Alcaraz espanta trauma da eliminação de 2024: “Estava nervoso”

Foto: USTA

Nova York (EUA) – Em seu segundo compromisso no US Open, Carlos Alcaraz garantiu mais uma vitória em sets diretos. Depois de passar pelo norte-americano Reilly Opelka na estreia, o espanhol superou nesta quarta-feira o italiano Mattia Bellucci, 65º do ranking, por 6/1, 6/0 e 6/3 em apenas 1h36 de partida.

Apesar da vitória tranquila, o número 2 do mundo admitiu que a lembrança da derrota precoce no US Open de 2024 pesou em sua mente antes da partida. Naquela ocasião, ele foi eliminado pelo holandês Botic van de Zandschulp ainda na segunda fase.

“Para ser honesto, pensei no ano passado quando entrei em quadra e vieram alguns pensamentos ruins. Estava nervoso, tentando não repetir a derrota na segunda rodada. Meus pensamentos estavam mais voltados para 2024 do que para quando venci em 2022”, contou Alcaraz.

Ele explicou que o foco em não repetir os mesmos erros foi decisivo para manter a concentração. “Pensei um pouco nisso, mas estou realmente feliz por ter passado e ter outra chance na terceira rodada.”

Sobre os pensamentos negativos, Alcaraz destacou que é algo natural. “Aquela derrota é mais recente, e eu só não queria repetir os erros do ano passado. Quero melhorar, e acho que as pessoas em geral acabam dando mais atenção aos pensamentos negativos do que aos positivos. É normal, estou tentando não deixar isso preso na mente, mas às vezes acontece”, disse.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Além de lidar com o trauma passado, o espanhol ressaltou a importância da consistência. “Acho que estou jogando um tênis muito bom, torneio após torneio, e me sinto capaz de jogar bem em cada partida. Claro que tenho altos e baixos, mas tento sobreviver a essas partidas e me dar outra oportunidade na próxima rodada”, afirmou.

Ele também falou sobre a necessidade de se desligar um pouco do circuito. “O que aprendi foi tirar alguns dias entre ciclos ou torneios, o que me ajuda a chegar com mais energia, mentalmente fresco, e jogar no meu melhor. Acho que faço isso muito bem e este é o período em que tenho sido mais consistente”, frisou.

Questionado sobre aspectos técnicos, Alcaraz destacou a devolução. “O segredo é a antecipação da bola e estar focado nela. A devolução é um objetivo importante para mim. Atualmente, há muitos jogadores que sacam muito bem, então preciso estar preparado. Se você faz uma boa devolução, se coloca em posição de ataque, o que eu gosto de estar o máximo de tempo possível”, explicou.

Sobre manter o foco mesmo quando a partida parecia fácil, revelou sua estratégia. “Estabeleci alguns objetivos no início da partida e tentei segui-los da primeira à última bola. Isso me ajudou a permanecer no jogo, manter a positividade e a agressividade, sem altos e baixos. É sobre os objetivos que você define para si mesmo e seguir com eles o tempo todo”, concluiu.

Subscribe
Notificar
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Ricardo
Ricardo
1 mês atrás

Atropelou e final será Alcaraz e Sinner. Alcaraz leva esse ano.

Rbclima
Rbclima
1 mês atrás

Rapaz, acho que até o cabelo ajudou kkkkk ta colocando medo nos adversários e amassando geral.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.