Bali (Indonésia) – Vencedor da edição inaugural do Next Gen ATP Finals em 2017, o sul-coreano Hyeon Chung voltou a conquistar um título profissional depois de cinco anos e meio. Depois de ter sofrido com muitas lesões nos últimos anos, ele venceu o ITF M25 de Bali, na Indonésia, no último domingo, ao superar na final o francês Giles Hussey, cabeça 2 do torneio 421º do ranking, por 6/1 e 6/2.
Chung não vencia uma competição profissional desde julho de 2019, quando ganhou o challenger de Chengdu, na China. Ele também ficou um longo período sem vencer duas partidas seguidas num mesmo torneio, entre outubro de 2019 e setembro do ano passado. Atualmente com 28 anos, ocupa a posição de número 1.104º no ranking da ATP.
Durante a semana em Bali, Chung cedeu apenas um set, diante do australiano Chase Ferguson, número 1.112 do mundo, na semifinal. A vitória mais expressiva foi sobre o experiente francês de 32 anos Antoine Escoffier, principal cabeça de chave e número 207 do mundo, nas quartas de final. O sul-coreano, que recebeu convite para o torneio, também venceu o compatriota Seungmin Park e o japonês Yuta Tomida.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O melhor momento de Chung no circuito profissional foi no início de 2018. A conquista do Next Gen no ano anterior trouxe visibilidade e confiança para o sul-coreano, que chegou à semifinal do Australian Open, eliminando nomes como Alexander Zverev e Novak Djokovic, e fez bos campanhas nos Masters 1000 de Indian Wells e Miami. Com isso, chegou ao top 20 do ranking da ATP antes mesmo de completar 19 anos.
Mas já no ano seguinte, o sul-coreano começou a sofrer com lesões, especialmente nas costas, que o fez mudar radicalmente o movimento de saque. Além disso, um problema no tendão de Aquiles também limitou seu desenvolvimento. Entre várias tentativas de retono, disputou apenas 20 torneios oficiais nos últimos cinco anos e meio.
Hyeon Chung y su primer título desde el 2019 🏆🙌
🇰🇷 El surcoreano, ex N° 17 del mundo, festejó en el ITF World Tennis Tour: el M25 Bali.
Semifinalista en Australia 2018 (en ese Grand Slam venció a Novak Djokovic), Chung superó en Indonesia al británico Giles Hussey. pic.twitter.com/vpi98Tnn5W
— ITFTennis_es (@ITFTennis_es) January 8, 2025
Torço por sua volta, sempre me pareceu um cara dedicado.
Haja mental para, num ano, ganhar de Djoko e Zverev e, no seguinte, praticamente ter que se aposentar por lesões… espero que volte ao menos ali pro top 200, pra conseguir disputar torneios decentes e quali de slams.
Esse é um azarado! Imagine se não tivesse lesões o ranking que estaria hoje!
Parabéns pela dedicação, e boa sorte na temporada.
As lesões o quebraram justamente no intervalo em que o atleta costuma estar no pico. Mas como ainda está com 28, no papel ainda tem lenha pra queimar. Jogava muito e vem de país sem tradição no tênis. Espero que se recupere e estimule mais sul-coreanos a jogar!
Era uma PAREDE o Chung. Jogou um tênis absurdo na época que estava no auge. O tênis certamente está dentro dele ainda. Se o corpo permitir, pode ter alguns anos de sucesso.
Putz, achei que ele havia abandonado o tênis, conforme me informaram. Pode ser que realmente abandonou, e recebeu convite pra jogar esse torneio. Torcendo para a sua volta triunfal!
Se esse cara não tivesse sofrido com tantas lesões, estaria incendiando o circuito atualmente.
Pela história aqui relatada (sinceramente não conhecia) agora vou torcer bastante para ele voltar ao seu auge.
Já era. Grande jogador. Mas ao estilo Bellucci, Wawrinka, Murray e Guga terá q se aposentar antes do tempo… Questão de dias.