Felipe Priante
Especial para TenisBrasil
Rio de Janeiro (RJ) – Derrotado na segunda rodada do Rio Open, o carioca João Fonseca não teve o melhor começo de temporada e tem sido duramente criticado pelos resultados abaixo do esperado. Para o norte-americano Andre Agassi, o jovem brasileiro não deve se preocupar com as expectativas exageradas de vitória a cada partida.
“Antes de mais nada eu diria para João encarar isso como um grande elogio. Também diria para ele não viver sob as expectativas dos outros, sua responsabilidade é tentar sempre evoluir, sabendo separar o que precisa fazer e as expectativas ao seu redor”, disse o ex-número 1 do mundo em entrevista nesta sexta-feira no Jockey Club Brasileiro.
O norte-americano garantiu que o principal para Fonseca é focar no trabalho e não apenas em resultados. “Às vezes é difícil, mas você não pode se apegar apenas às vitórias e sim no que precisa fazer para melhorar. Eu o conheço o suficiente para dizer que, apesar de ser jovem, ele é mais maduro do que sua idade. É emocionalmente inteligente e estável”, disse.
“Todos esperam que ele siga o caminho de ficar cada vez melhor”, acrescentou Agassi, que também abordou a questão de jogar dentro de casa. O norte-americano explicou que essa condição é ambígua, podendo ser positiva ou negativa. Para ele, tudo depende de como cada um lida com isso.
‘É uma coisa muito pessoal, alguns jogam melhor e outros não. Às vezes a torcida pode tirar o melhor do tenista, mas também pode pressionar demais para fazer o seu melhor. A exigência é sempre alta e a reação emocional é individual, cada um reage de uma forma diferente”, comentou o dono de oito títulos de Grand Slam.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Agassi contou que ele próprio nem sempre lidava da melhor forma com a pressão de jogar em casa. “Para mim, era algo 50-50, às vezes a torcida em casa me deu muita força, mas em outras eu queria dar demais. Eu sempre gostei, mas nem sempre lidei tão bem”, concluiu o norte-americano.













No que depender de mim ele pode ficar mais tranquilo,já não tenho mais expectativas de vitória dele em todo jogo,vou torcer,mas já não acredito que vá conquistar belos resultados, a não ser que mude drasticamente seu comportamento em quadra e fora
Já começou ano passado escolhendo torneios, ficando de fora de vários,encerrando a temporada cedon e perdendo jogos vencíveis
Esse ano está péssimo,voltou muito pior
Não sei se tem algo a ver com as costas, que ele tem problema crônico, se for isso vai ser difícil se destacar no circuito,torcer para encontrar uma solução rápido
Em sua opinião esse péssimo do João Fonseca, como você se refere, ainda faz dele o melhor tenista do Brasil atualmente?
No ranking,mas já não acho que ele seja o melhor jogando atualmente, já tem jogadores abaixo dele entregando jogos bem melhores,por exemplo Heide,que venceu na Davis um top 39 mas ainda é inconsistente também,essa semana vendeu caro ao Buse a derrota,mas ele não era o favorito,e perdeu tb a outra partida da Davis de forma mais apática
Cada semana é um brasileiro que se destaca,mas nenhum está com jogo nem sequer de top 200 mesmo,o jogo do Fonseca não está bom também,está bem no ranking pelos pontos acumulados no primeiro semestre do ano passado,precisa melhorar muito para defender esses pontos evitar a derrocada
Que exagero, Diego.
Tenistas jovens, salvo raríssimas exceções, são extremamente irregulares.
É cedo demais para falar em estagnação de um garoto de 19 anos que já conquistou dois títulos de ATP, além do Next Gen. Isso, por si só, já o coloca muito acima da média da curva normal de desenvolvimento.
O jogo de ontem acendeu uma luz amarela. Mas é preciso ter mais paciência e menos ansiedade. No tênis, apenas um (entre pelo menos 32 na chave) ganha tudo na semana. E quase ninguém consegue repetir, na semana seguinte, exatamente o mesmo nível de desempenho.
Sinner, Alcaraz e o Big 3 não são parâmetro. São exceções. Não dá para usá-los como régua.
Tu estás querendo um salto linear em um esporte altamente não linear.
