Roma (Itália) – Em mais um dia de oscilações em quadra, o espanhol Carlos Alcaraz conseguiu encontrar um caminho e avançou no Masters 1000 de Roma. Nesta terça-feira, ele teve pela frente o russo Karen Khachanov, que deu trabalho até o final, mas não evitou a derrota em três sets e acabou eliminado do torneio com o placar de 6/3, 3/6 e 7/5, em 2h28 de batalha.
O adversário de Alcaraz nas quartas de final será o britânico Jack Draper, que foi o primeiro a se garantir nesta fase do torneio. O cabeça de chave número 5 teve trabalho para confirmar o favoritismo e bater o francês Corentin Moutet, que largou na frente e venceu bem o primeiro set, mas depois não manteve o mesmo nível até o final e sofreu a virada com parciais de 1/6, 6/4 e 6/3.
Será a sexta vez que o espanhol e o britânico medirão forças no circuito, a terceira só neste ano. Alcaraz leva a vantagem no retrospecto geral com três vitórias e duas derrotas. Na atual temporada, cada um venceu uma partida, Draper triunfou na semifinal de Indian Wells e perdeu nas oitavas do Australian Open. Pela primeira vez eles se enfrentarão no saibro.
Com a vitória sobre Khachanov, Alcaraz avançou para as quartas de final em Roma pela primeira vez, chegando agora a essa fase em todos os nove eventos do Masters 1000. O jogador de 22 anos é o primeiro espanhol a ir tão longe no Foro Itálico desde Rafael Nadal, em 2021. Jaume Munar pode igualar o compatriota mais tarde se vencer Casper Ruud nas oitavas.
Jogo de muitos erros para Alcaraz
Apesar da vitória, o jovem espanhol cometeu muitos erros não forçados no decorrer do jogo, terminando com 46 contra 28 do rival russo. Ele ao menos compensou anotando mais do que o dobro de bolas vencedoras de Khachanov, foram 41 para Alcaraz contra somente 17 do adversário. Ele também foi superior no aproveitamento de break-points, convertendo 50% contra 44%.
Khachanov começou melhor, anotou quebra logo de cara, abriu 2/0 em seguida e por pouco não conseguiu uma vantagem maior, deixando escapar um break-point no terceiro game. Porém, após abrir 3/1 no placar, o russo empacou e não venceu mais um game sequer, amargou duas quebras seguidas e perdeu os próximos cinco games, levando a virada de Alcaraz, que fechou o set e saiu na frente.
Na segunda parcial, foi a vez do inverso acontecer. O espanhol obteve uma quebra no quinto game e sacou em 3/2 para confirmar a vantagem, só que então que veio o troco de Khachanov, que devolveu as duas quebras seguidas de antes e venceu os próximos quatro games para fazer 6/3, empatar o jogo e levar a definição para o terceiro set.
Assim como aconteceu nos sets anteriores, o terceiro e decisivo também foi aberto e com chances para ambos os lados. Depois de perder um break-point no segundo game e salvar dois no terceiro, Alcaraz teve mais quatro a seu favor no quarto e anotou a quebra. Khachanov reagiu e devolveu o break no sétimo, mas voltou a perder o saque no 12º game e assim a partida.
Jodo durissimo,carlitos aparentemente cansou,e tevi q ganhar na experiência, q mesmo ainda sendo novo já tem muita
Teste para cardíaco,jogo durissimo
Contra Draper veremos se Carlitos está pronto pro Bi de RG.
A partida foi muito sofrida — que agonia. Minha ansiedade foi a mil! E esses erros não forçados estão me deixando louca. Carlitos relaxou no segundo set e entregou de bandeja. Essas oscilações são o verdadeiro calo. Com um pouco mais de consistência, ele deixaria a própria vida (e a nossa) bem mais tranquila. Se quiser mesmo chegar à final e brigar pelo título, vai ter que elevar o nível e manter o foco do começo ao fim. Do jeito que tá, ele ainda vai me fazer envelhecer uns 10 anos por jogo.
Kkk
Mesmo com toda a genialidade, este Serviço e Forehand, estão deixando muito a desejar . Daí que pontos de graça desapareceram . Jack Draper que saca muito, é adversário perigoso certo . Carlitos precisa de vários ajustes para Roland Garros . Conseguiu vencer Khachanov fazendo menos pontos que o Russo… Abs!
Esse forehand dele tá parecendo uma bomba-relógio: quando encaixa, destrói; mas quando desregula, é uma fábrica de erro não forçado — e haja paciência. O saque? Nunca vai ser uma arma, e tudo indica que vai seguir mesmo os passos do Rafa nesse aspecto. Se quiser ter alguma chance contra o Jack, vai precisar afiar a devolução, sacar melhor e, acima de tudo, cortar esses erros de graça. A chave está em saber dosar: ter calma quando for preciso e saber a hora certa de soltar o braço. Fazer o jogo durar pode ser inteligente, porque a estamina do Jack não é exatamente um destaque — ele cansa fácil. Se ele ajustar esses pontos, tem tudo pra transformar o caos em controle. E aí, o bi em Paris deixa de ser sonho e vira consequência.
Abs!
Que negócio é esse que o Alcaraz tem usado no nariz? Parece aquela propaganda que o Neymar fazia há alguns anos.
Ele está resfriado, esse treco aí é pra ajudar ele a respirar melhor
2 coisas ,alcaraz pode a qualquer momento sentir lesão,ele é aquele jogador focado que vai ter minimo 15 grand Slam porém semanas no raking de melhor ele não vai chegar a Federer djokovic pq se lesiona , e drapper se tivesse o foco do alcaraz ganharia mais de 5 grand slam ,alto forte tecnico bem fisicamente, mais me parece que não joga pra quebrar recordes
Foi tenso, quase enfartei rsrs