Londres (Inglaterra) – Definitivamente, o tênis feminino está vivendo o fim de uma era. Pela primeira vez desde 1996, o torneio de Wimbledon não contará com a participação de nenhuma das irmãs Williams. Nos últimos 28 anos, pelo menos uma delas disputou a competição, sendo que Venus e Serena estiveram juntas em 19 oportunidades no All England Club.
Um número que impressiona é que das 20 edições realizadas entre 2000 e 2019, em 16 ao menos uma das irmãs jogou a final de simples, quatro delas disputadas entre ambas. Venus colecionou cinco títulos e quatro vice-campeonatos, enquanto Serena foi campeã em sete ocasiões e somou os mesmos quatro vices. Nas vezes em que as duas decidiram o torneio, a caçula venceu três e perdeu apenas uma. Juntas, elas ainda levantaram seis troféus nas duplas femininas.
Aos 44 anos de idade, Venus ainda segue em atividade, mas não joga uma partida desde março, quando caiu na primeira rodada do WTA 1000 de Miami. Em 2024, a veterana norte-americana disputou apenas dois jogos, tendo ficado na estreia também em Indian Wells. Apesar disso, ela não fez qualquer pronunciamento sobre uma possível aposentadoria e reiterou na temporada passada que deseja jogar até os 50 anos. Ela jogou Wimbledon na última temporada, mas foi superada pela ucraniana Elina Svitolina na abertura.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Dois anos mais nova, Serena está oficialmente aposentada desde 2022, tendo feito sua despedida das quadras no US Open daquele ano, quando chegou à terceira rodada e foi eliminada pela australiana Ajla Tomljanovic. Sua última participação em Wimbledon aconteceu também há dois anos, caindo na estreia para a francesa Harmony Tan, no tiebreak do terceiro set.
Nossa !!! São números impressionantes mesmo !
Nossa