Carla Suárez é a nova capitã espanhola da BJK Cup

Foto: Real Federação Espanhola de Tênis

Madri (Espanha) – O comité de gestão da Real Federação Espanhola de Tênis, presidido por Miguel Díaz, nomeou Carla Suárez como a nova treinadora nacional na Billie Jean King Cup para as temporadas de 2025 e 2026. A tenista nascida nas Gran-Canárias vai estrear no cargo em abril próximo, na fase de grupos.

“É uma grande honra assumir o papel de capitã da equipe espanhola da Billie Jean King Cup e agradeço à Federação pela confiança depositada em mim para este desafio. Durante muitos anos tive a oportunidade de representar o país e agora estou ansiosa por esta nova etapa”, disse a nova treinadora.

“Vou tentar contribuir com a minha experiência profissional para tirar o máximo proveito de nossas jogadoras e garantir que a Espanha continue a ser um exemplo de compromisso e esforço coletivo na competição”, acrescentou a espanhola de 36 anos. Suárez assume o lugar de Anabel Medina, que deixou o cargo em novembro passado, após as finais de Málaga, depois de sete temporadas no comando da seleção nacional.

Carla Suárez alcançou a posição de número 6 do mundo em fevereiro de 2016, tornando-se a primeira jogadora espanhola a entrar no Top 10, depois de Arantxa Sánchez Vicario e Conchita Martínez.

Entre suas conquistas estão dois títulos WTA em Oeiras (2014) e Doha (2016), com um total de 11 finais alcançadas, incluindo uma em Miami (2015), e seis quartas de final de Grand Slam. Também é digna de nota a final do Masters de Duplas alcançada em 2015 com Garbiñe Muguruza. Participou de quatro Jogos Olímpicos (Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2004), igualando-se a Conchita Martínez e Anabel Medina, e só superada pelas cinco participações de Arantxa Sánchez Vicario.

Carla Suárez escolheu a Billie Jean King Cup para sua despedida como tenista profissional nas Finais de 2021 em Praga, fazendo parte da seleção espanhola, cujas cores defendeu em 17 eliminatórias.

Pouco antes, ela havia disputado seu último US Open, encerrando uma emocionante temporada final na qual conseguiu competir em todos os quatro torneios do Grand Slam e em sua quarta Olimpíada em Tóquio, após superar um câncer diagnosticado um ano antes.

Subscribe
Notificar
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
14 horas atrás

Bor sorte para ela!!!

Neri Malheiros
Neri Malheiros
12 horas atrás

Embora tenha conseguido conquistar ‘apenas’ dois títulos de nível WTA em simples e mais outros três em dupla, Carla Suárez é um exemplo de atleta e de competidora. A destacar ainda seu belo e surpreendente bachand executado com uma única mão, algo ainda mais raro no circuito feminino. A luta contra o câncer foi um capítulo à parte de sua vitoriosa carreira e história de vida.

Quantas – e quantos – dos milhões de tenistas, amadores e profissionais, de todo o planeta adorariam pelo menos figurar entre as primeiras 100 posições do ranking de cada circuito ou terem vencido um dos torneios de qualquer nível. Que consiga igual ou maior sucesso agora como capitã da esquadra aurirrubra ou ‘La Roja’, como os espanhóis se referiram original e carinhosamente à seleção de futebol.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.