Alcaraz destaca aplicação tática e jogo inteligente para a virada

Foto: Simon Bruty/AELTC

Londres (Inglaterra) – Classificado para as quartas de final em Wimbledon, Carlos Alcaraz destacou sua aplicação tática e um jogo inteligente para superar Andrey Rublev neste domingo. O espanhol começou atrás no placar. E diante de um adversário agressivo e com muita potência nos golpes, apostou em variações para quebrar o ritmo do russo. Com o resultado, o número 2 do mundo e atual bicampeão de Wimbledon ampliou a série invicta para 22 jogos.

“Andrey é um dos jogadores mais potentes, senão o mais potente do circuito”, disse Alcaraz, após a vitória por 6/7 (7-5), 6/3, 6/4 e 6/4 em 2h43 de partida. “Sem dúvida, pela forma agressiva como ele bate na bola, com aquele forehand e aqueles golpes pesados, é muito difícil enfrentá-lo. Ele te leva ao limite a cada bola, te fazendo correr de um lado para o outro.”

“Isso torna muito difícil jogar contra ele, mas estou realmente feliz com a forma como me movimentei hoje. Acho que joguei com inteligência, de forma esperta. Taticamente foi uma partida muito boa, da qual me orgulho muito”, acrescentou o espanhol, que agora soma três vitórias em quatro jogos contra Rublev.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Alcaraz também destacou a importância de acreditar em si mesmo mesmo quando as coisas não saem como o planejado. “Sempre digo que tudo se resume a acreditar em si. Não importa se você perdeu o primeiro set. O tênis é um esporte em que tudo pode mudar em um único ponto. Um ponto pode virar a partida completamente, então você tem que estar ali o tempo todo, ser forte mentalmente.”

“Sabia que iria jogar melhor. No primeiro set foram apenas alguns pontos. Então pensei: ‘Continua, tenta aproveitar as chances que ele te der’. A quebra que consegui no segundo set mudou tudo. A partir dali, comecei a me sentir mais confortável, mais calmo e a pensar com mais clareza.”

Duelo com Norrie nas quartas

O adversário de Alcaraz nas quartas é o britânico Cameron Norrie, ex-top 10 e atual 61º do ranking aos 29 anos, que mais cedo venceu uma batalha de cinco sets contra o chileno Nicolas Jarry por 6/3, 7/6 (7-4), 6/7 (9-7), 6/7 (7-5) e 6/3. O espanhol lidera o histórico de confrontos por 4 a 2, mas Norrie venceu o duelo mais recente, na final do Rio Open em 2023. Esta será a primeira vez que eles se enfrentam na grama.

“Enfrentar o Cam é sempre muito, muito difícil. Já tivemos batalhas bem complicadas. Para ser honesto, jogar contra ele é quase um pesadelo. Ele é muito sólido na linha de base”, comentou Alcaraz. “Não estou surpreso que ele esteja nas quartas jogando um grande tênis, porque vi ele treinando. Quando perdeu em Queen’s, ficou cinco dias treinando de manhã, à tarde e à noite. Então esse nível que ele está mostrando não me surpreende. Ele ainda joga em casa, vai usar a torcida a seu favor. Eu preciso estar muito forte mentalmente e bem focado para jogar um bom tênis se quiser vencer.”

Subscribe
Notificar
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Luis Vanderley Santana
Luis Vanderley Santana
38 minutos atrás

Vai estar na semifinal

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.