Alcaraz se impõe na final com De Minaur e fatura seu primeiro título indoor

Pim Waslander Fotografie/ABN AMRO Open

Roterdã (Holanda) – Vice-campeão do ano passado, o australiano Alex de Minaur mais uma vez se deu mal em uma final no ATP 500 de Roterdã, perdendo neste domingo para o espanhol Carlos Alcaraz, que levou a melhor em batalha de três sets e 1h54 de confronto, triunfando o placar final de 6/4, 3/6 e 6/2.

Cabeça de chave número 1, Alcaraz se tornou o primeiro campeão de Roterdã a conquistar o título em sua estreia no torneio desde o australiano Lleyton Hewitt, campeão em 2004. Primeiro jogador a ganhar títulos ATP 500 no saibro, grama e nas quadras duras desde que este nível de torneio foi implementado (em 2009), o espanhol ergueu sua primeira taça em torneios indoor.

Esta foi a 17ª conquista de ATP na carreira do jovem espanhol, que agora é o sexto jogador em atividade com mais títulos. Ele também é agora o sexto de seu país com mais conquistas neste nível, ultrapassando seu treinador Juan Carlos Ferrero (16) para empatar com Alex Corretja.

Alcaraz ampliou sua invencibilidade em duelos contra tenistas australianos, conquistando a nona vitória em nove jogos. De quebra, ele se tornou o primeiro espanhol a faturar o título em Roterdã, onde os melhores desempenhos até então foram os vice-campeonatos de Rafael Nadal, em 2009, e Ferrero, em 2004.

O jogo começou bom para o número 3 do mundo, que logo no terceiro game obteve sua primeira quebra e foi com ela até a reta final. De Minaur esboçou uma reação no oitavo game, quando devolveu o break vencendo de zero, mas a alegria do australiano não durou muito e ele perdeu o saque na sequência. Alcaraz então confirmou no décimo e abriu 1 a 0.

A vantagem no placar não foi positiva para o espanhol, que largou mal na segunda parcial, foi quebrado logo no segundo game e salvou dois break-points no quarto. Ele depois teve até uma chance de devolver o break no sétimo, mas deixou a oportunidade passar e De Minaur seguiu na frente até o final, empatando a partida.

No terceiro e decisivo set, o australiano teve mais trabalho para confirmar os serviços, salvou dois break-points logo no segundo game e na reta final foi dominado por Alcaraz, que venceu quatro games seguidos depois do 2/2, com quebras no sexto e oitavo games, selando a vitória no segundo match-point que teve.

Subscribe
Notificar
guest
47 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
2 dias atrás

17º título de ATP aos 21 anos, o seu 6º em quadras rápidas. Foi sua 36º vitória contra um TOP10 na carreira.

Rafael
Rafael
2 dias atrás

O Alcaraz joga demais, mas, hoje, é mais vulnerável que o Sinner.

Flávio
Flávio
2 dias atrás
Responder para  Rafael

Só se for em quadras duras,né amigo porque no saibro e na grama o Alcaraz é superior ao Sinner, mas ambos são grandes jogadores.

Rafael
Rafael
2 dias atrás
Responder para  Flávio

Eu falei que hoje ele é mais vulnerável. Veremos ao longo do ano. Abs

Paulo
Paulo
2 dias atrás
Responder para  Flávio

Vulnerável não significa pior. Qualitativamente, Alcaraz tem mais recursos que o Sinner, trabalha melhor as variações de ritmo. O que ainda lhe falta é uma evolução na estabilidade emocional, Sinner é como um robô, muito sólido tecnicamente, também. Se o Alcaraz chegar nesse nível mental, dificilmente alguém lhe ganhará.

Fernando Venezian
Fernando Venezian
2 dias atrás

Depois perde pro Djoko lesionado e fica com choradeira! O espanhol tá oscilando demais! Sofreu contra um adversário que o Sinner trucidou no AO! Vai ter que melhorar muito, senão vai apanhar nos próximos Slams novamente

Helena Abreu
Helena Abreu
2 dias atrás
Responder para  Fernando Venezian

Djokovic não sabe perder. Quando perde vem com essa de estou lesionado. Ele ganhando não para o jogo, perdendo faz essas cenas. Aí depois fica sem saber porque duvidam se se lesionou ou não.

Yuri Anjos
Yuri Anjos
2 dias atrás
Responder para  Helena Abreu

Djokovic já está em fim de carreira praticamente ele quer ganhar ao menos um grand slams para se aposentar como tenista com várias na carreira maior em grand slam também

José Afonso
José Afonso
2 dias atrás
Responder para  Helena Abreu

Quando ele perdeu a final de WB 2024 recém-operado, ele fez alguma cena?

Se oriente!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 dias atrás
Responder para  José Afonso

Tu insistes . Ele jogou apenas 6 partidas até chegar a FINAL e tomar uma SURRA de Carlos Alcaraz. Embarcou para RG e venceu mais 5 partidas para atingir a FINAL Olímpica. Estava lesionado aonde ?. Se oriente rapaz !!! Rsrs, Abs!

