Pequim (China) – Na terceira final desta temporada entre os dois principais cabeças de chave de um torneio, Carlos Alcaraz manteve a invencibilidade sobre Jannik Sinner em 2024 e bateu o italiano pela terceira vez no ano. A conquista do ATP 500 de Pequim veio com uma grande virada do espanhol, que foi agressivo do começo ao fim e gastou 3h21 para triunfar com o placar final de 6/7 (6-8), 6/4 e 7/6 (7-3).
A última derrota de Alcaraz para Sinner foi há um ano, na semi de Pequim. Ele lidera o retrospecto entre os dois com agora seis triunfos e quatro derrotas em nível ATP, tendo também batido o italiano em um duelo em nível challenger, cinco anos atrás em Alicante.
Com o título, o espanhol se torna o primeiro a vencer ATP 500 nos três pisos desde que a categoria foi criada (2009). Ele também é o mais jovem campeão na capital chinesa desde a conquista do cipriota Marcos Baghdatis em 2006. A conquista em Pequim é a quarta de Alcaraz na temporada e a 16ª na carreira.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Sempre tentando buscar mais a definição dos pontos, Alcaraz terminou o jogo com 55 bolas vencedoras e 59 erros não forçados, contra 31 winners de Sinner e 46 erros não forçados. Ele levou a melhor no aproveitamento em subidas à rede, vencendo 74% dos pontos contra 50% do italiano, e também teve desempenho superior com o saque (66% contra 60%).
Alcaraz perde chances e o primeiro set
Bastante agressivo no primeiro set, com 16 winners e 23 erros não forçados, Alcaraz teve tudo para sair na frente no placar, mas falhou nos momentos importantes e isso acabou custando caro para o espanhol, que converteu apenas 20% dos break-points que teve enquanto Sinner aproveitou metade das chances de quebra que conseguiu durante a disputa.
O espanhol anotou uma quebra no quarto game e administrou a vantagem até sacar em 5/3 para fechar, quando viu Sinner devolver o break. O italiano voltou a ser ameaçado no 12º game, quando precisou salvar um set-point com o saque. A decisão foi para o tiebreak, no qual Alcaraz teve mais dois set-points com 6-4, mas errou muito, perdeu os quatro pontos seguintes e assim a parcial.
Após susto, espanhol busca o empate
No segundo set, os dois sacadores prevaleceram nos seis primeiros games, sem dar chances aos rivais. Alcaraz manteve a agressividade maior, anotando oito bolas vencedoras a mais (18 a 10) e cometendo quatro erros não forçados também a mais (14 a 10). Ele teve as duas primeiras chances de quebra na parcial, ambas evitadas por Sinner no sétimo game.
Em seguida, o espanhol teve trabalho para confirmar, também salvou dois break-points e confirmou o serviço em um game longo. O sofrimento para garantir o saque fez Alcaraz embalar na reta final, ele conseguiu mais dois break-points no nono game, convertendo o segundo, e então sacou para fechar e venceu de zero, empatando assim o jogo e levando a definição para o terceiro set.
Novo tiebreak define o campeão
O terceiro set começou com Alcaraz jogando bem melhor e aproveitando o embalo. Ele conseguiu uma quebra no terceiro game e teve mais dois break-points no quinto para ampliar a vantagem, mas Sinner se segurou e evitou que o rival deslanchasse. As chances desperdiçadas pelo espanhol acabaram custando um pouco caro, já que no oitavo game foi a vez dele perder o serviço.
Alcaraz ainda teve mais um break-point a seu favor no 11º game e novamente não converteu. A definição foi então em mais um tiebreak, em que o espanhol largou muito mal, perdendo os três primeiros pontos da disputa, com dois mini-breaks de desvantagem. Porém, a recuperação foi imediata e incrível, com ele saindo de 0-3 para fazer 7-3 e levar o título em Pequim.
Caramba Sinner. Número 1 mais amargo da história, perdendo todos os confrontos do ano para seu maior rival. Convenhamos, Sinner é o cara que joga sempre nota 9 e por isso tá no topo, mas quando pega uma cara que numa partida alcança o 10, é dominado. E essa é a única rivalidade do momento, com Alcaraz sendo Nadal e Sinner um Murray, ou seja, prevejo Alcaraz ganhando muito mais e pra nossa tristeza o tenis vai se limitar a esses 2 ae. Viúvo do big4 kkkkk
Onde alcaraz dominou Sinner em placar como no jogo de hj??? Acorda, mermão… jogo decidido nos detalhes.
Esperemos pelo João Fonseca em dois anos …a conferiri
Ué nas estatísticas do próprio jogo.
