Monte Carlo (Mônaco) – Duas vezes campeão do Masters 1000 de Monte Carlo, o sérvio Novak Djokovic não disputava uma semifinal no torneio desde sua última conquista, em 2015. Nesta sexta-feira, ele acabou com esse jejum ao bater o australiano Alex de Minaur em sets diretos, marcando o placar final de 7/5 e 6/4, em batalha de 2h05.
Ao alcançar pela 77ª vez uma semi de Masters 1000, o número 1 do mundo se isolou como o tenista que mais vezes chegou à penúltima rodada neste nível de torneio, deixando para trás o espanhol Rafael Nadal, que tem 76. O suíço Roger Federer é o terceiro com 66 semis. O britânico Andy Murray (33) e o norte-americano Andre Agassi (32) completam o top 5.
Na semana em que se tornou o mais velho líder do ranking, Djokovic também vai escrevendo seu nome nas marcas de longevidade e já é o sexto com mais idade a disputar uma semi de Masters 1000, aos 36 anos e 10 meses. Ele precisará jogar um pouco mais para superar as seis primeiras marcas, todas ainda nas mãos de Federer.
😨#RolexMonteCarloMasters pic.twitter.com/kYm6XVfkDF
— Tennis TV (@TennisTV) April 12, 2024
Terceiro entre os tenistas com mais títulos na ATP, Djokovic está bem perto da 100ª taça da carreira, precisando de apenas mais duas para atingir a marca centenária. Sua 99ª conquista pode vir nessa semana, mas para isso precisa superar a semi contra o vencedor da última partida do dia, entre o francês Ugo Humbert e o norueguês Casper Ruud, e depois a final no domingo.
A partida contra De Minaur começou com chances para ambos os lados, o australiano perdeu dois break-points no primeiro game e salvou dois no segundo, mas depois disso elas só voltaram no final. Djokovic perdeu um set-point devolvendo em 5/4, evitou uma quebra no 5/5 e teve mais três set-points no 6/5, aproveitando o último deles para fechar o set.
What a point 🤯@DjokerNole #RolexMonteCarloMasters pic.twitter.com/JxJh9Lg3o5
— Tennis TV (@TennisTV) April 12, 2024
Se na primeira parcial a quebra veio só no fim, na segunda aconteceram em profusão. Foram seis consecutivas entre o segundo game e o sétimo, três para cada lado. De Minaur encerrou a sequência ao confirmar no oitavo, Djokovic fez o mesmo no nono e em seguida anotou novo break para fechar o jogo e se tornar o terceiro semifinalista do torneio deste ano.
Um dos jogadores mais consistentes do circuito, Djokovic não esteve em dia muito inspirado, terminando com 12 bolas vencedoras e 18 erros não forçados. Com o saque ele também não foi brilhante, venceu 63% dos pontos disputados, com aproveitamento de 64% com a primeira bola e 59% com a segunda.
The oldest ever Monte-Carlo semi-finalist 😮💨@DjokerNole survives the de Minaur challenge 7-5 6-4 ✅#RolexMonteCarloMasters pic.twitter.com/GnBZ1LEzQT
— Tennis TV (@TennisTV) April 12, 2024
Há muito que não assistia um jogo tão horroroso! Ambos jogaram muito abaixo, principalmente no saque!
Não gostei de Djoko hoje.
Desperdiçou muitos break points;
Perdeu 3 saques no segundo set;
Errou muito.
Tem que evoluir para RG.
Foi muito difícil para o GOATaço incontestável, sentindo o calor e o peso da idade, mas o importante é que passou e não virou freguês do Di Menor.
Não jogou bem o predador. Voltou a está errático. Aliás, ambos os jogadores. Foi um jogo feio de se assistir. É visível que ele não está bem fisicamente. Por isso, tenho dúvidas ,se ele vai conseguir seguir adiante. Mas é o Djokovic, e mesmo não estando bem,ele pode vencer qualquer jogador. Está a duas vitórias de ser o único a ter pelo menos três masters em cada um dos masters mil. Seria mais um recorde pra sua incrível carreira.
O djokovic q coração, ainda mais contra o deminaur q é um jogador muito físico muito coração.
Eu tava desanimado na minha vida com os problemas que tive nesse país difícil e ver aquela final de cincinnati foi demais aquilo ali meu deu uma injeção de força de vontade enorme
Djokovic calando a boca dos “entendedores” de tênis.
O Meligeni já estava dando ele como aposentado também né.
Realmente, o jogo foi muito ruim, principalmente no segundo set.
Calor do caramba, mas deu para vencer esse australiano enjoado. Idemoooooooo.
Djokovic ganhou mas mostrou que não está 100% fisicamente. Terminou muito cansado. Precisa melhorar a parte física p os próximos torneios.
Novak vai para sua 77º semifinal de Master1000, passando as 76 de Nadal. Será a oitava semifinal em Monte Carlo.
77 vezes em uma semifinal de Master 1.000. Faltam palavras para descrever a excelência do sérvio.
Ele pode atingir a impensável marca de 3 títulos em todos os torneios grandes (1000, Finals e GS). Que loucura. Eu queria era ver Nadal ganhando uma última vez lá, mas está difícil
Por que não liberaram meu comentário?
Ele fez as pazes com o australiano. Achei que fossem continuar “inimigos” com um cumprimento gelado na rede. Que bom para o esporte.
Esse é Novak Djokovic.
Mesmo n jogando bem, é muito difícil vencer o Djoko.
Esse cara n é humano.
O sérvio jogou abaixo, mas jogar mal e ganhar faz parte também. E ele vai subir o nível na semi! Idemo!!
Força Djokovik.