Dito isso, concordo que ele poderia aproveitar para treinar fora (Barcelona, Flórida – tem vários top 50 treinando lá – ou até um período com o Djokovic). Ficar no Brasil realmente não oferece o mesmo nível de estímulo competitivo necessário.
Não é ganhar tudo,ninguém tá conbrando isso,mas quanto tempo faz que ele não consegue passar da r2?,o momento dele é péssimo,e ele não dá esperança de melhorar,a cada semana é uma ducha de água fria,perdendo para jogadores abaixo no ranking
Quanta bobagem. Arthur Fils está desde 2024 sem vencer um único ATP 250 , com problemas na lombar. Perdeu as duas que jogou contra JF e não levou o Finals Next Gen. Imagina se o jovem Tenista fosse Brasileiro, meu caro . Sente e assista a grande final contra Alcaraz. Pelo teu raciocínio ele já não seria ninguém. Lamentável!!!. Abs !
Reparou que ele contratou Ivanizevic?
O que tem a ver o Fils com o Fonseca?,nada a ver,Fonseca há 4 meses não vence 2 jogos seguidos,isso é normal para um top 40?
Parou em Outubro para voltar com tudo e voltou pior, isso não é normal
Voto com o relator
Problema do Joao é ser brasileiro e lidar com essas groselhas que muitos escrevem aqui. País que carece de ídolos e bota pressão e super expectativa sobre um garoto de 19 anos e ja top 40 do mundo.
Se fosse um suíço ou italiano seria #1 do mundo algum dia….
Resta saber se ele vai se brindar desses zicas torcedores brasileiros e manter o foco e crescimento. Perfeita colocação do Agassi.
Força Joao, devagar, sem atropelar o processo… os resultados chegarão, aliás ja sao 2 ATPs, sendo um 500 rrsss.
Perfeito, meu caro . Abs !
Será mesmo que tenistas de outros países não tem pressão e expectativa por parte de torcedores e imprensa? Eu creio que isso faz parte do jogo. E faz parte saber lidar com isso.
Não é groselha,muita gente fica passando a mão na cabeça,fizeram o mesmo com Bia por muito tempo,e ela não se acha mais há muito tempo,apesar de se manter bem no ranking,não sei por quanto tempo vai durar essa posição
A gente sempre torce por eles,mas faz tempo que os resultados não vem e o rendimento continua caindo,ele não tá fazendo bons torneios há muito tempo,assim como Bia
Diego, que planeta vc vive?? Uma tenista brasileira foi top 10 do mundo do, a 2ª da história desde que existe o esporte. Agora pq ela nao ficou la 10 anos seguidos, ou pq ao foi #1 merece as críticas??? Ela ja vez muito mais que qq um daqui esperaria. Temos é que agradecê-la por ser brasileira e ter alcançado estes feitos incríveis.
Seja realista, vc entende de tenis?? Entende de como são nuances do tour?? São seres humanos. Têm os limites deles, a Bia viveu seu auge, seu limite talvez, e foi incrível.
O Joao temos a expectativa, vamos torcer, 2⁰ ano de profissional , vcs sao malucos de criticá-lo achando q ele ja deveria ser #1 do mundo. O próprio Sinner foi estourar com quase 23, Alcarsz é um fenômeno, e o Joao pode fazer bonito chegando num top 10.algum dia, q seria um feito maravilhoso para nosso tenis Brasil.
Acordem, vibrem, apoiem.
Gente chata criticando ta cheio.
Tá aí alguém que poderia ser um ótimo treinador para o fonseca
“Expectativas”: esta é a palavra que tem sido o centro no que diz respeito ao João. Vendo o que aconteceu tanto na mídia esportiva quanto nas pessoas falando, eu percebo que há sempre uma certa similaridade nas ações. O que eu costumo chamar de “ódio gratuito” é quando a pessoa espera um erro para sair detonando tudo: parte técnica, física, mental, organização de trabalho, equipe, calendário… e até a “fama” que o João conquistou, com um monte de gente do tour falando dele e com patrocinadores.
Eu sou declaradamente fã das meninas da WTA. E, conversando com algumas pessoas de outros países, vejo certas similaridades com outras atletas. A Iga, na Polônia, tem pouco respeito da imprensa polonesa; a Mirra viu uma enxurrada de pressão da imprensa por um título de Grand Slam desde que emplacou Dubai e IW em 2025. Poderia citar outros casos, mas não é importante.