Fale, Samuel. As estatísticas do jogo dão alguns pontos do jogo, mas esconde muitos outros como os erros forçados. Nesse jogo então são muitos. Só de pensar que foram 3 sets disputaria, com muitas idas e vindas e o Sinner abrindo 3-0 no tiebreak do 3° set, não pode existir nenhum argumento plausível para “ter sido dominado”. Alcaraz prevaleceu mais nos momentos chaves, sobretudo por ter um pouco mais de coragem. Acho que a diferença mínima está mais aí do que em qualquer dado.
Abraço.
Não é preciso ganhar de.6×1 6×2 pra dizer que dominou. No sentido mais amplo, Alcaraz teve o jogo dominado, como foi em todos os confrontos do ano. Sinner tem que saber se superar contra Alcaraz, nota 9 não bate Alcaraz que contra o Sinner ele joga 10.
O jogo mudou de mão N vezes na partida. Na boa , acordastes agora e não assistiu absolutamente nada desta partida espetacular. Até no Tiebreak final , Alcaraz precisou sair de 0 x 3 . No ano SINNER está com 23 x 7 em desempates. Abs !
Mas Helder, mesmo o Sinner tendo aberto 3-0 no tiebreak do último set, você acha que ele foi totalmente dominado? Jogo bem igual na verdade. Longo, parelho, alternando bons e maus momentos.
Acorda filho foi um jogo duro e decidido no detalhe, mas a sorte estava ao lado do Alcaraz o bom que nasceu um clássico entre eles, então se continuarem assim eles representarão muito bem o genial big 3.
Qual o h2h do ano, vc sabe?
3 x 0 alcaraz
Se o jogo teve esse placar, não necessariamente quer dizer que um dominou o outro, mas se Alcaraz virou, pois perdeu o primeiro set e não teve mais o jogo sob ameaça, quer dizer que dominou sim, revertendo uma situação adversa do começo.
Mas o jogo esteve totalmente sob ameaça. Break point no 4-4 do segundo set, 0-3 no tiebreak sendo que Sinner ganhará 18 dos últimos 19 tb. Alcaraz mesmo acabou de dizer que o jogo poderia ter ido para qualquer lado. Sinceramente, não sei que jogo viram.
Não teve mais o jogo sob ameaça ??? . Não tens mais jeito, LF2 . Não assistes mesmo coisa alguma e ainda apareces pra postar o absurdo. E depois dá chique lá no Blog . Lamentável!!!. Abs !
Exatamente, foi um jogaço que mostra que eles estão bem a frente dos outraos, depois que Djokovic e Nadal pararem eles o representarão muito bem.
Concordo sinceramente abriu 3 a0 no trienal e perdeu fazparte do jogo
Vale lembrar que o Sinner vem passando por esse problema da Wada faz muitos meses.
Isso implica em noites mal dormidas, treinos meia boca e desmotivação geral.
Ainda é fantastico ter chegado nessa final com essa situação.
Não acredito que li este comentário kkkkkkk. Abs!
E aí se provou o que realmente foi a grande questão levantada pela queda apresentada do Alcaraz este ano. O mental. É lógico que sempre vai ter um ganhador e infelizmente as pessoas nunca vão olhar o espetáculo. Mas por favor, eu sempre bato na mesma tecla.
Vamos olhar as estatísticas. Reportagens. O garoto só bate recorde. Allôô 21 anos!!!!!!!!!
2017, Nadal terminou com n1, mas perdeu as 4 partidas pra Federer, inclusive uma final de GS e duas finais de Masters 1000.
Foi um jogão filho, poderia cair para qualquer um. Realmente a final foi como esperava e pra mim foi uma das melhores finais de ATP de 2024.
Rapaz, acho que não tem definição melhor pro Sinner que Murray hahaha. Mas Carlitos o povo tende a comparar a Nadal por ambos serem espanhóis, mas Carlitos tem estilo muito diferente. Pra mim ele está mais Federer que para Nadal.
acredito que este processo de dopping em andamento contra Sinner deve estar tirando a tranquilidade deste excelente jogador. No entanto não perdeu para qualquer um jogador e sim para Alcaraz, outro excelente jogador , e nestes embates qualquer um pode ser o vencedor que o resultado será NORMAL.
Alcaraza = Federer x Sinner = Djokovic por isso o resultado
27 a 23 para Djoko no H2H.
4 a 1 em finais de majors e 3 a 0 em finais do atp finals. Fim!
Jogão!
