Matos e Melo encaram dupla experiente, Luz joga com francês

Foto: Reprodução/X

Melbourne (Austrália) – A organização do Australian Open também divulgou neste sábado os cruzamentos do torneio masculino de duplas. Assim como na chave feminina, o Brasil terá ao menos três tenistas na disputa entre os homens, com destaque para a parceria nacional do gaúcho Rafael Matos com o mineiro Marcelo Melo, que jogarão o quarto Grand Slam consecutivo juntos.

Logo de cara, a dupla brasileira terá pela frente um dueto bastante experiente, formado pelo monegasco Hugo Nys, de 33 anos e finalista em Melbourne há dois anos, e o veterano francês Edouard Roger-Vasselin, de 41 anos e campeão de Roland Garros em 2014. Cabeças 15, Nys e Vasselin vão disputar apenas o terceiro torneio juntos e o primeiro Slam.

Os vencedores deste confronto inaugural podem ter outro jogador de renome no circuito de duplas, o croata Ivan Dodig, ex-parceiro de Melo, que formará com o tunisiano Skander Mansouri. Eles enfrentam os convidados locais Blake Ellis e Thomas Fancutt. Já em um eventual duelo de terceira rodada, a principal ameaça é a parceria cabeça 2, formada pelo espanhol Marcel Granollers e o argentino Horácio Zeballos. Eles estreiam diante dos alemães Jakob Schnaitter e Mark Wallner.

+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open

Campeão de duplas mistas com Luisa Stefani no Melbourne Park em 2023, Matos fará sua quarta participação no torneio e a 14ª em Grand Slam, considerando apenas as chaves masculinas da especialidade. Seu melhor resultado aconteceu no saibro de Roland Garros em 2022, quando chegou às quartas de final. O gaúcho de 29 anos já ocupou o 26º posto no ranking e hoje é o 36º colocado.

Por sua vez, o super experiente Marcelo Melo jogará o Aberto da Austrália pela 16ª vez, tendo feito semifinal em 2015 e quartas em 2018. Campeão de Roland Garros em 2015 e Wimbledon em 2016, o ex-número 1 do mundo nas duplas também foi finalista no US Open há sete temporadas.

Juntos, Matos e Melo chegaram à segunda rodada em Paris e Nova York e fizeram oitavas de final no All England Club no ano passado. Também em 2024, eles disputaram mais duas finais, faturando o título na grama de Stuttgart e ficando com o vice no piso duro de Washington.

Luz jogará com francês, Zormann e Romboli aguardam vaga

Outro brasileiro garantido na chave de duplas masculinas é o gaúcho Orlando Luz, que disputará o segundo Grand Slam da carreira, depois de cair na estreia em Roland Garros no ano passado. O tenista de 26 anos formará parceria com o francês Gregoire Jacq, atual 63º do ranking. Eles estreiam contra o canadense Vasek Pospisil, ex-número 4 do mundo nas duplas e campeão de Wimbledon em 2014, e o australiano Jordan Thompson, terceiro colocado no ranking da especialidade e atual campeão do US Open.

Quem avançar terá pela frente a parceria do belga Sander Gille com o polonês Jan Zielinski ou o time do chinês Yunchaokete Bu com o espanhol Roberto Carballes. No mesmo setor estão os alemães Kevin Krawietz e Tim Puetz, quartos principais candidatos ao título, que abrem campanha diante do belga David Goffin e do francês Alexandre Muller.

O Brasil ainda pode ganhar mais dois reforços no torneio, já que o paulista Marcelo Zormann e o carioca Fernando Romboli também estão em Melbourne à espera de uma vaga na competição. Primeiros alternates na lista, eles precisam de apenas uma desistência para entrar na chave.

Subscribe
Notificar
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rodrigues
Rodrigues
5 horas atrás

Eu entendo que esta turma que fica por uma desistência manda muito mal no calendário . Muita grana em jogo , poder jogar um GS , seja Simples ou Duplas . Quali ou chave principal .
Não dá para alegar “azar” . As informações de corte , calendário dos concorrentes diretos , tudo está disponível . Jogar “para Deus” e ficar por 10 ou 20 pontos é assinar atestado de incompetência ! Faltou uma vitória nestes últimos torneios na América do Sul que ambos jogaram .

Jorge Luiz
Jorge Luiz
5 horas atrás

Vixe, difícil pro Luz hein

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.