Miami (EUA) – Depois de uma longa espera por chuva neste domingo, as russas Mirra Andreeva e Diana Shnaider conquistaram o título de duplas do WTA 1000 de Miami. Elas venceram neste domingo à noite a espanhola Cristina Bucsa e a japonesa Miyu Kato por 6/3, 6/7 (5-7) e 10-2.
Este é o segundo título de Andreeva e Shnaider jogando juntas. Elas já haviam sido campeãs em Brisbane na primeira semana do ano e também foram medalhistas de prata nos Jogos Olímpicos de Paris no ano passado.
Andreeva aparece atualmente nas zonas de classificação para o Finals tanto em simples quanto em duplas. A tenista de apenas 17 anos e número 6 do mundo é a terceira jogadora que mais pontuou neste início de temporada, com títulos dos WTA 1000 de Dubai e Indian Wells, e sua parceira também está no terceiro lugar do ano. Já a canhota Shnaider, de 20 anos, é a 13ª do ranking da WTA.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Entre as vice-campeãs, Bucsa, de 27 anos, tem cinco títulos no circuito de duplas da WTA. A espanhola é a 25ª colocada no ranking da modalidade, além de ser número 91 do mundo em simples. Ela já venceu um WTA 1000 em Madri no ano passado. A parceira Kato, de 30 anos, tem cinco títulos nas duplas, ocupa o 39º lugar no ranking da modalidade e buscava o troféu mais importante da carreira.
HOW CAN IT BE?!
#MiamiOpen pic.twitter.com/Qyxw3t5rK1
— wta (@WTA) March 30, 2025
O início de partida foi o melhor possível para Andreeva e Shnaider, que conseguiram uma quebra logo cedo e saíram vencendo por 3/0. Mas logo então veio a longa paralisação por chuva, que interrompeu a partida por mais de seis horas. Na volta, Bucsa e Kato até devolveram a quebra, mas voltaram a perder o saque e não conseguiram buscar o empate na parcial.
O segundo set teve duas quebras para cada lado, sendo que as russas chegaram a sacar para o jogo quando venciam por 6/5. Destaque para um ponto espetacular de Shnaider na rede. Ainda assim, Bucsa e Kato conseguiram devolver a quebra a venceram o set no tiebreak.
A definição ficou para o match-tiebreak, que as russas se deram bem na combinação com Shnaider no fundo de quadra e Andreeva definindo os pontos na rede. Elas abriram vantagem cedo e sustentaram a liderança até o fim do jogo.
Djokovic e Mensik duelam na sequência
A final do Masters 1000 de Miami, entre Novak Djokovic e Jakub Mensik, que estava inicialmente marcada para às 16h (de Brasília), acontece na sequência. O sérvio está em busca do centésimo título da carreira, enquanto o jovem tcheco de 19 anos tenta conquistar seu primeiro ATP.