva conseguiu virar o placar após perder o primeiro set e destacou seu poder de reação. Ela terá nas oitavas um duelo de jovens contra a tcheca Linda Noskova, de 21 anos e número 12 do ranking. “Não foi uma partida fácil contra a Olivia. Ela é uma adversária difícil, então estou feliz por ter vencido e por começar bem a temporada”. 

Conselhos à australiana Emerson Jones e busca pelo primeiro Grand Slam

Andreeva também disse não considerar comentários sobre acreditarem que ela será uma próxima estrela do tênis. Ao ser perguntada sobre as expectativas da jovem australiana Emerson Jones, de apenas 17 anos, a russa disse que aconselharia a colega de circuito a pensar da mesma forma. “Você só precisa se concentrar em ser quem você é, ter sua própria carreira e seu próprio caminho. Eu sou Mirra Andreeva. Ela é Emerson Jones. Ela não vai ser a próxima Ash Barty, porque a Ash Barty já encerrou a carreira e não joga mais. Ela vai ter a própria carreira e deve se concentrar em trilhar seu próprio caminho no tênis”, disse a número 9. 

Apesar da expectativa por um título de Grand Slam, Andreeva procura manter os pés no chão sobre quando esse momento chegará. “Obviamente, para algumas pessoas, uma carreira de sucesso significa jogar saudável, sem lesões ou simplesmente aproveitar cada partida. Para outras, se eu não ganhar 10 Grand Slams, sou um fracasso, uma jogadora ruim ou algo do tipo”.

“Às vezes, coloco muita pressão em mim mesma, mas agora também aprendi que, se eu tentar dar o meu melhor em cada partida e, ao mesmo tempo, aproveitar o momento, eu simplesmente jogo e vejo o que a vida me reserva. Não vou me pressionar tanto pensando que preciso ganhar um Grand Slam para ser uma jogadora de sucesso. Então, meio que decidi pensar assim este ano e ver onde isso me leva. E aí a gente conversa sobre isso no ano que vem, eu acho”, finaliza a russa. 

Subscribe
Notificar
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Renato dos santos Pacheco
Renato dos santos Pacheco
3 dias atrás

Andreeva msm tão jovem já joga nesse altíssimo nível. Em breve o primeiro Slam virá.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.