PLACAR

Aliassime sobrevive a duelo de 5h com Thiem

Foto: Tennis Australia

Melbourne (Austrália) – No encontro entre dois jogadores que buscam a reabilitação no circuito após temporadas abaixo das expectativas, Félix Auger-Aliassime sobreviveu a uma batalha de 4h59 contra Dominic Thiem. O canadense estreou no Australian Open marcando as parciais de 6/3, 7/5, 6/7 (5-7), 5/7 e 6/3.

A vitória poderia ter sido confirmada de forma mais tranquila, já que Aliassime chegou a estar a dois pontos na vitória durante o tiebreak do terceiro set, quando liderava por 5-2, mas acumulou erros não-forçados e permitiu a Thiem vencer cinco pontos seguidos no fim do set.

Logo na abertura do quarto set, o austríaco conseguiu mais uma quebra de serviço e vinha sustentando a vantagem sem enfrentar break-points. Aliassime buscou o empate por 5/5, mas voltou a perder o saque no fim do set. O canadense começou o quinto set escapando de um 15-40, mas logo depois quebrou o serviço do rival para largar com 3/0 e manter a vantagem até o fim.

Aos 23 anos, Aliassime faz sua quinta aparição no Australian Open e tem como melhor resultado as quartas de final em 2022. Naquele ano, ele conquistou quatro títulos e chegou ao número 6 do ranking. Já na temporada passada, o canadense parou nas oitavas em Melbourne e venceu apenas um torneio, na Basileia. O canadense ocupa hoje o 30º lugar do ranking e iniciou o ano tratando de lesão no joelho. Seu próximo rival é o francês Hugo Grenier.

Por sua vez, Thiem aparece atualmente apenas na 92ª posição do ranking. Ele já foi finalista do Australian Open em 2020, antes de começar a sofrer com a lesão no punho que limitou seu calendário e o deixou mais distante da disputa pelas primeiras posições. Na temporada passada, o austríaco venceu só um jogo de Grand Slam.

De Minaur e Hurkacz também avançam em Melbourne

Novo integrante do top 10, Alex de Minaur aproveita a oportunidade de jogar em casa e estreou com resultado positivo em Melbourne. O australiano liderava o placar contra o canadense Milos Raonic por 6/7 (6-8), 6/3 e 2/0, antes de o rival abandonar por lesão no quadril. De Minaur agora enfrenta o italiano Matteo Arnaldi.

Já o polonês Hubert Hurkacz, número 9 do ranking, passou pelo australiano Omar Jasika por 7/6 (7-4), 6/4 e 6/2. Hurkacz disparou 24 aces na partida e enfrentou apenas um break-point na partida. Ele joga na segunda rodada contra o jovem tcheco de 18 anos e 142º do ranking Jakub Mensik, que veio do quali e eliminou o ex-top 10 canadense Denis Shapovalov por 6/3, 7/5 e 7/5.

Outro australiano a se despedir do torneio foi Rinky Hijikata, 71º do ranking atual campeão de duplas em Melbourne. Ele foi superado pelo alemão Jan-Lennard Struff, 25º do mundo, com parciais de 3/6, 6/3, 6/2, 6/7 (2-7) e 7/6 (10-8). Struff agora enfrenta o sérvio Miomir Kecmanovic.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Agassi recorda trajetória de drama e sucesso em Roland Garros

Os melhores lances de Iga Swiatek rumo ao tri no Foro Italico

PUBLICIDADE