Nova York (EUA) – Dois dias depois de causar a maior surpresa da chave masculina do US Open, ao tirar o cabeça 3 Alexander Zverev, o canadense Félix Auger-Aliassime mostrou novamente um tênis sólido e eficiente para eliminar o russo Andrey Rublev, 15º entre os principais inscritos, com placar de 7/5, 6/3 e 6/4.
Esta será a segunda presença de Aliassime nas quartas de final do US Open, quatro anos depois de ele ter sido semifinalista. Seu adversário será o australiano Alex de Minaur, que mais cedo tirou facilmente o suíço Leandro Riedi e ainda sonha com primeira semi de Slam.
O histórico entre eles dá vantagem ao canadense, que ganhou três dos cinco confrontos, sendo 2 a 1 em chaves principais de nível ATP. Aliassime ganhou no piso duro de Cincinnati e da Copa Davis de 2022 e perdeu no saibro de Roma no ano passado.
Com a grande campanha, Aliassime garante retorno ao top 20 do ranking, indo provisoriamente para o 18º posto. Ele já foi o sexto mais bem colocado em 2022.
Aliassime só havia vencido Rublev uma vez em oito confrontos já realizados e o começo da partida mostrou essa superioridade do russo, que quebrou logo o segundo game de serviço do adversário e abriu 3/1 e 4/2. O canadense então voltou a mostrar a eficiência de devolução que foi chave contra Zverev e virou para 5/4, obtendo nova quebra para fechar a partida num game muito longo e de altos e baixos de Rublev.
A confirmação de um duro game de serviço logo na abertura do segundo set foi essencial para Aliassime, que só cresceu na partida. A quebra no sexto game caminhou o segundo set e Aliassime manteve a pressão, novamente tirando o serviço de Rublev na abertura do terceiro set.
O saque foi um dos pontos fortes de Aliassime, com 66% de acerto e 82% de pontos vencidos com ele, incluindo 12 aces. Sua velocidade média de primeiro saque foi de relevantes 195 km/h. Completou a vitória com 42 winners e 33 erros, com 22 subidas à rede e 17 pontos de sucesso.
Torço pelo FAA! Ganhou vários títulos, ainda tem 27 anos e muitos pela frente, mas nunca esteve à altura dos resultados que esperavam dele. Já era muito falado cerca de 15 anos atrás e não deslanchou como o mundo tenístico projetava.
Na verdade o Aliassime tem 25 anos, nascido em Agosto de 2000. Ademais, talento incontestável, tênis primoroso de se assistir quando está jogando o que sabe. Este é um dos caras que sempre terá minha torcida para voos mais altos no circuito. Precisa de mais consistência e fortalecer a parte mental.