Málaga (Espanha) – Na segunda partida do confronto das quartas de final da Copa Davis, Carlos Alcaraz entrou em quadra nesta terça-feira com a missão de manter a Espanha na disputa contra a Holanda e confirmou o favoritismo no duelo contra o 40º do ranking Tallon Griekspoor. O número 3 do mundo marcou as parciais de 7/6 (7-0) e 6/3 em 1h25 de partida.
Com o resultado, a definição do primeiro semifinalista da Copa Davis em 2024 será na partida de duplas. Isso porque, Botic van de Zandschulp superou Rafael Nadal na abertura da rodada com duplo 6/4. Dessa forma, a vitória de Alcaraz também impediu a aposentadoria de Nadal, que está disputando seu último torneio como profissional aos 38 anos.
“Foi pelo Rafa!”, disse Alcaraz na entrevista em quadra. “É um dia emocionante, mas quando você entra em quadra, precisa deixar isso de lado. É a Copa Davis. Era muito importante que eu jogasse o meu melhor tênis para que a Espanha ainda tivesse a chance de se classificar”.
“I did it for Rafa” 🥹#DavisCup | @carlosalcaraz pic.twitter.com/jpEZ8xe2RI
— Davis Cup (@DavisCup) November 19, 2024
O espanhol também falou sobre os altos e baixos que teve no primeiro set e sua reação na partida. “Tentei ser positivo. Tive minhas chances no começo e não consegui aproveitar. Mas continuei jogando bem, sabendo que poderia ter novas oportunidades de novo. Estou muito feliz por ter vencido em dois sets”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A princípio, estão escalados para a partida de duplas Wesley Koolhof e Botic van de Zandschulp contra o próprio Alcaraz e Marcel Granollers. Mas os capitães podem fazer mudanças na equipe. E é possível que Nadal, que tem grande histórico nas duplas, com direito a uma medalha de ouro olímpica no Rio de Janeiro em 2016, entre na disputa. Quem passar enfrenta Canadá ou Alemanha na semifinal.
Aos 21 anos, Alcaraz marcou sua quinta vitória em seis jogos de simples pela Copa Davis, além de ter vencido uma partida de duplas. O espanhol vem de uma eliminação precoce na fase de grupos do ATP Finals em Turim, mas chega motivado para buscar uma conquista inédita da Davis em sua carreira, ainda mais por ser a despedida do ídolo Nadal.
Após início complicado, espanhol dominou o segundo set
WHAT. A. MOMENT 🤯
Incredible scenes as @carlosalcaraz takes down @Griekii 7-6(0) 6-3 to level the tie 1-1 ‼️#DavisCup | @RFETenis pic.twitter.com/zwnre2No1s
— Davis Cup (@DavisCup) November 19, 2024
Apesar de pressionado o saque do adversário no começo da partida e criado chances de quebra, Alcaraz não conseguia passar à frente no placar e teve o serviço quebrado de zero, que permitiu ao rival abrir 4/2. Mas o espanhol não se abalou com a desvantagem momentânea, venceu oito dos nove pontos seguintes e igualou o set. No tiebreak, com muito apoio da torcida, Alcaraz foi dominante e fechou o primeiro set.
O momento da partida ficou totalmente favorável ao espanhol, que teve um início arrasador no segundo set. Ele venceu 12 dos primeiros 14 pontos do segundo set e saiu vencendo por 3/0. Alcaraz cedeu apenas um ponto em seus games de serviço na parcial e definiu a disputa em sets diretos.
Tai . Nadal joga muito em duplas , mais que Carlos Alcaraz. Eu iria com ele que treinou muito com o excelente Marcell G. Abs !
Alcaraz >>> Nadal
Falei, a Espanha tem um elenco forte que permite gracinhas como deixar o Nadal se despedir em quadra. Vão vencer a dupla e lutar pelo título.