Madri (Espanha) – Campeã de dois dos quatro WTA 1000 da temporada até então, a russa Mirra Andreeva abriu com vitória sua campanha em Madri. Estreando direto na segunda rodada, nesta quinta-feira, ela derrotou a tcheca Marie Bouzkova em sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/4, em 1h46 de confronto.
Andreeva despontou para o circuito justamente em Madri, em 2023, quando tinha apenas 15 anos e ocupava a 193ª colocação no ranking. Ela aproveitou muito bem o convite que recebeu e foi até as oitavas de final, derrubando duas top 20 até encarar a bielorrussa Aryna Sabalenka, então segunda colocada na WTA.
Em sua terceira aparição na Caixa Mágica, a russa já está consolidada no circuito, é a atual número 7 do mundo e aparece na terceira posição na corrida para o WTA Finals. Andreeva vai completar 18 anos na próxima semana e tenta comemorar com mais uma grande conquista.
Na terceira rodada, ela enfrentará a polonesa Magdalena Frech, 27ª pré-classificada, que também estreou nesta quinta-feira, mas teve bem mais trabalho do que a russa para seguir em frente, precisando buscar a virada para derrotar a espanhola Jessica Bouzas com o placar final de 5/7, 7/6 (7-2) e 6/4, após 2h58 de batalha.
Russas seguem firme em Madri
Além da jovem Andreeva, outras três russas seguiram adiante e estão na terceira rodada em Madri, uma delas é Liudmila Samsonova, com quem Mirra pode cruzar nas oitavas de final. Cabeça de chave 18, ela derrotou a norte-americana Caroline Dolehide com duplo 6/4 e agora espera pela italiana Elisabetta Cocciaretto ou pela ucraniana Yulia Starodubtseva.
Também venceu um duelo contra uma rival norte-americana, a russa Diana Shnaider, que bateu Katie Volynets com autoridade, marcando parciais de 6/1 e 6/2. Na terceira rodada, a 13ª pré-classificada terá pela frente a vencedora do confronto 100% letão entre Anastasija Sevastova e a embalada Jelena Ostapenko.
Cabeça de chave 30, Anna Kalinskaya foi mais uma russa a avançar, deixando pelo caminho a francesa Diane Parry em dois sets, com o placar final de 7/6 (7-4) e 6/4. Sua próxima adversária sairá da partida entre a italiana Lucia Bronzetti e a norte-americana Madison Keys.