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 dia atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

5 surras > 3 surras

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 dia atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Jogou 5 partidas (passou pelo De Minaur por W/O) e apresentava claras dificuldades na movimentação lateral. Cirurgia de sucesso não significa ficar 100% logo depois (passou o resto da temporada com a proteção no joelho). Quer ser médico por correspondência o Sr.

Abs!

Duda
Duda
2 dias atrás
Responder para  Fernando Venezian

Buá, Buá, Buá…

No llores envidioso.

M. Lima
M. Lima
2 dias atrás
Responder para  Fernando Venezian

Igual ele apanhou ano passado em RG e Wimbledon? KKKKKKK Se for pra “apanhar” assim então ele tá mt bem

Duda
Duda
2 dias atrás
Responder para  M. Lima

Touché!!!

Neri Malheiros
Neri Malheiros
2 dias atrás
Responder para  M. Lima

Devagar com o andor! Djokovic, aos 37 aninhos perder para o jovem espanhol de apenas 21 é uma coisa. Outra bem mais séria é quando acontece o contrário. E olha que não foi uma única vez, o retrospecto é favorável ao sérvio. Então, meu caro, alho é alho e bugalho é bugalho…

E para que não esqueças, são 24 e vários deles contra os três melhores da Era de Ouro do tênis. Se Alcaraz chegar perto de Federer nessa nova era pós Big4, e para isso calculo pelo menos mais uma década, será num cenário muito mais propício. E veja, reconheço sua genialidade, mas, sem querer bancar o vidente, ninguém daqui para diante terá adversários contemporâneos tão fantásticos como o famoso quarteto. Será que me fiz claro?

M. Lima
M. Lima
1 dia atrás
Responder para  Neri Malheiros

Ah por favor né, fã do Djko é engraçado d+ Quando ele vence metem um “Ele é o GOAT”, mas quando ele perde é pq tá velho Se ele ainda está chegando em semis e finais é pq claramente a idade dele n é um empecilho! Vcs se esquecem q apesar do Carlos já ter vários títulos ele ainda é só um mlk de 21 anos! A habilidade claramente ele tem, mas às vezes falta a experiência q o Djko tem de sobra. N estou nem aí se ele n vai ter “adversários contemporâneos tão fantásticos como o famoso quarteto”, vcs tem uma mania horrorosa de querer comparar td mundo com o Big 4! O esporte já existia mt antes deles e vai continuar à existir dps. Estou aqui para apreciar o belíssimo tênis q esse jovem extremamente talentoso e carismático costuma nos apresentar. Independente se ele vai ser melhor ou pior q o Big 4, ele já tem o respeito e admiração de milhões de pessoas simplesmente por ser qm é, e isso é algo q o Djko só pode sonhar em ter‍♀️ Mesmo sendo o GOAT com 24 GS nas costas, ele n conseguiu conquistar o respeito nem da multidão australiana na quadra onde ele mais foi vitorioso! Tanto q deixou a quadra sendo vaiado como se fosse um Zé ninguém… Isso é algo q jamais aconteceria com os amados e respeitados Rafa e Roger, ainda mais em fim de carreira dps de terem dado tanto ao esporte.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 dia atrás
Responder para  M. Lima

Deve ser difícil para Djoko não ser amado por você apesar de todos os recordes e premiações rs.

M. Lima
M. Lima
1 dia atrás
Responder para  Paulo Sérgio

kkkkkkkk por mim? Foi eu ou foram as milhares de pessoas na Arena Rod Laver q vaiaram ele na semifinal como se fosse um Zé ninguém? É assim q ele é amado e respeitado no lugar onde ele mais obteve sucesso? Imagina se n fosse kkkkkkk
Se tem uma coisa q eu tenho 100% de certeza nessa vida é de q o Rafa jamais seria vaiado assim em RG, e mt menos o Roger em Wimbledon. Imagina ser o maior da história e mesmo assim falhar em conquistar a coisa mais importante pra um atleta… Eu n vou mt com a cara do Novak, mas até eu me senti mal pela forma como trataram ele no AO.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 dia atrás
Responder para  M. Lima

Competição é por amor ou por vitórias?

M. Lima
M. Lima
1 dia atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Ser um atleta profissional é mt mais q conseguir apenas vitórias. Ngm quer se tornar o melhor de todos os tempos só pra colecionar títulos e nenhum respeito! Todo atleta q entra pra história quer ser admirado e respeitado, isso é um fato! Qualquer pessoa q diga o contrário sabe mt bem q está mentindo, mas se vc quer continuar mentindo pra si mesmo fique à vontade. Com certeza o Sr. Goat sentiu q o seu legado foi mt amado e respeitado durante cada segundo das vaias no AO.

José Silva
José Silva
2 dias atrás
Responder para  Fernando Venezian

Ele apenas joga , se diverte não e um alucinado para ganhar todas . Faria o mesmo !!!

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 dia atrás
Responder para  José Silva

Não é alucinado? Começou agora e já está falando em bater todos os recordes do tênis profissional. Imagine se fosse?