É triste não ser respeitado dentro do seu próprio país e não receber dele um pouco de apoio. Os resultados não estão aparecendo, mas tudo faz parte do processo de cada atleta.
Falando de Mensik, Fils… sempre acho um desperdício comparar pessoas; é mais produtivo comparar métodos de trabalho. E os resultados precisam ser analisados ao longo de um período, apesar de vivermos em um mundo muito imediatista.
Por fim, a parte mental, que é a mais importante na construção de qualquer jogador, claramente o João ainda não se encontrou nesse labirinto. E não é fácil, porque, quando se está com a confiança alta, tudo flui perfeitamente; mas, quando se está em baixa, a concentração pode se perder pelo caminho.
O João precisa de apoio, porque não há nada pior do que a própria expectativa que João traz consigo.
Agassi para técnico!
Ótimas palavras do Agassi, a evolução técnica é acompanhada de perto pela mental, certamente ele vai melhorar ainda em todos os aspectos.
Ótimo conselho do Agassi. Essa é uma boa figura a se espelhar.
O João está precisando de mais mobilidade nas pernas, mais arranque, mais velocidade para chegar nas bolas, sua direita é excelente, acima da média, mas seu bachand é sofrível. Assistindo ao jogo do Mensik e Fils hoje, notei a grande mobilidade dos dois tenistas, bachand preciso, velocidade pra chegar nas bolas, condições físicas dos 2 tenistas excelente. Esse é o diferencial. Para o João chegar a Top 10, tem que melhorar muito.
Pra começar .. Parar de mostrar o punho sempre q ganha ponto.. mesmo insignificante na partida..Isto atrapalha e muito.. Grandes jogadores vitoriosos nao fazem isto . Deixa prs comemorar se ganhar a partida e ou o campeonato!
Isso é mania e gosto seu, isso jamais deveria ser algo para começar.
Colocações muito boas e sensatas do Agassi. O João tem que focar mesmo no trabalho, no dia a dia. Aos poucos os resultados irão aparecer. Muito jovem ainda o Fonseca. E já tem um excelente currículo para a idade dele.
Não sei em que pé está isso, ou o torneio se torna um ATP 1000, tendo em vista que não temos nenhum na América Latina e em vários lugares do mundo que não tem a mesma tradição do tênis latino americano já contam com essa categoria de torneios.
Mas ele mesmo criou as expectativas, rs. “Big 3 com alcaraz e sinner”, “vou ser número 1”, “só jogo torneio grande”…infelizmente não foi blindado pela sua equipe e hoje vive com estas expectativas. Não há nada de errado em ter estes anseios, obviamente. Mas a forma como vc faz isto pode ser um “tiro no pé”. Os fãs emocionados e a imprensa, fazendo o papel dela, utilizaram isto como manchete e deu no que deu: onde ele entra pra jogar é cobrado de forma demasiada e alvo de críticas pesadas quando perde. Menos mídia faria bem.
Muito provavelmente ele não terá um chaveamento tão fácil quanto esse em ATP 500, deveria ter se matado em quadra e agarrar essa oportunidade igual fazem os espanhóis, sérvios e argentinos. Esquerda dele é muito nível chalenger ainda e a movimentação lateral tbm. Talvez devido a lesão. Mas continuo na torcida sem empolgação . Embora nunca tive.
Há um outro problema cultural que atrapalha muitos dos brasileiros: Por gratidão, eles mantém seus técnicos mesmo que o momento peça que eles mudem. Aconteceu com a Bia, que finalmente se separou do Paciaroni, aconteceu com Guga e Larri, e agora com João e Gui Teixeira. O Agassi ou Mouratouglou sempre falam do João e devem ser loucos para treiná-lo, mas ele não vai mudar. Quem quer ser número 1 precisa tomar decisões difíceis, mas alguns preferem os parças à dar um salto na carreira. E está tudo certo, mas pelo menos então poderia mudar o discurso. Enquanto o João tinha na cabeça que queria ser o número 1, seu tênis era avassalador. Mas alguém “bem intencionado” parece tê-lo convencido de que isso não é pra agora, que tem que ter paciência, que não deve fazer isso ou aquilo, pular torneios, encerrar a temporada cedo… e coincidentemente o tênis dele despencou e agora apareceu um problema “crônico” nas costas que nunca o havia impedido de detonar adversários. Enfim, escolhas…