Jogando de mais alcaraz,q jogo excepcional
Na verdade os 2. Eu só vi o ultimo set, mas as jogadas foram incriveis dos 2 lados. Decidido em um tie break que começou 3-0 para Sinner. Poderia ter ido para qualquer lado, mais equilbrado impossivel. Incrivel o que esses 2 estão fazendo. Como sou torcedor do Nadal, tenho uma pontinha de preferencia pelo Alcaraz, mas o Sinner é fantastico também . Que jogaço!!!
Bom jogo, bem disputado, como devem ser os embates entre os novos donos do circuito daqui pra frente. Torcendo para se alternarem nas vitórias.
Q pena se sinner for suspenso por doping ,claro se tiver q ser punido tem q ser mesmo ,mais eu falo pena para o tenis pq ele só precisa melhorar a confiança pra enfrentar alcaraz pq ele jogou melhor e perdeu pq está naquela fase de pipocar para o alcaraz ,mais isso vai mudar e é jogador pra ganhar 15 Grand salm e quem sabe 20 ,teremos os dois melhores jogadores da história alcaraz com 26 28 Grand slam e sinner com 19 por aí, e eles enfrentam uma geração de 19 ótimos jogadores que inclusive fizeram Nadal djokovic e Federer de freguês q em caso de zverev tistispas shapolov Medvedev runne rud e outros ,já Federer Nadal e djokovic pegaram as piores geração da história por isso ganharam muito ,Murray se machucou se não biliscava mais 5 Grand slam e diminuirá um pouco os títulos deles alacaraz e sinner são os maiores da história os saudosistas piram
Kkkkkkkkkkkkk, tá bom, Enzo!
Saudosista chegou
Djokovic foi tão freguês que chegou a dominar três gerações e conquistou tudo que foi possível no tênis. Com 36 anos ganhou desses 2 no atp finals e aos 37 anos ganhou o ouro olimpico em cima desse Alcaras, imagina se o Djokovic hoje estivesse com uns 30 anos com certeza estaria dominando com sobra essa geração e se o Nadal e o Federer estivesem também com ums 30 anos o Alcaras essa hora não teria Roland Garros e nem Wimbledon uma pena que a idade chega e não podemos voltar no tempo. Acho melhor rever bem esse comentário.
Djokovic só ganha Grand slam e as vezes dá nova geração, já virou freguês faz 5 anos cansou de perder pra medmedv zverev ,se ele tivesse novo nessa geração e sem experiência ia tomar só varada,idade hj e só numero messi ganhou copa LeBron nba Djokovic Federer curry no basquete cr7 todos esses ganharam coisas em alto.nivel depois dos 34 ,Djokovic tinha obrigação de ganhar mesmo, porém ele é freguês da nova geração
Jogaço ! O título podia ir para qualquer um dos dois que estava em boas mãos . Já há um possível encontro marcado entre os dois no master Shangai . É aguardar .
Alcaraz é completo demais. Sinner deveria se inspirar no rival e aprender mais curtinha, dar um lob etc. Tem que aprender sacar e volear.. cara, ter 192cm e não aproveitar melhor isso é de lascar.
Quer uma inspiração boa Sinner, veja a trajetória de Djokovic, que enfrentou muito mais alto nivel, que era de Nadal e Federer, ainda assim conseguiu superar os 2 com maestria e vibração. Essa situação do julgamento é osso, imagino que atrapalhe, mas enfrentar Alcaraz tem que ter um gás a mais. Abrir 3×0 no tie-break com 2 saques a favor, não pode desperdiçar. Tomou 7 pontos seguidos e isso é ruim demais pra moral. Sacode a poeira, aprenda com os erros e se reinvente para o proximo confronto, pois Alcaraz vai querer dominar você pelo mental e fica feio o número 1 do mundo ser batido com frequencia por seu principal algoz.
Onde estavas na Semi do AOPEN 2024 ? . Djokovic jogando em Casa , não teve um ÚNICO break -point contra JANNIK SINNER durante toda a partida . No momento está 6 x 4 para Alcaraz no h2h . Hoje o Italiano deu 5 curtinhas espetaculares…Abs !
Diz aí o que aconteceu na final do atp finals 2023?
Então o Sinner nem é um Murray , pois esse fazia isso muito bem , principalmente lobs
O Alcaraz ainda conseguiu um recorde como jogador a ganhar nos 3 pisos de atp 500, caramba! Qualquer um que ganhasse era merecedor.Parabéns aos 2 pelo grande jogo!
Torcendo por mais Alcaraz e Sinner no futuro
Aparentemente, esses dois vão protagonizar e dominar o circuito pelos próximos anos, até surgir alguém tão bom quanto eles. E o Alcaraz, que é dois anos mais novo, se ficar saudável por muito tempo, tem tudo para chegar no nível dos números do Big 3.