M. Lima
M. Lima
1 dia atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Ter objetivos n é ser alucinado. Se ele tem potencial pra alcançar esses feitos é óbvio q irá tentar. Ele é o tipo de jogador q gosta de se divertir quando está em quadra, q gosta de entreter a multidão, e n de ficar parecendo um robô durante toda a partida.

Yuri Anjos
Yuri Anjos
2 dias atrás

Alcaraz joga demais torço para ele e gosto muito do jogo dele ele e o Sinner são os melhores da nova geração incrível como ele consegue reagir sempre na hora certa Merecido título

Marco Aurelio
Marco Aurelio
2 dias atrás

Mentalmente, acho Sinner superior a Alcaraz.

José Afonso
José Afonso
2 dias atrás
Responder para  Marco Aurelio

Isso não é questão de opinião, é fato.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 dias atrás
Responder para  José Afonso

É fato !!! Lestes isto aonde ??? Alcaraz vem de TRÊS vitórias consecutivas contra Sinner . Se oriente rapaz ! rsrs. Abs !

Federer eterno GOAT
Federer eterno GOAT
2 dias atrás

agora também é o maior no indoor… calando a boca dos críticos… é indiscutivelmente o 2º maior da história, abaixo apenas de Federer

Paulo Almeida
Paulo Almeida
2 dias atrás
Responder para  Federer eterno GOAT

O maior no indoor tem 7 Paris-Bercy e 7 ATP Finals. O segundo colocado nem aparece na foto de tão longe que está com seu monotítulo no Masters francês.

João Silva
João Silva
2 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Nem perde respondendo é um molecão esse daí. Que só quer extrair o pior das pessoas.

Lucas
Lucas
2 dias atrás

Alcaraz, Feferer, Nadal, Borg e Sinner formarão o quinteto dos maiores da história em todos os tempos, com o suíço um degrau acima de todos. O GOAT Roger Federer!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
2 dias atrás
Responder para  Lucas

24 > 22 > 20 > 11 > 4 > 3

Gilvandro
Gilvandro
2 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

20 slams com chaves duras > 24 slams com chaves mamão com açúcar

Paulo Almeida
Paulo Almeida
2 dias atrás
Responder para  Gilvandro

Philippoussis, Roddick, Hewitt, Baghdatis, González, Soderling, Cilic.

Gilvanildo
Gilvanildo
2 dias atrás
Responder para  Gilvandro

13 finais de slam em cima do big 4 > 7 finais de slam em cima do big 4

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
2 dias atrás
Responder para  Gilvandro

Chaves duras com Gonzales, Baghdatis, Hewitt, Philipoussis, Soderling, Roddick, Cilic rs.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

O Papinho não muda . Pra se chegar a uma FINAL o cara mostrou competência pra vencer SEIS partidas consecutivas . A mania de esquecer quem foi ELIMINADO antes … Djokovic foi o Rei de cair antes entre 2008 até 2011 . Daí ficar abaixo de Sinner e Alcaraz na mesma idade …rs. Abs!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 dia atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

E quem foi eliminado antes? Adversários ainda mais fracos do que os citados! Viva a weak era!

Djoko fez final do USO em 2010 e antes sofria com o glúten.

A conferir, abs!

Romulo Rodrigues
Romulo Rodrigues
2 dias atrás
Responder para  Lucas

Dá pra ler a dor nas entrelinhas de uma postagem como essa. Aqueles que possuem traumas costumam agir emocionalmente, estacionando na fase da negação. Palavras não mudam a realidade independente qual seja o jogador favorito. Se estivesse escrito que o BIG3 era a maior trinca de jogadores da história e que na Federer estaria um degrau acima, seria até razoável. Porém excluir o Djoko nessa lista, mostra o quanto alguns fãs do Federer estão traumatizados das derrotas sofridas e da freguesia que se instaurou entre os dois. Anos de sofrimento, utilizando o seu tempo precioso para assistir jogos de mais de 3 horas e ao final só dor.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
2 dias atrás
Responder para  Romulo Rodrigues

Onde assino?

Victório Benatti
Victório Benatti
2 dias atrás

Só um milagre seria capaz do De Minaur ganhar esta final.
O Alcaraz aparentemente está voltando à sua boa forma física e técnica.
Ganhou com méritos, embora o De Minaur não tenha oferecido muita resistência no 3° set.
Tenho a impressão que a ausência do treinador Ferrero nesta competição foi benéfica para o Alcaraz.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
2 dias atrás

Quanta gente comemorando o título!

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
2 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

rsrsrsrsrsrsrsrsrs

Luis Herrera
Luis Herrera
2 dias atrás

O Federer não ganha nada desde 2019, tem que treinar mais para superar o GOAT.

Zeno
Zeno
2 dias atrás

Eu não consigo assistir uma final dessas inteira de tão fraca. Para mim bastou saber o resultado.

trackback

[…] seu primeiro torneio nesta condição, o ATP 500 de Roterdã, fez valer a escolha. Neste domingo, ele derrotou o australiano Alex de Minaur e comemorou sua 17ª conquista no circuito […]

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.