Camberra (Austrália) – A estreia de João Fonseca no challenger de Camberra acontecerá na noite desta segunda-feira. O carioca de 18 anos e 145º do ranking entra em quadra por volta de 22h (de Brasília) para enfrentar o norte-americano Mackenzie McDonald, ex-top 40 e atual 131º do mundo aos 29 anos. Os torneios de nível challenger são transmitidos gratuitamente no site da ATP.
Fonseca vem da conquista do Next Gen ATP Finals, há oito dias, na Arábia Saudita. O atual número 3 do Brasil disputa esse challenger e depois segue para o quali do Australian Open, que começa na próxima segunda-feira em Melbourne. Ele tentará disputar a chave principal de um Grand Slam pela primeira vez.
Caso vença sua partida de estreia na temporada 2025, Fonseca pode enfrentar o argentino Facundo Diaz Acosta, segundo cabeça de chave e 79º do ranking, ou o croata Duje Ajdukovic, 142º colocado. No mesmo quadrante da chave, já avançaram o francês Harold Mayot e o colombiano Daniel Galan, que se enfrentam nas oitavas de final.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Uma vitória em Camberra vale 8 pontos na ATP, com 16 para quem chegar às quartas. O torneio dá 125 pontos na ATP ao campeão, 64 para o vice e 35 para os semifinalistas. Durante o mês de janeiro, Fonseca tem apenas 14 pontos a defender, obtidos em um challenger que disputou em Buenos Aires no começo do ano passado.
A programação do dia começa às 20h30 (de Brasília) com a partida entre o francês Hugo Gaston, principal cabeça de chave e 76º do mundo, e o japonês Yosuke Watanuki. Fonseca e McDonald se enfrentam na sequência, na quadra principal do torneio.
Já perceberam que o João tem um saque não ortodoxo para um tenista masculino? Ele faz o toss bem alto, algo mais comum na WTA.
Fernando, e tao inortodoxo que o “Intuitive Tennis” (canal do youtube) fez um video mostrando a mecanica do saque dele…vale a pena conferir
Muito legal! Obrigada pela indicação.
Que legal, vou conferir!
A lá Thomas Berdych ( muito elogiado pelos antigos) , pela dificuldade de leitura… Djokovic deitava e rolava nas devoluções. Pra mim , JF tem movimento mais harmonioso, e muitas vezes ultrapassa os 208 km/ hora do Theco. A dica do Youtube foi boa do caro Jacques Trabbold . Abs !
Soderling e Del potro são outros que eu consideraria com toss alto
Ele vai melhorar todos os golpes .saque ,direita,bachand,voleio ,smash, jogo de pernas ,vai estar no auge com 25 anos .
Discordo dos 25 anos. João caminha na frente. É outro que vai trilhar um pouco a neura do big 3 em matéria de perfeccionismo. Por isso acho que o auge chega aos 22. Lógico que aos 25 já vai ganhar muitos jogos e títulos na “experiência” aí concordo contigo no “auge” no sentido homem/atleta completo.
Algum canal vai transmitir esse jogo?
O site da ATP transmite ao vivo todos os jogos do circuito challenger (www.atptour.com – menu Challenger / Challenger TV).
o incrivel e que por causa do setor de apostas, a audiencia deles cresceu significamente nos ultimos anos, tanto que agora todas transmissoes estao em HD, antigamente nao passava de 480p.
Challenger da pra assistir no site da ATP
O site da ATP transmite os challengers de graça.
Caro Fábio, no site da ATP vc vai em Challenger e depois em Challenger TV. O acesso é gratuito e se vc tiver uma boa internet a transmissão é muito boa! Bora torcer mais tarde.
Jogo imperdível, não, Fonsequizados??!!
A propósito, o inglês dele é muito bom. Vi alguém comentando que era ruim por aqui.
Escutei um podcast americano onde os apresentadores disseram: “He has great English for a non-native speaker.”
Outro exemplo: https://tt.tennis-warehouse.com/index.php?threads/joao-fonseca.765173/
Feb 23, 2024
#34
I know very little about him, but did he train as a junior in the US? His English is exceptional. Seems like a great kid.
Opinião de um morador da Califórnia, provavelmente americano também.
bom ou não, as entrevistas pós-jogo dele em inglês tem sido um show de horrores. Demonstra dificuldade na compreensão das perguntas, não é capaz de formular respostas inteligíveis e tem dificuldade com a pronúncia e a fonética. O que é normal para um jovem de 18 anos. Caso queira e se esforce pode melhorar (e muito ) em poucos meses. Ou não. Djokovic tem quase quarenta anos, viaja o mundo há vinte e até hoje se expressa mal e porcamente. Sobre a “opinião de um morador da Califórnia”, ela é apenas isso aí mesmo: uma opinião. E não um fato.
O californiano é um nativo. Se um estrangeiro falar português, isso significa que um nativo não consegue avaliar bem? :)
Se eu achar o trecho dos americanos (outros nativos) conversando em um podcast de tênis, eu posto aqui. Mas, sinceramente, não estou com vontade de procurar, porque o inglês dele é claramente muito bom.
Djokovic fala bem.
Normal para um garoto de 18 anos? Quer dizer que aprender uma língua fica mais fácil depois dessa idade? rs…
E o nativo da Inglaterra que comentou aqui também não conta, né? Eu morei 5 anos nos EUA. Anota aí: ele vai se tornar um ídolo nos EUA por falar tão bem o idioma.
Desculpe a pergunta, mas você eh professor de inglês ou fala fluentemente? Se um nativo está dizendo que ele fala super bem não entendo o porque você diz que ele se expressa mal e porcamente!
O inglês do João é bem ruim. Morei 20 anos em Londres…
Fernando, meu inglês é ruim e consigo entender muito do que diz nas entrevistas. Imagina que tem domínio do idioma.? Lógico que tudo facilita quando vc vai falar no inglês somente o mesmo assunto (tênis). “,tem que falar bem mesmo”. Logo tudo fica muito repetitivo.
Olá, como ele iria jogar o tênis universitário nos EUA, o inglês fluente é requisito básico para qualquer universidade americana
Maca, não precisa ser do nível do João. O que as universidades pedem é determinada pontuação no TOEFL ou em outro teste equivalente.
Conheci uns dois brasileiros que os americanos não conseguiam reconhecer que eles eram estrangeiros, e outros que falavam muito bem, como o João. Curiosamente, a maioria que vi com esse nível era do Rio.
Contando com o João pra trazermos a primeira vitória pro Brasil desta nova temporada. Por enquanto, so tomamos chamuscada. 6 na United, Orlandinho. Perdi alguma coisa?
Fonseca na principal não é a toa. Todos de olho. Pode se tornar o último br a vencer torneio profissional ATP ou WTA em 2024 e também o primeiro a vencer na temporada 2025.
Já despachou o americano, de lavada (6×1 / 6×3)