Felipe Priante
Especial de Paris
Confirmando o favoritismo em Paris, o espanhol Carlos Alcaraz fez a sua parte até então nos Jogos Olímpicos e se classificou para a final ao bater o canadense Félix Auger-Aliassime nesta sexta-feira. Cabeça de chave número 2 do torneio, ele está contente com a medalha garantida, mas avisa que a meta é buscar o ouro.
“Estou muito feliz de representar o esporte espanhol e poder levar uma medalha para a Espanha. Sou um cara ambicioso e meu objetivo é o ouro, estou um passo mais perto e vamos lutar por isso”, afirmou Alcatraz, que espera agora pelo vencedor da segunda semifinal do dia, entre o sérvio Novak Djokovic e o italiano Lorenzo Musetti.
“A verdade é que ambos estão em um nível muito bom. Djokovic sempre é favorito a cada torneio que vai e Lorenzo está tendo vários meses muito bons, jogando em um nível altíssimo. Terei que jogar 100% seja com quem ganhar e estiver na final”, analisou o jovem espanhol.
Com jornada dupla em boa parte do evento, indo até as quartas com Rafael Nadal, ele garante que está bem para a final. “Obviamente tem sido uma semana muito intensa, com individual e duplas, foram muitas emoções, muitos momentos difíceis, mas tenho me recuperado bastante bem, estou bem fisicamente. Tive um momento de baixa, mas agora estou em um bom momento”.
Golden Slam está na mira?
Com títulos em três Grand Slam distintos, faltando apenas o Australian Open em seu currículo, o jovem espanhol pode escrever seu nome na história do tênis se vencer os Jogos de Paris e depois triunfar em Melbourne. Apenas Nadal e Steffi Graf conseguiram o “Golden Slam”, sendo que a alemã é a única a alcançar o feito em uma temporada só, vencendo tudo em 1988.
“Sei que nem todos os jogadores conseguiram isso, estou um passo mais perto de chegar em um patamar que só Steffi e Rafa estão. Mas não posso pensar em todos os dados e estatísticas, apenas em dar o meu melhor “, observou Alcaraz, sonhando em se igualar com as duas lendas, mas focando primeiro sua final olímpica no domingo.
Dia de descanso no sábado
Com uma programação corrida na competição, Alcaraz enfim terá um dia de descanso, mais precisamente sem jogos para disputar. “Amanhã estarei bem tranquilo, vou descansar para estar 100%”, disse o espanhol, que não vai ficar parado. “Vou treinar por uns 30 ou 40 minutos para manter a sensações e não esquecer como se joga tênis”, ironizou.
Alcaraz ainda não teve a possibilidade de se conectar com outros esportes e adoraria poder ver outras modalidades. “Mas com os horários que tenho está impossível. Estamos aqui por um objetivo que era tentar ganhar uma medalha para o nosso país no tênis e que seja a de ouro, estamos a um passo disso e é o que todos espanhóis querem”, destacou Carlito.
Mesmo assim, ele tenta aproveitar a convivência olímpica como pode. “Está sendo diferente de qualquer outro torneio, de uma maneira maravilhosa. Podemos compartilhar nossas experiências com outros atletas e é uma alegria, pessoalmente acho isso é especial”, falou o atual número 3 do mundo.
Todos querem levar o ouro mas só um leva…sera ele?
Já ganhou idependente que vai p final com ele
É favorito é mas tem que jogar ainda , se fosse assim certo o ouro a seleção de basquete dos EUA nem precisava mais jogar.
Não existe o já ganhou,mas será muito difícil perder a medalha de ouro,estamos na torcida pelo fenômeno carlitos
Prefiro que o sérvio vença essa,pois é sua última olimpíada e ele merece no caso do Alcaraz terá outras oportunidades, mas se Alcaraz ganhar será merecido também.
Concordo Everaldo.. ele está um nível acima de todos os outros tenistas e a final sendo em 5 sets só o favorece ainda mais.
Final não é mais em 5 sets faz umas 3 olimpíadas já.
5 sets?
Vai ser em 3 sets.
a soberba desse moleke é algo que chega a dar asco…torcendo para Djokovik fechar a carreira com chave de ouro.
Meu Deus…
Soberba onde? ele acabou de chegar à final, queria que dissesse o que? “ah, pra mim a prata tá bom”.
To torcendo muito pro Djoko vencer ele, mas qual foi a soberba que demonstrou nessas palavras? Ele disse que é ambicioso e quer o ouro, qual o problema disso? Todos não querem também? Ridículo seria dizer que não tem ambição de vencer e se contenta com uma medalha de prata. Ainda foi legal e respeitoso dizendo que Djokovic sempre é favorito a cada torneio que vai, sendo que isso já não é mais verdade e todos sabem disso, incluindo o próprio Djokovic. Na final de Wimbledon ele disse “não espero nada diferente do ano passado”, mostrando que sabe que pra ele é quase impossível competir com o Alcaraz. Agora, no saibro, não é diferente, é zebra total. Meu coração e torcida tá com ele, mas pra isso não é necessário odiar o adversário como os torcedores fanáticos dos outros 2 aposentados fazem.
Não seu se foi a tradução. Mas no site bolamarela a manchete da fala dele é essa aí Alcaraz: “Vou dar aos espanhóis o que eles querem: o ouro!” achei meio arrogante!
Falou tudo Rafael Lucena.
Inclusive Djokovic foi quem falhou em suas palavras quando disse “que não tem nada a perder”. Tem sim, o tal almejado e ilustre ouro olímpico.
Espero uma grande final!
Concordo.
Ele sabe do seu potencial. Todo torneio ele via ser campeão. Deixa de ser frustrado.
Vou discordar. Dessa vez a fala dele foi ok, de um grande campeão. O problema é quando ele falava que já estava na final no começo do torneio.
Torcerei pro Djokovic, mas não vi soberba nenhuma.
Vc está muito enganado,soberba tem djokovic,alcaraz demonstra muita humildade
Nada a ver. Acho que Nole é o único que não faz cara feia ao cumprimentar o vencedor.
Ele se irrita consigo próprio, quebra raquetes, mas tem o respeito de todos adversários. E olha que tem muitos que apanharam muito dele, como Monfils e Murray.
O cara tirou 5 GS de Murray e para quem ele está torcendo para levar o ouro?
Outra coisa, olhe se Djokovic fica botando mão na orelha a todo ponto como faz Alcaraz? Tirando vantagem de torcida?
E qual o problema de chamar a torcida? O Djoko não faz isso também?? Vc é mimizento demais.!
Em winbledon na semifinal djokovic mandou a torcida chorar mais,eu mesmo fiz um comentário q na final de domingo ele não iria mandar a torcida chorar
Agassi também tem o “golden slam”.
Concordo que ele deve ser mesmo otimista. Mas, precisa antes combinar com o sérvio… Rrrrss
Minha opinião é que Djokovic entrará ainda mais concentrado e com a “faca entre os dentes”. Além de não digerir muito bem a última derrota, o sérvio é um ufanista de marca maior, e joga com muita aplicação quando se trata de defender as cores de seu país. No mínimo, será uma batalha um pouco menos discrepante do que a anterior.
Ou não, vai correr feito louco, e não duvido de nada arrumar uma desculpinha do joelho fake.
Tem que entrar com os joelhos!
Sonhar grande e dentro do realizável é uma virtude, é necessário para a pessoa realizar o seu potencial. O que também exige outras coisas, mas esta certamente é uma delas.