Fonseca: “Estou confiante e acreditando cada vez mais”

Foto: Divulgação/XP

Melbourne (Austrália) – Classificado para a chave principal de um Grand Slam pela primeira vez na carreira, João Fonseca destacou a confiança e a sequência de bons resultados como fatores fundamentais para o feito inédito de sua carreira profissional. Ele chegou a Melbourne bastante motivado após as conquistas do Next Gen ATP Finals e do segundo challenger da carreira, em Camberra.

“Venho confiante dos últimos jogos, com resultados muito bons e acredito cada vez mais”, disse Fonseca, após a vitória por 6/4 e 6/1 sobre o argentino Thiago Tirante na madrugada desta quinta-feira. O carioca de 18 anos está invicto há 13 jogos no circuito, não perdeu sets neste começo de temporada e nem teve o serviço quebrado no quali de Melbourne.

“Só tenho que agradecer a todo mundo pela torcida e pelo apoio. O ambiente na quadra estava sensacional. É minha primeira vez numa chave principal de Grand Slam. Estou muito animado, passando um pouco pela tensão também do quali também”, acrescentou o atual número 3 do Brasil e 113º colocado no ranking mudial.

+ HIstória, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open

Além de ter uma experiência inédita em Grand Slam, Fonseca terá também a oportunidade de enfrentar um top 10 pela primeira vez. O sorteio realizado após a rodada do quali determinou que ele enfrentará o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo. O rival de 27 anos já chegou três vezes às quartas de final em Melbourne, inclusive nas duas últimas edições, mas começou a temporada com uma derrota na estreia de Hong Kong.

As três vitórias no quali já rendem 30 pontos na ATP pra Fonseca, que premiação em dinheiro referente à rodada que alcançar na chave principal. O prêmio da primeira fase é de aproximadamente US$ 82,5 mil. Lembrando os pontos que ele fez nesta semana do quali só entram no ranking do 27 de janeiro, após Australian Open. Antes disso, já na próxima segunda-feira, ainda haverá uma atualização do ranking com os resultados dos torneios da ATP desta semana e a projeção é de que siga em sua colocação atual ou ganhe no máximo uma posição.

Subscribe
Notificar
guest
26 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Edmar
Edmar
16 horas atrás

Hoje vemos a loucura que teria sido a ida dele para os EUA. Ainda é cedo pra dizer até onde ele chegará mas que é um absurdo o que ele joga é.

Paulo A.
Paulo A.
14 horas atrás
Responder para  Edmar

João é fenomenal! Mas pegou o pior adversário dentre os possíveis na 1a rodada. Não espero que ele avance mas torço para que jogue bem e ganhe muita experiência. Quem sabe apronte uma surpresa…

Beto_poa
Beto_poa
9 horas atrás
Responder para  Paulo A.

Como pior? Pior que Sinner, Alcaraz ou Djokovic ?

Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
6 horas atrás
Responder para  Beto_poa

Pior entre os jogadores que vão enfrentar os classificados do quali !!

João Sawao ando
João Sawao ando
7 horas atrás
Responder para  Edmar

A ida para o universitário seria uma perda de 5 anos. Ou seja entraria no profissional com 23 anos e já poderia ser tarde para escalar o ranking. Com 18 anos ,ele tem até os 25,26 anos para obter grandes resultados em grandes torneios. Como gs,atp1000 e ato 500.e por que não atp finals….

Fukuha
Fukuha
16 horas atrás

Acredito na regularidade do JF, mais no controle mental contra o Rublev, vamos lá João acredito em voce.

Blumenau
Blumenau
15 horas atrás

Previsão do jogo é domingo 21 h. Na torcida, como sempre.

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
13 horas atrás
Responder para  Blumenau

Que ótimo horário para nós brasileiros podermos acompanhar

Beto_poa
Beto_poa
8 horas atrás
Responder para  Blumenau

O horário ainda não saiu, todos os jogos no momento estão com o horário de início da rodada às 21h.

Paulo Lude
Paulo Lude
15 horas atrás

Mesmo ainda não contando os pontos do qualifying do AO, Fonseca está provisoriamente subindo uma posição no ranking da próxima segunda-feira, ultrapassando o Taro Daniel que está perdendo pontos na semana. Permanecerá na 113° posição se for ultrapassado pelo suíço Alexander Ritschard, caso este chegue na final do challenger de Oeiras em que está nas quartas.

