Londres (Inglaterra) – Pela segunda semana consecutiva, João Fonseca terá o melhor ranking da ranking da carreira. Ele ganhou uma posição, beneficiado pela queda do japonês Taro Daniel, a agora aparece no 112º lugar da ATP.
Fonseca teve descontados os 14 pontos da semifinal do challenger de Buenos Aires do ano passado, e mesmo assim não foi ultrapassado por nenhum concorrente. Já os pontos que ele fez no quali do Australian Open serão computados no dia 27 de janeiro, após o torneio, junto com o que ele fizer na chave principal. Por enquanto, o carioca de 18 anos pode ganhar até duas posições.
Entre os dois primeiros brasileiros no ranking, o paranaense Thiago Wild perdeu três posições e agora é o 79º do mundo. Já Thiago Monteiro subiu uma posição e chegou ao 105º lugar. O cearense, que também furou o quali em Melbourne, pode voltar ao top 100 após o torneio, segundo a projeção oficial da ATP.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O top 200 ainda tem Felipe Meligeni no 148º lugar, enquanto Gustavo Heide está na 175ª posição. Já no top 300, o catarinense Karue Sell continua no 260º lugar, enquanto o paulista Mateus Alves perdeu 14 posições e agora é o 296º colocado, pouco à frente de Matheus Pucinelli na 305ª posição e de Daniel Dutra da Silva no 308º lugar.
Parece haver um erro na pontuação em tempo real (live ranking) da página da ATP. Para outros tenistas que furaram o qualifying do AO, já aparece o crédito de 30 pontos, mas não para o Fonseca. Se creditados, JF subiria não duas, mas seis posições, figurando provisoriamente em 106°, claro que dependendo dos resultados dele e de alguns outros na chave principal do AO e challengers disputados nestas duas semanas para definir sua posição na próxima publicação em 27/01.
dentro de 6 meses será o nº 1 do brasil
Acho que até menos… já é o #3, está muito próximo de passar o Monteiro, e também não vai tardar muito a passar o Seyboth