Melbourne (Austrália) – A grande vitória do carioca João Fonseca em sua estreia em Grand Slam, batendo o russo Andrey Rublev em sets diretos, chamou a atenção de todos, inclusive do atual número 3 do mundo Carlos Alcaraz, que após sua vitória de segunda rodada em Melbourne falou um pouco sobre o brasileiro.
“O que eu posso falar sobre isso? É algo incrível a maneira como ele jogou em sua primeira partida de Grand Slam contra um top 10. A maneira como ele entrou para o jogo e como lidou com tudo, com o nervosismo e o duelo em geral, tudo foi fantástico”, disse o espanhol, algoz do japonês Yoshihito Nishioka nesta quarta-feira.
“É alguém com quem preciso me preocupar, ele vai crescer e estamos apenas no começo do ano. Foi apenas uma vitória em Grand Slam, mas com certeza ele vai continuar assim. Vamos colocar João Fonseca entre os nomes dos melhores jogadores muito em breve”, acrescentou Alcaraz, que já treinou com o brasileiro algumas vezes.
Mais jovem número 1 do mundo da história, o espanhol não se surpreende com Fonseca e em abril do ano passado já havia elogiado o brasileiro. “Ele é muito fora de curva, o que para mim também é importante. Nas vezes em que treinamos juntos, vi que João tem uma qualidade imensa, golpes muito bons e uma força incrível para sua idade”.
João tem o grande desafio de ignorar todo este barulho fora de quadra e não se frustar com as derrotas.
Questão de grande importância. Não se deixar levar pela empolgação da torcida, da imprensa, etc. Acho que ele tem se prevenido disso.
Só não entendo o espanto com a idade. 18 é a idade da força e da resistência. Basta treinar. Nessa idade, quanto mais força se faz, mais forte se fica. João Fonseca é um craque, um fenômeno do tênis. Um brasileiro que vai inspirar muitos outros e dar muitas alegrias a quem gosta desse esporte.
Unnnrrruumm é sim… Por isso temos uma quantidade enorme de tenistas de 18 anos em grand slams. Já que “qualquer um de 18 anos treinando” chega lá. É cada uma…
Calma, não foi bem isso que eu disse. Em momento algum eu disse “qualquer um”. Só não acho que os “18” devessem causar tanto espanto por ser uma idade em que temos uma energia pulsante e crescente. João Fonseca é um fora de série.
Renato, concordo em parte com suas colocações. Sem dúvida, com 18 anos o tenista está “voando”. Porém há de se levar em conta, pelo menos um pouco, a falta de experiência dos que já estão a mais tempo no circuito. Outra coisa também importante é que nem sempre o tenista tão jovem já tem um “endurance”; ou seja, uma condição física de grande resistência para embates mais longos. Isso é devido à maturação completa do físico do atleta. Falo isso sem nenhuma pretensão de ser o dono da verdade. Sou formado em Educação Física e, com muita modéstia, conheço um pouco sobre o assunto. Mas, novamente, isso também depende de vários fatores combinados. Como se trata de um fora de série, como o Fonseca, nem sempre a regra se aplica.
Concordo plenamente contigo. Sei que cada um tem uma condição física e um desenvolvimento diferente, e talvez até tenha errado ou me expressado mal. Mas considerei que de modo geral a gente tem essa força aos 18, e também em geral, estamos em pleno desenvolvimento nessa idade. Claro que experiência e outros fatores serão de suma importância. Às vezes nos expressamos mal e o sentido do que tentamos dizer acaba distorcido. Mas longe de mim pensar que sou dono da verdade também. Tento ser um “eterno aprendiz”.
Quando vc diz “de modo geral a gente tem essa força aos 18 anos” já está errado, a gente não cabe no alto nível profissional, é uma diferença absurda, o João nunca jogou 5 sets, é uma diferença absurda fisicamente pra quem já está acostumado, e isso serve para quase todos os esportes, quantos jogadores de basquete são os melhores aos 18 anos??? Jogadores de futebol na transição da base para o profissional é normal ver morrer fisicamente nos primeiros jogos e com 45 minutos de jogo apenas, sendo engolidos pelos caras mais velhos, a condição cardio respiratória só melhora com anos e anos.
Mesmo os jogadores acostumados, quando jogam 2 ou 3 partidas mais longas não aguentam outra de 5 sets. Sinner ate 2 anos atras vivia desgastado. João vai crescer muito ainda no fisico.
Se Deus quiser, em breve JF formará com o próprio Alcaraz e o Sinner o novo Big Three! A ver e comemorar!
Seria explendido…..
O mundo do tênis se maravilha com a possibilidade de termos uma geração forte como foi o big tri, sou fã do Federer, mas Djoko mostrou que está atento e mostrou humildade, ao comentar sobre nosso JF , realmente é impressionante que um jogador tão jovem, joga como se fosse um veterano.
Digo que até se trata de um ET, onde tem golpes potentes e classe de Federer, garra e coragem de Nadal e regularidade de Djokovic, enfim estamos diante de um jogador mega completo que vai não só dar alegria aos brasileiros e sim ao mundo do tênis como um todo.
Reconhecimento de Alcatraz só nos traz dentro da realidade e digo que neste ano teremos conflitos do JF com Alcaraz e Sinner, pois o João será convidado a disputar ATPS 1000 e 500.
Está é minha humilde opinião e gostaria que comentassem sobre a mesma?
Bela comparação, só faltou incluir a juventude do Alcatraz e a visão de jogo do Sinner, com certeza vai ser uma lenda, que Deus abençoe o JF