Primeiro ponto: o espanhol é um fenômeno, muito completo e mentalmente acho ele muito forte, sabe se virar muito bem em pontos de pressão.
Segundo ponto: o Sinner amarela na hora H, isso aconteceu em todas as partidas entre eles esse ano. Se continuar assim teremos um novo Fedal, com o Alcaraz surrando Sinner igual Nadal fazia com Federer, abs.
Cara é absurdo quando o alcaraz consegue manter este nível de jogo, é nítido que ele até este momento está um degrau acima do siner, e uns 2 ou 3 dos demais, obs: não estou incluindo o sérvio rsrsrs, ainda acho que ele tem nível pra bater de frente…
Mais o que mais me impreciona é o arsenal de golpes do espanhol, ele tem todos os golpes com excelência quando joga no seu mais alto nível, até o saque dele que acho que ainda é algo que ele precisa aperfeiçoar, ele teve uma ligeira melhora, ele gosta mais do saque tático igual o Nole..
Esse mlk é fantástico, o nível que jogou este torneio foi bem alto.
O nível de tênis desses cara é absurdo
Fiquei animada pra ver este jogo e acho que atendeu minhas expectativas, pra mim foi a melhor final de máster do ano e parabenizo eles.
Se o Djokovic encontrar o Sinner e o Alcaraz em 2025 vai ser atropelado…….a idade do sérvio já começou a fazer a diferença contra essas “feras” mais jovens….
Acho que o nível de preparação é que faz diferença. Se Djokovic ficar sem jogar e quer ir direto para o embate, vai levar aperto até para tenistas menos gabaritados. Ninguém ganha só com nome.
Se preparar adequadamente, o cara tem muito a render ainda.
Eu, como torcedor, preferiria que ele jogasse tudo com todo o preparo possível e se aposentasse mais cedo e ir ficar em família do que ficar jogando menos para ficar com a família e tomando sacode de jogadores sem expressão nenhuma quando retorna a ativa. É uma coisa que só ele decidirá.
Mas entendo que financeiramente para ele é melhor estender a carreira e jogar menos.
Um grande jogo com os dois melhores do mundo! O Alcaraz muito agressivo, dominando mais os pontos, mas sofrendo um pouco por não saber administrar direito as vantagens. No 1o e no 3o set ele conseguiu primeiro uma quebra, mas depois se atrapalhava um pouco tentando jogadas mais enfeitadas. Mas ainda é novinho e tem tempo pra evoluir bastante (coitado dos outros…). Já o Sinner, continua com essa cruzada de backhand assassina que fez ele sair várias vezes da defesa para o ataque. Espero que, se houver punição sobre o “dopping”, que seja leve e deixe ele voltar logo e muito forte!
Jogaço. Qualquer um poderia ter vencido. Vão dominar o tênis. Duas feras.
Sempre fui fã e torcedor do Djokovic, mas como esse está pertissimo da aposentadoria, agora estou vendo para quem torcer no circuito após nole. E tanto Sinner quanto Alcaraz tem minha preferência, uma vez que são diferenciados dos outros jovens tenistas. Hoje foi um jogão mas fiquei encima do muro para quem torcer, sendo que horas torcia pelo espanhol e em outros momentos pelo italiano. Entretanto, independente disso, fiquei feliz pelo nível do jogo e pelo resultado final.
Teve clássico hoje.
Impressiona como Alcaraz é bom.
Muitas vezes o jogo escapa da mão dele por ter um arsenal de golpes muito grande, o espanhol chega na bola com pelo menos cinco golpes diferentes, muitas vezes faz a escolha errada diante de tantas opções.
Diferente do Sinner, é um jogador mais pragmático, chega na bola com dois golpes para usar, a chance do erro é menor.
A tendência é Alcaraz crescer muito, grande chance de chegar no nível do big 3.
Não creio em Sinner como alguém que possa parar o espanhol, joga com muito “esforço”.
[…] Tenis Brasil […]
Seria um crime se o Alcaraz perdesse esse jogo. Poderia (e deveria) ter ganho em sets diretos, se tivesse maia foco e conseguisse se manter concentrado pela maior parte do tempo, teria sido muito mais simples mas ele gosta de se complicar. Tentou perder pro Sinner de todo jeito e quase conseguiu… desperdiçou chances demais, principalmente no primeiro set.
Ele joga em um nível espetacular mas tem um problema grave nos break points e em manter as vantagens que consegue, parece que perde o foco quando está a frente no placar. E esse torneio foi um grande exemplo disso, apesar de ter mostrado um tênis incrível durante toda semana desperdiçou vantagem no primeiro set contra Khachanov e Medvedev mas conseguiu se safar e fechou mais facilmente, já hoje ele quase paga por essa desatenção.