Mateus Cruz Tamiasso
Mateus Cruz Tamiasso
13 horas atrás

Não vou ficar muito surpreso se ele passar pelo russo…

Gustavo Santos
Gustavo Santos
13 horas atrás

se continuar jogando assim pode surpreender

Gilberto Carlos de Oliveira
Gilberto Carlos de Oliveira
12 horas atrás

Esse mesmo agustim tirante derrotou o rublev o russo a base do jogo dele é sacar bem e tem golpes fortes mas se perde na parte mental o João fonseca é mentalmente forte também seus golpes são bombas seus saques tanto primeiro e segundo saque são acima do nível normal então galera jogo é jogo lambari é pescado kkkkk bora pra cima !!!!!

Carlos Brito
Carlos Brito
11 horas atrás

Rublev já tem 27 anos, nossa o tempo voa. A atitude do Fonseca é muito boa. Todo o resto é chover no molhado, o saque dele que não permite muitas chances para os adversários. Não sei o que passará com Rublev mas acho que o Fonseca este ano ganhará seu primeiro ATP. Ta muito difícil jogar contra ele, imagina esse rapaz no segundo semestre? ZEZUS!

Gil Oliveira
Gil Oliveira
10 horas atrás

Alguém se lembra de como era o país, quais os costumes e o que estava na moda na época que Fonseca perdeu o último set? E como estava o mundo, como as pessoas se vestiam, o que ouviam e como era nossa vida quando aconteceu a última derrota de Fonseca?

Rodrigo Lightman
Rodrigo Lightman
9 horas atrás
Responder para  Gil Oliveira

hehehehe….essa foi boa!

Marsgene
Marsgene
10 horas atrás

Big J vencerá Andrey em sets diretos!!!

Leandro Elias
Leandro Elias
10 horas atrás

Acho que ele pegou o melhor adversário que poderia pegar , pressão toda do lado de lá , não tem nada a perder , pode jogar solto , está confiante é uma vitória sobre o russo abre um leque enorme em visão e confiança ainda maior para o ano , se não ganhar perdeu para o 9 do mundo !
Vai pra cima João !
Me traz a memória a copa davis que jogamos contra o Uruguai e lá tinha um “tal” de Pablo cuevas , na época com ranking pra lá de 300 do mundo !
Jogou solto , deu muito trabalho ao sarjeta já época top 50’e guga … sai de lá e acabou o ano entre os 100, no outro ano top 30 …
Nessas “ dificuldades “ estão escondidas as grandes oportunidades !
Sou mais você João !

Antonio Elias de Oliveira Cost
Antonio Elias de Oliveira Cost
9 horas atrás

Sensacional o nosso tenista João Fonseca, pegou uma pedreira na estreia, mas, confio na sua vitória, está muito bem de jogo e cabeça, parabéns!!!!

Fernando Venezian
Fernando Venezian
9 horas atrás

O duelo contra o Rublev vai ser interessante! Acho que o russo é favorito por já ter enfrentado todos os grandes jogadores do circuito

Carlos Eduardo Bernardino
Carlos Eduardo Bernardino
8 horas atrás

Tem muitos dizendo parabéns João, mas que pena que levou azar e pegou o Rublev na 1º rodada, posso estar errado, mas quem levou azar foi o Rublev, acredito que o JF tem tenis de sobra para jogar contra o Rublev, se estiver tranquilo, com seu emocional legal e continuar sacando como está, acredito que o Rublev está em mas lenções, ainda mais numa partida de 5 Sets , rsrsrsrsrrs

Tom França
Tom França
6 horas atrás

Estou afirmando isso, desde do sorteio. O João tinha muitos adversários pra se preocupar ou pra ter mais tranquilidade, segundo os “especuladores de plantão”, e suas respectivas “bolas de cristal”. O Rublev só tinha uma preocupação : pegar o Little Big John!

Juliano vargas silveira
Juliano vargas silveira
6 horas atrás

O jogo para fonseca vai ser muito duro,rublev tem golpes fortíssimos e também uma resistência física descomunal,mas não está em bom momento,já fonseca está embalado,espero que ele ganhe o jogo em 3 sets,se perder um set ou mais vai complicar e muito a vida dele,pois vem de uma sequência gigante de jogos em curto espaço de tempo.

Marcos Roberto Veiga Cabral
Marcos Roberto Veiga Cabral
5 horas atrás

O melhor de tudo para o Fonseca e saber que os brasileiros que torciam para Djokovic, agora devem mudar a bandeira.

Wanderlei
Wanderlei
5 horas atrás

Acredito na vitória contra o russo….3×0

Marcos Roberto Veiga Cabral
Marcos Roberto Veiga Cabral
5 horas atrás

Querer o diploma universitário e depois dos 23 anos entrar ou retornar pro circuito e muita prepotência. Não vou citar nomes, mas temos jogadores que tinham o potencial do Fonseca, interromperam o tênis profissional para se formar e quando retornaram nunca mais foram os mesmos.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.